Montargil. Desportos aquáticos, passeios de balão e muita tranquilidade num Alentejo a não perder!

Montargil, vila do conselho de Ponte de Sôr, distrito de Portalegre, podia ser só a terra que dá nome a uma barragem. Mas não é. Aqui, sobe-se às nuvens de balão, mergulha-se na adrenalina dos desportos náuticos e descansa-se em alojamentos de sonho com vista para a paisagem alentejana.

Texto de Ana Patrícia Cardoso

Um amanhecer dourado visto das nuvens num passeio de balão de ar quente. Esta seria a descrição de um dos pontos turísticos da Turquia, a Capadócia, mas não é preciso ir tão longe. Aqui mesmo, no Alto Alentejo, realiza-se esta experiência inesquecível – e há tanto por descobrir. A região tem uma oferta única em alojamentos, sem perder de vista o conforto e a simpatia que caracterizam a hospitalidade alentejana. Deixamos algumas sugestões para aproveitar em família ou em casal uns dias recheados de novas experiências.

Até às nuvens

Porque não começar o roteiro pelo ‘cartão postal’ da região? Montargil alberga o Festival Internacional Balões de Ar Quente e não é por acaso. A planície alentejana pinta um cenário idílico. Há várias empresas a realizar voos matinais e, na Windpassenger, é possível acompanhar todo o processo de montagem, desde o enchimento do balão. A viagem dura cerca até uma hora e meia e cada passageiro recebe um certificado pessoal de voo de balão. No final, brinda-se com champanhe, numa espécie de batismo de voo. A ocasião não é para menos.

Estrada fora

Agora que já viu de cima, vale a pena explorar os recantos da terra sem medo da velocidade. A empresa Off Road Holidays oferece passeios de buggy que conjugam a adrenalina todo o terreno e a possibilidade de conhecer a fundo a serra de Montargil. Há várias opções à escolha, como a ‘Lake Tour’, com a duração de três horas, em que para além de ir conhecendo em torno da barragem, também se vai parando porque não podia faltar as provas de iguarias regionais como queijos, enchidos e vinhos, a passagem por campos onde se vê os tiradores de cortiça (entre maio e agosto) utilizando os mesmos métodos de há 100 anos. Preço por orçamento.

Dormir no sossego alentejano

Montargil Monte Novo

Com os dias recheados de aventuras, escolher o melhor lugar para descansar e desfrutar do ar alentejano é importante. As sugestões recaem sobre alojamentos de referência da região. Comecemos pelo Montargil Monte Novo, a 95 quilómetros de Lisboa. Na margem da barragem, este monte oferece um visual alentejano impar. A pensar na privacidade de cada hóspede, contam-se sete moradias separadas com piscina privativa, mas também há quatro quartos duplos na Casa Redonda. Para além disso, existe ainda um amplo espaço de refeições, serviço de bar e uma lareira que proporciona um ambiente aconchegante para dias mais frios. Um dos grandes chamarizes do Monte Novo é a possibilidade de viver uma experiência gastronómica única.

O chef Carlos Marques apresenta um jantar de degustação de seis pratos, onde brilham o robalo acompanhado de batata e limão ou o prato de carne da vazia charolesa, topinambur e shiitake. Uma estadia pensada para todos os momentos.

Monte de Portugal

Outra das opções é o Monte de Portugal, um bom exemplo de como é possível manter a tradição e trazê-la para os dias de hoje. Esta propriedade de 350 hectares passou por um processo de reinvenção e o antigo casario da herdade tornou-se um turismo rural com charme e conforto, inaugurado em 2010. Manteve-se a antiga traça arquitetónica nas várias divisões disponíveis (dois quartos duplos, dois apartamentos, T1 e T3). Possui uma piscina exterior e vários espaços comuns onde se pode apreciar o melhor da paisagem alentejana, caracterizado pelo montado de sobreiros ali erguido. Mais Alentejo, impossível. O Monte de Portugal, para além da experiência de descanso, também faz um convite ao paladar, uma vez que aqui é produzido o azeite virgem extra com o mesmo nome. Uma das melhores surpresas deste turismo são os cavalos de puro sangue Lusitano ali criados, onde podem viver em pleno a liberdade. 

Herdade de São Martinho

A 40 minutos, em Avis, uma estadia na Herdade de São Martinho é uma viagem no tempo. O Monte pertenceu à antiga Ordem dos Templários e à Ordem Religiosa de Avis e há pistas por todo o lado. Na casa principal, o Convento, a residência de férias dos Frades da Ordem de Avis ainda tem as pinturas decorativas, assim como nas diversas Cantarias do Monte, embelezadas com a Cruz de Avis e as Armas de Portugal. As antigas casas do trabalhadores foram reformadas para receber com todo o conforto e para os hóspedes se sentirem em casa. Para além do descanso garantido, é possível optar por várias atividade exteriores, desde mergulhos refrescantes na piscina, snooker ou Ping Pong, aulas de equitação ou passeios a cavalo e saídas de bicicleta. Não poderiam faltar as atividades aquáticas para aproveitar o melhor da região, com passeios de Kayak na Ribeira da Rota de Seda ou passeios de barco.

A banhos

Uma ida a Montargil não está completa sem dedicar tempo de qualidade para desfrutar da barragem. Vale a pena reservar uns dias para se deixar ir ao ritmo da maré. Perto da aldeia de Carvalhoso, há uma marina para os amantes dos desportos náuticos e uma praia sem areia mas com muitas sombras. Não falta oferta para atividades. No Clube Náutico, é possível optar pelo wakeboard, wakesurf, wakeskate, mota de água, kayak, paddle Surf, boias insufláveis e passeios de barco. O espaço é, em si, um recato de descontração e lazer, com piscina, bar, a fantástica vista panorâmica e ainda balneários para muda de roupa.

Como não podia faltar, uma mesa farta é já coisa de se esperar por estas bandas. Depois de um jantar sofisticado no restaurante Casa Redonda do Montargil Monte Novo, é tempo de provar a comida regional do restaurante O Padeiro, em Ponte de Sôr, os pratos honram a tradição e destacam-se as migas (de batata, espargos, coentros ou tomate) com carnes de porco preto , pezinhos de coentrada, ensopado de borrego e sopa de cação. Também se come o polvo à lagareiro, o bacalhau gratinado com espinafres ou o bife à barrosão.

Depois de uns dias em alojamentos que encantam e atividades que deixam memórias perfeitas – sem precisar de ir até à Capadócia – Montargil torna-se paragem essencial num roteiro pelo Alto Alentejo.

Contactos

Onde Dormir

Montargil Monte Novo
Morada:
Estrada Nacional nº 2, Montargil
Tel.:
915347236
Preço: Entre88 e 543 euros, dependendo da tipologia e época do ano

Monte de Portugal
Morada:
Monte de Portugal, Montargil Tel.:  919 952 497
Preço: A partir de 65 euros

Herdade de São Martinho Morada: Herdade de São Martinho, – Aviz
Tel.:
931 402 314
Preço: A partir de 90 euros, dependendo da tipologia e época do ano

Onde Comer

O Padeiro
Morada: Rua Soeiro Pereira Gomes, 28, Ponte de Sôr
Tel.: 963973996
Preço: 24 euros

Restaurante da Casa Redonda
Morada:
Estrada Nacional nº 2, Montargil
Tel.:
915347236

Onde Ir

Windpassenger
Morada: Montargil, Portalegre
Tel.: 243660006
Horário: A combinar
Preço: 794,90 euros para duas pessoas

Off Road Holidays
Morada: Montargil, Portalegre
Horário: A combinar
Preço: Pedido de Orçamento

Clube Náutico
Morada: Estr. Nacional 2, Montargil, Alentejo
Horário: Das 10h às 13h e das 14h30 às 19h. Encerra à segunda-feira.
Preço: Pedido de Orçamento

Newsletter

A Hotéis de Campo publica semanalmente uma newsletter com todos os artigos relacionados com sugestões de viagens em Portugal.

Email Marketing by E-goi

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments