Best Of Wine Tourism 2026: Porto e Douro distinguem os melhores projetos de enoturismo
O Porto anunciou os vencedores regionais do Best Of Wine Tourism 2026, distinguindo sete projetos e nove menções honrosas que se destacam pela inovação, qualidade e experiências autênticas no enoturismo.
O Forte de São João Batista, na Foz do Douro, recebeu na semana passada a cerimónia de entrega dos prémios Best Of Wine Tourism 2026 da região do Porto, Douro e Vinhos Verdes. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal do Porto no âmbito da rede internacional Great Wine Capitals, distinguiu sete projetos de enoturismo e atribuiu nove menções honrosas.
Na 24.ª edição do concurso, o júri local, composto por nove especialistas, avaliou 83 candidaturas, reconhecendo projetos que se destacam pela inovação, sustentabilidade e qualidade da oferta. Os vencedores regionais competem agora por um prémio global, a ser decidido em novembro por um júri internacional entre todas as cidades e regiões que integram a rede.
Os prémios foram entregues em sete categorias:
Alojamento – Quinta do Ameal




Arquitetura e Paisagem – Casa do Santo Wine & Tourism



Arte & Cultura – Quanta Terra Douro


Experiências Gastronómicas – Pedro Lemos


Experiências Inovadoras em Enoturismo – Vesúvio & Bomfim Experience


Práticas Sustentáveis em Enoturismo – Ventozelo Hotel & Quinta


Serviços de Enoturismo – Quinta da Torre, Anselmo Mendes

Foram ainda atribuídas menções honrosas a projetos como a Quinta da Vacaria, a Adega HO, a Quinta da Aveleda, a Quinta do Crasto e a Quinta do Seixo, entre outros.
Mais do que prémios, experiências
Para o público, a lista dos premiados funciona como um verdadeiro roteiro de enoturismo. Entre provas de vinho no coração do Douro, visitas a quintas centenárias, estadias em hotéis integrados na paisagem e experiências gastronómicas de autor, as opções convidam a explorar a região de forma autêntica e a descobrir experiências diferenciadoras que combinam tradição e inovação.
Criada em 1999, a rede Great Wine Capitals reúne 11 cidades e regiões vitivinícolas de referência mundial, entre as quais se contam Adelaide, Bordéus, Mendoza, São Francisco-Napa Valley ou Verona. O Porto representa as regiões do Douro e dos Vinhos Verdes, reforçando a aposta no enoturismo como motor de desenvolvimento económico e cultural.
Segundo a autarquia, a distinção destes projetos reforça o papel do Porto como porta de entrada para o Douro e os Vinhos Verdes e contribui para consolidar a região como destino de excelência no enoturismo a nível internacional.
Consulte mais opções de alojamento na região Norte aqui.

