Divinos e inspiradores dias em absoluto recolhimento 

Jantar nas antigas cozinhas dos monges, dormir em cavalariças ou em celas transformadas em luxuosos e modernos aposentos. Tomar uma bebida ao final do dia nos claustros e passear por faustosos jardins. Estas são as ofertas de uma estadia diferenciadora promovida por conventos de outrora, transformados na atualidade em sofisticados alojamentos.  

Texto: V.M.

Fotografia de capa cedida pelo Convento do Espinheiro

Onde a austeridade da história e o conforto da atualidade se fundem, há surpreendentes experiências para serem descobertas e saboreadas. Outrora morada de monges das mais diversas ordens, seculares conventos foram transformados em luxuosos alojamentos, para estadas absolutamente inesquecíveis. Perca-se a apreciar registos de uma história que não se perde ao longo do tempo e conheças as histórias e lendas que contam os glamorosos hotéis que aqui recomendamos. 

CONVENTO DO SEIXO
Antigo convento franciscano do século XVI onde o conforto impera, conjugando o austero do granito original com a suavidade do veludo em tonalidades roubadas à natureza envolvente, verde, azul e cobre. A luz natural e a paisagem das serras da Gardunha e da Estrela estão presentes em todos os momentos, criando diferentes ambientes. Em cada recanto, o sussurro do granito com um sentido de segredo do sobrenatural, testemunha vigilante e sempre presente dos milagres e lendas do convento. Desfrute de uma estada com história num dos 16 amplos quartos, todos eles personalizados com o ecletismo de estilos que vão desde o manuelino até ao barroco; numa das quatros suítes onde impera o luxo que convida ao retiro; ou numa das quatro villas exteriores com varandas panorâmicas que oferecem vista magnífica para a Serra da Gardunha. Com dimensões generosas, as villas oferecem espaços diferenciados que incluem kitchenette devidamente equipada. 
No exterior desfrute de momentos tranquilos junto da piscina, deixando o olhar vaguear pelos belos jardins circundantes. Na zona das antigas oficinas do convento, inundadas de luz natural, usufrua das sensações de relaxamento e libertação proporcionadas pelo Bodhi Spa. Aqui encontra uma piscina interior aquecida com um circuito dinâmico de águas que oferece várias técnicas e terapias, composto por cascatas, diferentes jatos subaquáticos e camas de hidromassagem. Sauna, flutuário e tratamentos e massagens, são outras das propostas apresentadas no requintado espaço que convida à meditação e incita a mente, o corpo e a alma à serenidade. Os sentidos são igualmente seduzidos no restaurante Pecado, anfitrião de propostas gastronómicas memoráveis, tal como o espaço em que se encontra. Na cozinha, uma equipa jovem inspira-se no receituário tradicional da região, envolvendo a comunidade, os produtores e os melhores produtos locais. Não faltam também as tradicionais loiças de barro e o ancestral cabrito no forno. Uma selecionada carta de vinhos acompanha e harmoniza com as diferentes sugestões do menu.

Na calmaria da Serra da Gardunha, o granito, o xisto e a água marcam presença. Visite o vale glaciar da Serra da Estrela, logo ali ao lado, e percorra os percursos pedestres ou aventure-se nos trilhos de BTT. Conheça as Aldeias Históricas, as Aldeias de Xisto e, enquanto ainda é tempo, mergulhe nas praias fluviais de águas límpidas e puras. Admire as cerejeiras em flor e, depois carregadas de frutos. Apesar da sua pequena área geográfica, sensivelmente 10500 hectares, a Serra da Gardunha apresenta uma diversidade biológica elevada, reunindo elementos característicos do norte, centro e sul do país que lhe conferem particularidades únicas, como são a sua fauna e flora. Passear a pé na Serra da Gardunha é ser-se guiado pela biodiversidade que leva o viajante por lugares inesperados e irremediavelmente deslumbrantes. Com mais de 350 Km de percursos pedestres e de 450 Km de percursos de BTT bem identificadas, um passeio pela Serra torna-se numa das melhores formas de absorver cada recanto e segredo paisagístico desta área protegida.


CONVENTO DE SÃO PAULO
Palco de histórias e lendas, o Convento de São Paulo é um destino ímpar para quem procura um espaço para descansar e repor energias. Erguido no ano de 1182 por monges pertencentes à ordem de São Paulo Ermita, é um dos edifícios mais icónicos da sua época que preserva, de forma perfeita, alguns dos seus traços originais. Localizado na Serra d’Ossa, entre Estremoz e Redondo, o Convento de São Paulo é hoje um espaço requintado, concebido para estadas relaxantes, envoltas em glamour. Pelos seus quartos e corredores passaram ilustres figuras da nobreza portuguesa e da história de Portugal, como D. Sebastião, D. João IV e D. Catarina de Bragança. Uma tela restaurada pelo Museu Nacional de Arte Antiga de Lisboa exposta na biblioteca do convento atesta a passagem de D. Sebastião pelo espaço, nos finais do ano de 1577. Autêntica obra de arte perfeitamente conservada, o Convento de São Paulo guarda uma impressionante coleção de 50000 azulejos de raro valor histórico, que enriquecem todo o espaço de forma única. Parte desta coleção foi encomendada por patronos para espaços específicos do convento, como os da Capela do Bispo onde é possível reconhecer a assinatura de António de Oliveira Bernardes ou os da Capela de Nossa Senhora da Conceição, cuja autoria é atribuída a Gabriel del Barco. No entanto, a maioria dos painéis é de autoria desconhecida, apenas assinado com o monograma de P.M.P e constituem um caso notável de azulejaria. As antigas celas dos monges, os seus corredores e fontanários, conduzem numa viagem até ao século XII, de uma forma perfeita e inesquecível. 
Rodeado de vastos jardins de 600 hectares arborizados, onde se localizam as duas piscinas e o court de ténis, o convento oferece uma paisagem magnífica e absolutamente inspiradora. Antigas celas e cavalariças transformaram-se em quartos – ao todo são 42 -, onde impera uma decoração de época, repleta de luxo e conforto. 
O restaurante Ermita, situado na antiga Capela do Bispo, é um espaço amplo, com uma decoração única que faz justiça aos verdadeiros pratos alentejanos confecionados pelo Chef Duarte Laranjinho. Entre os diversos pratos na ementa, destacam-se a sopa de cação, sopa de tomate, carré de borrego, lagartos de porco preto com migas de espargos, tacos de Bacalhau, entre outras. Todos os pratos são complementados por uma garrafeira vasta que inclui uma escolha cuidada de vinhos alentejanos, e pela variedade da excelente doçaria conventual e regional.


Inserido numa propriedade de cerca de 750 hectares, o Convento de São Paulo coloca à disposição dos hóspedes percursos pedestres devidamente sinalizados na Serra d’Ossa, ideais para quem procura atividades ao ar livre e em contacto direto com a natureza. Com diferentes graus de dificuldade, poderá começar por explorar as hortas, os jardins e os pomares que envolvem o casario edificado, deambulando por estes lugares sem obedecer a trilhos ou indicações. Se tem espírito aventureiro, aconselham-se os percursos pedestres mais longos, de seis ou 20 quilómetros, onde pode incluir uma visita à Capela de Nossa Senhora do Monte Virgem, à Aldeia da Serra e à Fonte da Senhora da Saúde. Seja qual for a sua escolha, a frescura da manhã será sempre o momento mais oportuno para conhecer estes caminhos, podendo fazê-lo em grupo ou sozinho. Conheça a famosa olaria da vila de Redondo e descubra um rico património megalítico: a Anta do Colmeeiro, a Anta da Herdade da Candeeira, a Anta da Venda do Duque e a Anta da Vidigueira, um monumento funerário do Neolítico.


CONVENTO DO ESPINHEIRO
Convento que albergou os monges da Ordem de S. Jerónimo e cuja construção está ligada a uma lenda que relata a aparição de uma imagem da Virgem sobre um espinheiro, por volta do ano de 1400. Em 1412 foi mandada edificar uma ermida em honra de Nossa Senhora e, dada a crescente importância deste local como ponto de peregrinação, no ano de 1458, durante o reinado de D. Afonso V, foi fundada a igreja e depois o convento. Localizado às portas de Évora, insere-se num cenário idílico, numa área de oito hectares, onde se encontram a piscina, courts de ténis, campos de padel, parque infantil e um ginásio com vista para os bonitos e frondosos jardins onde existem trilhos fáceis e demarcados para a prática de jogging ou running. No Wellness & Fitness Spa renda-se ao prazer de luxuosos tratamentos inspirados em diferentes culturas, oriundos de todas as partes do mundo, e às terapias mais modernas. Desde a qualidade dos tratamentos, à vista magnifica da sala de relaxamento e da piscina interior, tudo está feito para proporcionar tranquilidade e o rejuvenescimento do corpo, da alma, do espírito. 92 quartos, incluindo 10 suites, dividem-se entre a ala nova, com decoração moderna inspirada dos anos cinquenta, e a parte histórica, onde irá adormecer num quarto conventual luxuosamente decorado. O denominador comum é o conforto e o requinte de cada espaço. Se assim o pretender, pode fazer-se acompanhar do seu animal de estimação, uma vez que este é um alojamento pet friendly.
Os restaurantes são um dos pontos fortes deste hotel. Com orientação do Chef Jorge Peças, criaram-se produtos simples e tradicionais onde o gosto e o prazer de comer representam um ato cultural. À mesa vão os produtos regionais, do azeite de galega e cordovil, à carne do montado, do pão de Guadalupe aos aromas que crescem espontaneamente nas tórridas planícies alentejanas. O magnífico Divinus, nos claustros do convento, oferece gastronomia sofisticada e de excelência, enquanto que o Olive, localizado na antiga cozinha dos monges, oferece um ambiente despretensioso e descontraído e um menu inspirado na gastronomia Italiana.
Na belíssima Igreja de Nossa Senhora do Espinheiro, classificada como Monumento Nacional, celebram-se cerimónias religiosas, sendo especialmente procurada para casamentos. O cocktail realiza-se por norma nos magníficos claustros e o copo d´água num dos salões do edifício.

A poucos minutos do Espinheiro ergue-se a história cidade de Évora, Património Mundial da UNESCO. Com uma inquestionável herança cultural, é “a capital do Alentejo”, todos os anos visitada por milhares de turistas, nacionais e estrangeiros, que se deixam deslumbrar com os encantos que alberga, nomeadamente o Templo de Diana e a Capela do Ossos, outro dos ex-libris da cidade, a par com a sua universidade e o castelo, dentro do qual se estende a parte histórica a cidade.


DORMIR
Convento do Seixo Boutique Hotel & Spa
Morada: 
Quinta do Convento,  Fundão
Tel: 
275 249 670 
Preço: 
Desde 145€/noite

Convento de São Paulo – Hotel Rural
Morada: 
Aldeia da Serra, Redondo
Tel: 
266 989 160
Preço: 
Desde 145€/noite

Convento do Espinheiro, Historic Hotel & SPA
Morada: 
Convento do Espinheiro, Canaviais, Évora
Tel: 266 788 200
Preço: 
Desde 160€/noite

COMER
Restaurante Pecado
Morada: 
Convento do Seixo Boutique Hotel & Spa, Quinta do Convento, Fundão
Tel.: 
275249670

As Tílias

Morada: Rua dos Restauradores, Loja B, Fundão
Tel: 275772269

O Ermita
Morada: 
Convento de São Paulo – Hotel Rural, Aldeia Da Serra d’Ossa, Redondo
Tel.: 
266989160

Dom Joaquim 
Morada:
 Rua dos Penedos, 6, Évora
Tel.: 266 731 105
Preço médio/pessoa: 30€

Origens
Morada:
 Rua de Burgos, 10, Évora
Tel.: 964 220 790
Preço médio/pessoa: 25€

Fialho
Morada: 
Travessa dos Mascarenhas, 16, Évora
Tel.: 
266703079

Tasquinha do Oliveira
Morada: 
Rua Cândido dos Reis, 45-A, Évora
Tel.: 
266707530

VISITAR 
Museu do Barro de Redondo
Morada: Rua de Santo António, Redondo
Tel: 963 814 782
Horário: De terça-feira a domingo das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00

Olaria Pirraça
Morada: 
Rua Conde Redondo, 85, Redondo
Tel.: 
266909797  
Horário: De terça-feira a domingo das 09h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h30

Templo Romano Évora
Morada: 
Largo do Conde de Vila Flor, Évora
Tel.: 
266769450

Capela dos Ossos
Morada: 
Igreja de São Francisco, Praça 1.º de Maio, Évora
Tel.: 
266704521
Preço:
 A partir de 3,50€
Horário: Todos os dias das 09h00 às 18h30

Newsletter

A Hotéis de Campo publica semanalmente uma newsletter com todos os artigos relacionados com sugestões de viagens em Portugal.

Email Marketing by E-goi

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments