Durante todo o mês de Agosto o Algarve está em festa, por isso, é tempo de rumar a sul

Petiscos, artesanato, música, feiras e romarias. O mês de agosto é o mês das festas no Algarve, que é também o destino de férias de verão preferido dos portugueses. Por isso, não há que hesitar, faça as malas e instale-se para um mês em grande, entre mergulhos e muita animação.

Texto: V.M.

Local de eleição por excelência para as férias de verão da maioria dos portugueses, em agosto o Algarve enche-se de diversão, de lés-a-lés, para tornar ainda mais memoráveis as férias de quem por ali passa. Se o dia é dedicado aos banhos no mar e a bronzear no areal, as noites são de festa, entre petiscos, música e espetáculos vários. Depois de dois anos de pandemia, em que todas as vidas ficaram como que em suspenso, é tempo de voltar a celebrar. Para descansar de tanta diversão, escolha os alojamentos de nossa eleição.   

Para comer…

O Festival da Sardinha de Portimão goza já de fama internacional. Todos os anos milhares de pessoas acorrem à zona ribeirinha para, nas várias tasquinhas presentes, comer as mais frescas e melhores sardinhas do ano, devidamente acompanhas de batata cozida e salada. Este ano o grandioso evento decorre entre os dias 3 e 7 de agosto e nem só de comida vai viver, porque contará também com a atuação musical de nomes consagrados como Marisa Liz, Bárbara Tinoco e David Carreira, entre outros

De 11 a 13 de agosto é época de rumar até à 23.ª Festa da Sardinha dos Olhos d’Água, a ter lugar no Largo dos Pescadores, a partir das 20h00. A entrada é livre, a sardinha rainha, mas também há música a acompanhar. De regresso a Portimão, entre os dias 19 e 21 de agosto todos os caminhos vão dar ao Festival de gastronomia Arrebita Portugal. Neste evento, que assinala a sua terceira edição, mais de duas dezenas de chefs oriundos de diferentes pontos do país, irão ocupar as principais ruas comerciais do centro histórico da cidade e servir originais pratos de street food. A entrada é gratuita e o evento decorre entre as 18h00 e as 23h00. 

Os apreciadores de marisco não podem perder em Vila do Bispo o Festival do Percebe, que tem lugar entre os dias 23 e 25. Além de percebes, há também lapas, mexilhões, burgaus, e tantos outros petiscos para todos os gostos.

Os adeptos da carne têm também uma festa à sua medida: a Festa do Frango da Guia, para muitos o melhor do país, que tem lugar no Pavilhão Polidesportivo da Guia entre os dias 4 e 5 de agosto. 


Para ouvir…

Diogo Piçarra, Richie Campbell, Bispo e Chico da Tina são alguns dos nomes que marcarão presença no palco do Festival Mar me Quer, que acontece entre os dias 12 e 14 na zona ribeirinha de Portimão. Os concertos começam às 18h30 e seguem noite fora ao som da música de Dj’s convidados.
Ainda antes desta data, já a decorrer e até dia 4 de agosto, Sines acolhe de novo os seus Sunset Secrets – Quintas do Castelo, com concertos com diversos estilos musicais. Estas sessões têm lugar sempre às quintas-feiras, entre as 18h30 e as 23h00, no Castelo de Silves, ponto de partida para a contemplação de um dos mais belos pores do sol do sul do país.
As músicas do Mundo animam a cidade de Lagos durante dois fins de semana, de 5 a 7 e de 12 a 14 de agosto, com a atuação de músicos de vários países que sobem ao palco do LAGOS World Music Fest. De Angola a Cuba, passando por Madagáscar, há muitos sons novos para descobrir, nas fantásticas noites de verão algarvias.
Já os apaixonados pelos acordes do jazz não podem perder o Festival Internacional de Jazz de Loulé, entre 2 e 4 de agosto, que, sob a direcção artística de Mário Laginha, leva até ao parque municipal um repertório tão diferente quanto os grupos que passarão pelo recinto e que incluem nomes como, No Projet, Ricardo Coelho Project, Quinteto Desidério Lázaro, Paulo Luz, Anna Maria Jopek e Betty M. Quartet.


Para contemplar…

E porque o Algarve sem feiras medievais e de artesanato, não é Algarve, deixamos algumas sugestões do melhor que se faz a sul, depois de dois anos de interrupção.

A FATACIL (Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria de Lagoa), expoente máximo destes eventos, regressa a Lagoa entre os dias 24 e 28. Este é todo um grandioso acontecimento que reúne exposições de comércio, indústria, agricultura artesanato ao vivo, gastronomia regional, concertos, espetáculos equestres, exposições de animais e animação de rua. Todo um mundo para descobrir num recinto com cerca de 55.000m2, devidamente servido por parques de estacionamento. Mais de 700 expositores dão a conhecer os seus produtos aos milhares de visitantes que anualmente por aqui passam.
Entre os dias 12 a 14 de agosto, a XVIII FETAAL – Feira De Tradições E Artes Do Algarve, também marca o seu regresso ao Parque Urbano de Bensafrim, no concelho de Lagos. Aqui celebra-se a riqueza cultural e gastronómica desta terra, havendo espaço para concertos musicais, gincanas, atividades equestres, concursos de saltos, torneios de petanca, mostras de artesanato, doçaria regional e gastronomia local. A não perder!

O roteiro de programas a cumprir no sul do país não termina sem as famosas feiras medievais. Neste campo o grande destaque vai para a conceituada

Feira Medieval de Silves que durante dez dias – de 10 a 20 de agosto – enche o centro histórico da cidade algarvia de visitantes e animação, recriando a história do período medieval da antiga capital do reino do Algarve (Al-Gharb). A dança, a música, a poesia e os petiscos são marcantes neste evento, mas o ponto alto são mesmo os dois torneios a cavalo que têm lugar diariamente.

Também a localidade de Castro Marim recebe a 23.ª edição dos seus Dias Medievais, entre os dias 24 a 28 de agosto, com exposições, torneios, desfiles, música, eventos culturais e um grandioso banquete medieval.


Para terminar…

Para encerrar um mês inteiro de folia, nada como despedir-se em grande, no último sábado do mês, com a Noite Branca de Loulé que promete regressar melhor que nunca. Também este ano são esperadas pelas ruas da cidade largos milhares de pessoas, rigorosamente trajadas de branco, a divertir-se ao som da música e muita animação oferecida. Este é sem dúvida o ponto alto do encerramento do verão algarvio, com eventos que têm lugar tanto no exterior, nas ruas da cidade, como no interior de vários edifícios espalhados pelas ruas. Nesta noite não há carros a circular, o que torna ainda mais divertido explorar cada rua onde a arte se assume na forma de acrobatas, comedores de fogo, caminhantes e palhaços.


Para dormir…

Com dias e noites tão agitados, no final tudo o que apetece é uma boa cama para descansar, num cantinho acolhedor. O que propomos são alguns dos melhores alojamentos algarvios para conhecer ou regressar.

CONVERSAS DE ALPENDRE

O conforto é precisamente a palavra-chave deste retiro escondido no Sotavento Algarvio, em Vila Nova de Cacela, de vistas amplas para o mar e apenas a dois quilómetros de praias paradisíacas. Neste turismo rural encontra treze espaços desenhados numa perfeita harmonia entre a rusticidade e a sofisticação, com madeiras, têxteis e azulejos típicos portugueses. São quatro tipologias de suítes e um apartamento familiar, todos mobilados e com as comodidades necessárias para uma estadia a não esquecer e a deixar vontade de regressar. Na sala comum, onde se toma o pequeno-almoço com produtos regionais, existe também um bar e biblioteca, para os momentos de ócio. No exterior há uma piscina de água salgada aquecida, árvores de fruto, oliveiras e alfarrobeiras centenárias.

FARMHOUSE OF THE PALMS

Local de uma beleza singular, com paredes caiadas de branco, pisos em terracota e quase 300 anos de história, este boutique de B&B encontra-se inserido numa das mais grandiosas e elegantes quintas do Algarve. Os seus proprietários, Frank e Véronique, restauraram a propriedade e devolveram-lhe a beleza de outrora, respeitando a sua história e combinando o seu estilo rústico e contemporâneo com a arquitetura tradicional portuguesa. A apenas 15 quilómetros do mar, a Farmhouse of the Palms é o ponto de partida ideal para explorar o Algarve e algumas das suas pitorescas cidades como são o caso de Tavira, Faro e Loulé. É também o local perfeito para se perder em caminhadas por entre campos de flores silvestres e aromas a alecrim e lavanda, para visitar a Ria Formosa com as suas ilhas, belíssimas praias desertas e uma incrível flora. Como opção pode também alugar uma bicicleta e explorar a paisagem pincelada por aldeias onde o tempo parece ter parado. Aqui encontra sete suítes, três no piso térreo da casa principal, duas no primeiro andar, e outras duas nos antigos estábulos, ao lado da casa principal.


QUINTA DOS PERFUMES

O aroma das malvas está na origem do nome desta quinta, já que foi aqui que, nos anos 50, começou a funcionar uma fábrica destinada à destilação de malvas para a produção de essências. Nos anos 70, já com a fábrica desativada, a quinta foi adquirida pela atual família que a reconverteu, plantando variadas castas de vinha. Por volta do ano 2000, a segunda geração da família optou por reconverter os 42 hectares da cultura existente num pomar de citrinos e, em 2013, a terceira geração abriu portas a uma unidade hoteleira repleta de charme, a Quinta dos Perfumes. A cerca de 10 minutos a pé das povoações de Conceição e Cabanas de Tavira e das suas maravilhosas praias, o alojamento dispõe de 11 quartos e seis estúdios. No exterior há piscina com daybeds, um laranjal com milhares de árvores para passear e bicicletas. Usufrua também de relaxantes massagens e aulas de yoga.

CASA CÉU CHARMING GUEST-HOUSE

“Laranjeiras”, “Alfarrobeiras”, “Amendoeiras” e “Figueiras” são as árvores algarvias que dão nome aos quatro quartos existentes nesta antiga casa típica da cidade piscatória de Olhão construída em 1924, recuperada e transformada numa requintada guest house, onde todos os cómodos foram desenhados para celebrar os detalhes da Casa Céu e incorporar novos pormenores, criando um ambiente privado, confortável e relaxante. No piso térreo da casa, encontramos cozinha e sala de refeições partilhadas, uma concept store com produtos da região e uma adega construída no que foi um antigo sistema de cisternas. Na açoteia tipicamente algarvia, encontra-se o honesty bar onde se realizam workshops de show cooking.

HERDADE QUINTA NATURA

Seis quartos decorados de forma única e que se abrem para um terraço privativo abrem portas para receber os hóspedes desta quinta, localizada junto ao Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, a apenas cinco minutos de Aljezur. Inserida numa propriedade de oito hectares atravessada por uma ribeira e por vários trilhos onde se poderá aventurar, abriu portas pela primeira vez como turismo rural familiar em 2014. Jardins e uma floresta autóctone dão encanto à propriedade e a piscina convida a mergulhos ou a vigorantes braçadas. A 20 minutos de carro encontram-se algumas das melhores praias do país. Fruta, bolos, biscoitos, chá e café estão sempre disponíveis durante o dia na casa principal, onde também existe um honesty bar.


CASAS DO MOINHO

Antigas casas de aldeia devidamente recuperadas, para oferecer a experiência única de se sentir em casa. Localizadas na pitoresca Odeceixe, junto ao Moinho de Vento, quase todas são dotadas de pequenas zonas de cozinha, uma zona de estar e um alpendre exterior, perfeitas para um casal com até dois filhos. Distribuídas por quatro núcleos, as Casas do Moinho dispõem de sete casas-estúdio junto ao núcleo principal onde também ficam as zonas comuns; três casas-estúdio Mezanino; uma casa-suíte; e seis quartos duplos. Todos os alojamentos estão bastante próximos da “casa-mãe”, onde se encontram a receção, o restaurante, a sala de pequenos-almoços e também uma piscina.

DORMIR
Conversas De Alpendre 
Morada: Estrada de Santa Rita, 36, Vila Nova de Cacela

Tel.: 910 035 704

Preço: Desde 160€/noite

Farmhouse Of The Palms
Morada: Cerro do Botelho, São Brás de Alportel

Tel.: 964 478 157

Preço: Desde 150€/noite

Quinta Dos Perfumes

Morada: Quinta Dos Perfumes, Conceição de Tavira

Tel.: 281 327 233

Preço: Desde 165€/noite

Casa Céu Charming Guest-House

Morada: Rua da Liberdade, 1ª, Olhão

Tel.: 938 388 498

Preço: Desde 105€/noite

Herdade Quinta Natura

Morada: Herdade Quinta Natura, Vale da Muda, Azenha

Tel.: 282 048 175

Preço: Desde 105€/noite

Casas Do Moinho
Morada: Rua 25 de Abril, Odeceixe

Tel.: 282 949 266

Preço: Desde 120€/noite

COMER
Näperõn
Morada: 
Rua 25 Abril, 113, Odeceixe
Tel.: 916 177 333
Preço médio: 
65€  

Assador Altinho
Morada: 
Rua 25 Abril, 151b, Odeceixe
Tel.: 919 520 220
Preço médio: 
30€   

Restaurante Mósse
Morada: 
Rua Teófilo Braga, 75, Olhão
Tel.: 
928 022 512
Preço médio: 
25€

Lodo 
Morada: 
Rua Conselheiro Bivar, 55, Faro
Tel.: 968 623 355
Preço médio: 
35€  

FAZER

Festival Mar me Quer
Onde: 
Zona Ribeirinha Portimão
Quando: 
12 a 14 de agosto
Preço: 
Desde 7,50€

Sunset Secrets – Quintas do Castelo
Onde: 
Castelo de Silves
Quando: 
Até 4 de agosto
Preço: 
5€

LAGOS World Music Fest
Onde: 
Praça do Infante, Lagos
Quando: 5 a 7 e 12 a 14 de agosto
Preço: Entrada livre
FATACIL
Onde:
 Lagoa
Quando:
 De 24 a 28 agosto
Preço: Desde 4€

XVIII FETAAL – Feira De Tradições E Artes Do Algarve
Onde: 
Parque Urbano de Bensafrim
Quando: 
12 a 14 de agosto
Preço: 
Entrada Livre

Feira Medieval de Silves
Onde:
 Silves
Quando: 10 a 20 de agosto
Preço: Desde 4€

Dias Medievais
Onde: 
Castro Marim
Quando: 
24 a 28 de agosto
Preço:
 Desde 3€

Newsletter

A Hotéis de Campo publica semanalmente uma newsletter com todos os artigos relacionados com sugestões de viagens em Portugal.

Email Marketing by E-goi

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments