Estadias junto ao mar.

Mesmo em pleno verão, é possível passar dias tranquilos à beira-mar e noites de sossego absoluto, embaladas pelo som das ondas. Se procura um refúgio perto da praia, mas longe das multidões, vai apaixonar-se pelos cinco segredos bem guardados que escolhemos para si. Faça as malas e siga o chamamento do oceano.  
Texto: N.R.

Esqueça os hotéis apinhados de gente, iguais a tantos outros e na primeira linha da… confusão. Nas próximas férias ou escapada, deixe-se seduzir pelo encanto de um alojamento mais sereno e recatado, cheio de alma e personalidade, e ainda assim, perto da praia. 

Nesta mão cheia de sugestões vai poder descobrir o melhor de dois mundos, sempre com o mar a dois passos, mas umas vezes em pleno campo, outras na companhia de rio, serra ou pinhal. Escolha o cenário que melhor combina consigo, reserve o seu lugar ao Sol e, já agora, tome nota dos melhores passeios e restaurantes de cada destino.

DREAM GUINCHO

De que são feitos os sonhos? No Dream Guincho, são feitos de muitas matérias. Do mar que espreita no horizonte, da serra que o abraça, da madeira que reveste o edifício, inspirado na arquitetura nórdica, e que por vezes faz lembrar favos de mel. Mas, por lá, os sonhos também são feitos de coisas mais imateriais e poéticas, como a genuína simpatia da proprietária (ela própria uma sonhadora) ou as histórias dos livros que se encontram por todo o lado.

“Igual aos diferentes”, como gosta de se apresentar, este é efetivamente um alojamento especial num local especial, ou não estivesse ele situado entre a bela praia do Guincho (Cascais) e a mágica serra de Sintra. Tem apenas oito quartos, cada um com o nome de uma obra literária, como “O Principezinho” ou o “Dom Quixote”, e várias salas com diferentes ambientes e funções (ler, jogar bilhar, fazer exercício, conversar…) que oferecem uma sensação de hospitalidade familiar. No exterior, há um jardim de ares puros e uma piscina com vistas largas que convida a contemplar a beleza e o sossego em redor.

Passeios na serra, refeições à beira-mar.

Fora de portas, há muito para ver e fazer, seja por iniciativa própria ou com atividades programadas pelo alojamento, como aulas de surf ou de ioga, golfe, passeios a cavalo e, claro, um mergulho no mar. Incontornáveis são também as visitas aos palácios da serra (Pena, Monserrate, Regaleira, etc.), às vizinhas vilas de Cascais e de Sintra e ao Cabo da Roca, que fica a apenas 7 quilómetros de distância. 

Embora não tenha um restaurante formal, o Dream Guincho serve petiscos e refeições com um toque caseiro, mediante pedido prévio. Quem preferir, pode optar pelos restaurantes à volta, a começar pelos da Estrada do Guincho, como os famosos (e exclusivos) Porto de Santa Maria ou Furnas do Guincho. Mais descontraído, mas também com o mar como cenário, sugerimos o Restaurante da Adraga, na praia com o mesmo nome, onde o peixe e o marisco fresco são reis desde o ano de abertura da casa, em 1905.


SPATIA COMPORTA

Rodeado de bosques de pinheiros e campos de lavanda, o Spatia Comporta é um paraíso escondido a dois passos das deslumbrantes praias da costa alentejana. Aqui, a brisa do Atlântico mistura-se com os aromas da natureza, convidando os visitantes a recuperarem o folego num espaço que respira ar puro, sossego e tranquilidade. A arquitetura do resort relaciona-se harmoniosamente com a paisagem mediterrânica envolvente através de linhas minimalistas, paredes brancas, acabamentos em madeira, artesanato tradicional e decoração despudorada, mas elegante.

O alojamento divide-se entre quartos e villas de diferentes tipologias, estas ideais para famílias. Em ambos os casos, impera o espaço, a luminosidade e a privacidade, não faltando também agradáveis pátios, terraços e jardins onde apetece desfrutar do silêncio e das vistas relaxantes. Entre os espaços comuns destaca-se o Clube Spatia, bem no coração do resort, com uma zona lounge, bar, restaurante e duas piscinas exteriores, uma para adultos e outra para crianças. 

Da praia à EscolaO descanso e as idas à praia (como Carvalhal, Galé ou Melides) são os grandes atrativos desta zona, mas não faltam outras atividades, como passeios de barco, surf ou observação de golfinhos. Além disso, o Spatia Comporta tem uma parceria com a empresa Cavalos na Areia, que organizou os passeios de Madonna na região. Já de carro, vale a pena fazer-se à estrada para conhecer o cais palafítico da Carrasqueira, bem como Troia ou a cidade de Alcácer do Sal.

Se a fome apertar no caminho entre estas duas localidades, não deixe de conhecer o restaurante A Escola, situado numa antiga escola primária. Hoje, a casa é uma lição de bem servir, famosa pelos seus pratos tradicionais, como a Açorda de coelho bravo ou o Ensopado de cherne.

 

MONTE DO ZAMBUJEIRO

No coração de uma herdada alentejana com 70 hectares encontramos este refúgio único, debruçado sobre uma curva do rio Mira, que corre sem pressa antes de chegar ao mar. As praias de Vila Nova de Milfontes ficam a poucos quilómetros, mas aqui o cenário é essencialmente campestre, num misto de sobreiros, zambujeiros e pinheiros, além do belo curso de água. Juntos, oferecem panoramas espetaculares até onde a vista alcança e a alma sonha. 

Aqui, poderá dormir numa casinha tradicional, numa suite ou num quarto independente, distribuídos por dois núcleos diferentes. A decoração conjuga elementos modernos e rústicos, quase sempre em tons claros e repousantes que fazem jus ao espírito sereno deste alojamento. Mas também há espaço para a animação, sobretudo na piscina, nas zonas de convívio e no restaurante. O Monte do Zambujeiro sabe cuidar dos seus hóspedes e também da Natureza, seguindo diversas práticas de sustentabilidade que lhe valeram uma certificação ambiental.

Bom garfo, surfista ou agricultor?

Se há quem faça centenas de quilómetros só para ir comer à Tasca do Celso, já que está ali ao lado não deixe de conhecer esta verdadeira instituição gastronómica de Vila Nova de Milfontes. Uma casa castiça com o melhor da gastronomia alentejana, servida em pratos como a Canja de garoupa, a Cabidela de choco ou a Açorda de camarão. O peixe e o marisco não podiam ser mais frescos e a carta de vinhos também é extensa e variada.

Composto o estômago, aproveite para conhecer a região numa caminhada, a cavalo, num passeio de barco no rio Mira (por exemplo, com a Mil Emotions) ou em cima de uma prancha, durante uma aula de surf. O Monte do Zambujeiro também sugere outras duas experiências bem originais: ser agricultor por um dia na horta da herdade ou artista durante algumas horas num ateliê da aldeia de Vale Ferro, igualmente no concelho de Odemira.

CASA VICENTINA

O nome diz tudo. Esta é uma casa em plena Costa Vicentina que convida a descobrir os múltiplos encantos de uma região abençoada pela Natureza. Perto da praia de Odeceixe, na linha que separa o Algarve do Alentejo, este refúgio de tranquilidade junta mar e campo, jardins, sobreiros e pinheiros, uma piscina biológica e até um lago. O enquadramento natural não podia ser mais privilegiado, mas é o toque humano que o torna ainda mais especial, ao receber os hóspedes com uma simpatia e hospitalidade familiar desarmantes. 

Situada numa extensa propriedade que outrora recebeu uma fábrica de taipa, transformou um velho edifício em ruínas num agroturismo de encanto com 12 suítes (todas com WC e terraços privados), uma sala de estar e outra de refeições. Na reconstrução, nada foi deixado ao acaso, desde a utilização de cores da natureza até às paredes em adobe e ao uso exclusivo de materiais ecológicos. Para toque final, mobiliário de qualidade superior e uma decoração de inspiração rústica, combinada aqui e ali com alguns elementos mais contemporâneos.

Um pé no Algarve e outro no Alentejo

A proximidade do mar convida a descobrir as espetaculares praias da região, como as alentejanas Samouqueira, Odeceixe e Vale dos Homens (todas a meia dúzia de quilómetros) ou a praia da Amália (15 km), já no Alentejo. Mas a Casa Vicentina também oferece outras experiências, desde passeios a cavalo, de burro ou de bicicleta (aluguer gratuito) a caminhadas na Rota Vicentina, passando por piqueniques na propriedade.

Quando a forme apertar, não deixe de conhecer a Taberna do Gabão, uma casa rústica e acolhedora no centro de Odeceixe, que há décadas serve a melhor gastronomia tradicional do Algarve e Alentejo. Bacalhau à algarvia, Feijoada de búzios ou de choco e Cabrito estufado à antiga são alguns dos pratos mais afamados.

COMPANHIA DAS CULTURAS

Com a serra a Norte, o mar a Sul, o sapal a Este e a ria a Oeste, este Ecoturismo sustentável e orgânico em Castro Marim é uma encruzilhada de geografias, emoções e culturas. A praia Verde fica a menos de dois quilómetros, mas a filosofia e as paisagens são assumidamente rurais, num regresso ao Algarve mais genuíno e autêntico. Aqui presta-se homenagem à terra, aos produtos e às tradições locais, numa relação omnipresente que se revela, por exemplo, na arquitetura das casas (prevalece a cal, a cortiça e o cimento afagado) ou nas refeições, já que 70% dos produtos utilizados são da propriedade e os restantes de parceiros vizinhos. 

Sem televisão ou música ambiente, a Companhia das Culturas privilegia a tranquilidade – tem apenas seis casas e quatro quatros para alojamento -, mas também a arte de bem receber, as relações humanas e o relaxamento. Para isso, oferece uma piscina exterior, um haman (ou banho turco) e um espaço totalmente forrado a cortiça para a prática de ioga ou meditação, a que chamaram Cork Box. 


Depois do descanso, passeios e petiscos

Enquanto espaço de (re)conexão com a terra e com as origens, a Companhia das Culturas é ideal como refúgio e local de recolhimento, longe de tudo e de todos, por isso há quem passe vários dias sem sair de lá. Mas se gosta de passear, há muito para descobrir no sotavento algarvio, como as praias da região, a Ria Formosa, a aldeia de Cacela Velha ou o castelo de Castro Marim. Já entre as atividades mais surpreendentes estão os voos de girascópio com a SkyExpedition(espécie de pequena avioneta) ou um programa de SPA nas salinas de Castro Marim.

Quanto a experiências gastronómicas, também há muitas que prometem ser inesquecíveis, com os petiscos da Casa da Igreja, em Cacela Velha (as ostras são divinais!) ou o Arroz de lingueirão da Fábrica do Costa. Mas também as Pataniscas de polvo do restaurante Noélia & Jerónimo, em Cabanas de Tavira, ou a Açorda de galinha da Casa de Pasto Fernando e Campinas, em Corte António Martins, já em plena serra de Tavira.

DORMIR

Dream Guincho
Morada: Rua do Moleiro, 65, Malveira da Serra, Cascais
Tel.: 218 042 230
Preço: desde 200€ / noite

Spacia Comporta
Morada: Estrada das Bicas, Bicas, Grândola

Tel.: 269 249 486
Preço: desde 300€/noite

Monte do Zambujeiro
Morada: Herdade do zambujeiro, Longueira/Almograve, Odemira 
Tel.: 916 162 215
Preço: desde 90€/noite

Casa Vicentina
Morada: Monte Novo, Odeceixe
Tel.: 915 819 737
Preço: Desde 100€/noite

Companhia das Culturas
Morada: Rua do Monte Grande, Castro Marim
Tel.: 282 957 062
Preço: Desde 155€/noite


COMER

Restaurante da Adraga
Morada: Praia da Adraga, Colares, Sintra
Tel.: 219 280 028
Preço médio/pessoa: 25€

Restaurante A Escola
Morada: EN 253, Cachopos, Alcácer do Sal
Tel.: 265 612 816
Preço médio/pessoa: 25€

Tasca do Celso
Morada: R. dos Aviadores 34, V. N. Milfontes
Tel.: 283 996 753
Preço médio/pessoa: 25€

Taberna do Gabão
Morada: Rua do Gabão 9, Odeceixe
Tel.: 282 947 549
Preço médio/pessoa: 15€


FAZER

Cavalos na Areia
Morada: Estrada Nacional 261, Km 6 – Torre, Comporta
Tel.: 913 181 844
Preço: Desde 70€/pessoa (passeio em grupo)

Mil Emotions (passeios no rio Mira)
Morada: 
Largo do Cais, V.N. Milfontes
Tel.: 
961 719 277

SkyXpedition (voo de girascópio)
Morada: 
EN 125, Pista da Praia Verde, Castro Verde
Tel.: 919 445 868
Preço: Desde 69€ (10 minutos)




Newsletter

A Hotéis de Campo publica semanalmente uma newsletter com todos os artigos relacionados com sugestões de viagens em Portugal.

Email Marketing by E-goi

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments