Fundão, estadias de charme, cerejas e percursos

Fundão- estadias de charme, entre sabores e história por terras de cerejas, castanhas e cogumelos

Texto de Sara Oliveira

Localizada no distrito de Castelo Branco, em plena Beira Baixa, a cidade do Fundão apresenta-se como o melhor ponto de partida para explorar as Aldeias Históricas de Portugal e algumas das suas mais importantes montanhas, como a Serra da Estrela e a Serra da Gardunha, e desfrutar de alguns dos mais pequenos grandes prazeres da vida.

A cereja é famosa, mas há mais atrativos a ter em conta e para apreciar. Na região, antes de se verem as cerejeiras em flor, os cogumelos destacam-se em caminhos traçados no meio da natureza.  Assim como os castanheiros que fazem parte do arvoredo autóctone.

Por estas bandas é impossível ficar parado e, para quem gosta de caminhar, há ainda várias rotas pedestres devidamente sinalizadas na zona protegida da Gardunha. Pelo meio, podem encontrar-se praias fluviais, lagoas, assim como conventos, castelos e outros locais históricos, dependendo da direção que se tomar.

Junta-se a boa gastronomia, o encanto das suas gentes e memórias do poeta Eugénio de Andrade, nascido a 19 de janeiro de 1923 na aldeia de  de Póvoa de Atalaia. Assim como outras paragens que, mesmo fora do Fundão, comungam das mesmas características e somam mais-valias aos dias passados por terras beirãs.

No centro da cidade

Antes de explorar toda a zona envolvente e localidades próximas, o Fundão merece provar que é mais do a cereja que põe a cidade na boca do mundo. No centro, a Pastelaria Almma promete conquistar pelo estômago. No espaço, a doçaria inspira-se, muitas vezes, na fruta típica da região.

Não muito longe, a três minutos a pé, fica o Museu Arqueológico José Monteiro, no Solar Falcão d’Elvas, onde se reúnem peças da pré-história ao século V, entre conjuntos romanos e pré-romanos, machados e objetos funerários encontrados na região.

Para quem vai atrás de um programa cultural, mas também entretenimento, a Moagem oferece concertos, exposições de arte, peças de teatro, espetáculos de dança, além de exibições regulares de cinema. Basta estar atento à agenda, mas só o edifício merece a visita, pois cresceu a partir de um antigo moinho de centeio e padaria.

Caminhar pelo centro histórico do Fundão transmite tranquilidade, entre capelas, igrejas, mansões abrasonadas, a par de fontes e do pelourinho da cidade.  Na periferia, o Parque do Convento tem um curso de aventura que liga as árvores com pontes de cordas escadas e tirolesa, e que faz as delícias dos mais novos.

Por serras e vales

Saídos da malha urbana, ainda dentro do concelho, o ideal é seguir o instinto aventureiro e curiosidade, com algumas dicas à mão. De carro, em dez minutos, chega-se ao berço onde nasceu e cresceu José Fontinhas, antes de se mudar para Lisboa e notabilizar-se como poeta sob o pseudónimo Eugénio de Andrade. Na terra natal, dá nome à Casa de Poesia onde se encontra o seu legado.

Casa da Poesia Eugénio de Andrade – (Fotos D.R.)

Também a apenas 15 minutos, a aldeia de Castelo Novo exibe-se como umas das 12 Aldeias Históricas de Portugal, nas encostas orientais da Serra da Gardunha, com o seu labirinto de becos em granito. Entre eles, encontra-se a Igreja de Nossa Senhora da Graça, do século XVIII, com o símbolo da Ordem dos Templários no arco ou o chafariz D. João V, incrustado numa das arcadas da Antiga Casa da Câmara.

A rusticidade granítica também descreve a vila de Alpedrinha, onde a estrada romana de outrora guia agora até ao Palácio do Picadeiro. Aqui fica “o maior chafariz da Beira Interior”, ou seja, a Fonte D. João V, data do século XVIII. Do centro, avista-se Monsanto, outra aldeia histórica, mas já pertencente à Idanha-a-Nova, onde recentemente filmaram a prequela da série “Guerra dos Tronos”.

Na margem esquerda do rio Zêzere, numa zona quase plana, rodeada por uma extensa manta de terrenos agrícolas, fica a aldeia de Janeiro de Cima, uma das 27 Aldeias do Xisto, onde o cenário se pinta de outras cores. “Ó da barca”, gritava-se antigamente para atravessar o rio, onde agora as embarcações oferecem passeios de lazer a partir do Parque Fluvial da Lavandeira.

Aconchegar o estômago

Ainda em Janeiro de Cima, o restaurante Fiado é referência para quem gosta de comer bem. O menu privilegia a cozinha portuguesa, honrando os pratos tradicionais e regionais, entre eles o cabrito no forno a lenha, a chanfana, o javali, os maranhos, o bacalhau com broa e o polvo à lagareiro.

Voltando ao  Fundão, Lombinho de Vitela na Pedra e Gambas com Molho de Alho são as especialidades de O Beiral, se bem que o Naco na Pedra seja muito elogiado nas críticas dos clientes, integrado o espaço na lista dos recomendados.

Na Quinta do Convento, nas instalações do hotel Convento do Seixo, o restaurante Pecado é outra opção a considerar. À frente está uma equipa jovem guiada pelo receituário tradicional, não faltando o cabrito no forno e as loiças de barro para levar a comida à mesa, entre criações mais arrojadas.

Bons pretextos para se deixar ficar  

Os encantos da região convidam a pernoitar e não faltam unidades hoteleiras onde ficar e tirar partida de condições únicas, sem stress ou correrias. No Fundão ou em outras paragens, inclusive no município vizinho de Idanha-a-Nova, ou na sede de distrito, Castelo Branco, abraçando todo o território com alternativas onde o conforto e qualidade andam de mãos dadas.

Cerca Design House

A cerca de 30 do Parque Natural da Serra da Estrela, no Fundão, o Cerca Design House Hotel, tem uma localização privilegiada rumo a várias Aldeias Históricas de Portugal. Catalogada com quatro estrelas, é o resultado da fusão entre a traça do solar do século XVII remodelado com o design contemporâneo e exclusiva que pauta a decoração.

Conhecida como Casa da Cerca foi outrora a Casa dos Machados, oferecendo 10 quartos divididos em três tipologias; Natura Superior, Natura e Pedra Superior. As duas primeiras sugestões estendem a vista até às Serras da Estrela e Gardunha. O hóspede pode contar com serviços de massagens, spa, jacuzzi, piscina ou biblioteca em caracol, que encanta qualquer pessoal e resulta em boas fotos para o Instagram.

Convento do Seixo Boutique Hotel & Spa 

Ainda sem sair Fundão, este foi o primeiro cinco estrelas do distrito de Castelo Branco. Aberto em 2018, numa propriedade do século XVI, o Convento do Seixo Boutique Hotel & Spa reúne as melhores condições que servem a atualidade. 

Com 16 quartos, quatro suites e quatro villas,  está unidade conta com duas piscinas e com um court de padel. No exterior, o jardim promove momentos de descontração, enquanto os claustros seiscentistas e a antiga igreja recuperada se prestam aos mais diversos eventos.

No spa, é possível experimentar o flutuário que recria as propriedades do Mar Morto, promovendo a meditação, o relaxamento, enquanto acalma corpo e a mente. Combater ansiedade, insónias, stress e melhorar outras patologias, é a função de cada  tratamento proposto. Cada sessão de meia-hora custa 35 euros e não está reservada apenas em que se aloja no hotel. 

Hotel Fonte Santa 

A pouco mais de uma hora de distância, já no município de Idanha-a-Nova, com as termas a cativarem muitas visitas,  Monfortinho é alternativa para se dormir, principalmente quando o objetivo é explorar. Por estas paragens, encontramos o Hotel Fonte Santa. Em plena zona raiana, este espaço de luxo rural rodeia-se de colinas verdejantes, que se traduzem em horas de pleno bem-estar. Nele, muito recentemente, ficaram os atores de “House of The Dragon”, a prequela de “Guerra dos Tronos”, que foi filmava na região de Idanha-a-Nova.

Fonte Santa é o nome das termas e também deste hotel com 40 quartos, onde os programas oferecem soluções termais ímpares. A decoração é tradicional e bastante aprazível, enquanto a piscina exterior – para os dias mais quentes – se estende num beiral infinito sobre um jardim de apurado recorte paisagístico.

Tapada da Serra 

Ainda no município de Idanha-a-Nova, mais propriamente em Oledo, esta casa de campo insere-se numa região de grande riqueza patrimonial e de interesse turístico de características únicas. O parque Natural Tejo Internacional fica perto e a sua gastronomia local, artesanato e costumes soma atrativos às mordomias da Tapada da Serra. O badalado festival Boom também se realiza nas proximidades.

Oito quartos duplos/twins integram a oferta, acrescentando-se várias zonas várias zonas de estar, interiores e exteriores. Entre elas, um terraço panorâmico e um pátio interior de acesso aos quartos do piso térreo. Duas salões aprazem pausas lúdicas, com mesa de snooker e lareira. 

A localização no meio rural convida a longos passeios. A propriedade também reúne uma grande diversidade de fauna natural, como pássaros, javalis, raposas, texugos, entre outras espécies, desafiando atividades como “bird-watching”. As crianças podem interagir com os animais da quinta como ovelhas, cabras, galinhas e perceber as suas rotinas.

Quinta dos Carvalhos

Mais a sul, às portas de Castelo Branco, podem pousar-se as malas e partir à descoberta desde a Quinta dos Carvalhos, onde as famílias acabam por querer ficar por mais tempo.

Os animais fazem parte integrante das tarefas diárias desta propriedade agrícola, e estão à vista de quem escolhe ficar. É possível fazer divertidos piqueniques e, no exterior, uma piscina e um tanque refrescam os dias mais quentes. O balir das ovelhas e o chilrear dos pássaros anulam o bulício das cidades e o barulho dos carros também fica para segundo plano.

Reabilitada, esta casa senhorial dispõe de cinco quartos (Cabana, Goa, Beira, Tejo e Pátio), devidamente equipados para estadias ímpares, seja só para pernoitar ou conviver entre amigos .

Contactos

Onde dormir

Cerca Design House

Morada: Largo da Praça, n.º1, Fundão Tel.: 275 759 060 Preço: a partir 85 euros/ noite

Convento do Seixo Boutique Hotel & Spa 

Morada: Rua do Convento, Fundão Tel.: 275 249 670 Preço: a partir de 130 euros/ noite

Hotel Fonte Santa 

Morada: Termas de Monfortinho, Monfortinho Tel.: 277 430 300 Preço: a partir de 64,80 euros/ noite

Tapada da Serra

Morada: Oledo, Idanha-a-Nova Tel.: 966 712 234 Preço: a partir de 70 euros/ noite

Quinta dos Carvalhos

Morada: Estrada Nacional 18, Castelo Branco Tel.: 912 753 256 Preço: a partir de 100 euros/ noite

Onde comer

Pastelaria Almma

Morada: Rua Dr. João Pinto, n.º 8 e 10, Fundão Tel.: 275 773 504

Restaurante Fiado

Morada: Rua do Espirito Santo nº5, Janeiro de Cima, Fundão Tel.: 272 745 024

O Beiral

Morada: Rua Zeca Afonso Lote F R/C Dto, Fundão Tel.: 275 773 307

Pecado

Morada: Quinta do Convento, Fundão Tel.: 275 249 670

O que visitar

Museu Arqueológico José Monteiro

Morada: Rua do Serrão 15, Fundão Tel.: 275 774 581

A Moagem- Cidade das Artes e do Engenho

Morada: Largo da Estação 8, Fundão Tel.: 275 773 032

Casa de Poesia Eugénio de Andrade

Morada: Avenida 1.° de Maio, Póvoa da Atalaia Tel.: 275 779 04

Palácio do Picadeiro

Morada: Palácio do Picadeiro, Largo Dr. Manuel Proença, Alpedrinha Tel.: 275 561 121

Newsletter

A Hotéis de Campo publica semanalmente uma newsletter com todos os artigos relacionados com sugestões de viagens em Portugal.

Email Marketing by E-goi

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments