Hotéis amigos do ambiente: o novo luxo tem pegada ecológica reduzida

Sofisticação e luxo, mas em plena harmonia e respeito para com o meio ambiente. Escolher um hotel eco sustentável é cada vais mais uma opção e nós desvendamos locais de sonho para ficar alojado.

Texto: V.M.

Fotografia cedida por Cooking and Nature Hotels Emotional Hotel & The Nest

O respeito pela natureza e pelo seu ciclo de vida fazem cada vez mais parte das preocupações e responsabilidade de cada um de nós. A sustentabilidade está na ordem do dia e no que aos alojamentos diz respeito, as preocupações ambientais são cada vez maiores. Os hotéis transformam-se para se tornarem mais ecológicos e com pegada ambiental reduzida. De norte a sul do país há vários que já “nasceram” com base no conceito 100% ecológico. 

COOKING AND NATURE HOTELS EMOTIONAL HOTEL & THE NEST 
No sopé da serra, envolvido pelo Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, dois hotéis, a somente 200 metros de distância, com a mesma marca Cooking & Nature, completamente diferentes entre si, mas igualmente encantadores. O Emotional Hotel tem 12 quartos, cada qual dedicado a um filme e com decoração alusiva ao mesmo. Além da piscina exterior, conta no interior com três pequenas piscinas com água a temperaturas diferentes. Neste espaço existe restaurante e fazem-se workshops de culinária. O “irmão mais novo” deste hotel de charme de 4 estrelas, o The Nest, oferece, como o nome “nest” (ninho em português) indica, o conforto, aconchego, descanso e o bem-estar. Esta unidade dispõe de dois quartos duplos deluxe, seis quartos duplos superiores e dois apartamentos em que o toque dos materiais naturais e o aconchego da madeira aproximam da mãe natureza.


O Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, onde se encontra inserido o Cooking And Nature Hotels Emotional Hotel & The Nest, é uma autêntica dádiva para os amantes da Natureza. Com uma área bastante abrangente que abarca os concelhos de Leiria, Rio Maior, Torres Novas e Tomar, apresenta uma impressionante diversidade de vida animal e vegetal, já para não falar das importantes formações geológicas. 
Mais de 100 espécies de aves nidificam nestas serras, representando o grupo de vertebrados em maior número no parque. Algumas espécies têm grande importância a nível nacional, como é o caso do bufo-real e a gralha-de-bico-vermelho que nidifica em cavidades. As inúmeras grutas e cavernas existentes são habitat de importantes colónias de morcegos, animal que, aliás, é o símbolo do parque. A nível da flora, vivem aqui cerca de 600 espécies, algumas endémicas do nosso país e da Península Ibérica, algumas raras e de grande beleza, como é o caso das orquídeas selvagens. 
Os percursos pedestres são muitos, para os vários gostos e condição física. Envolva-se na natureza e percorra a serra, deixe-se surpreender pela vista excecional ao longo de cada um dos percursos existentes. Se preferir pedalar pode também optar pelos vários percursos cicláveis existentes. Nas imediações do Cooking And Nature Hotels Emotional Hotel & The Nest, não pode de forma alguma perder a arrebatadora Fórnea, em Chão de Pias, local onde as erosões provocadas pelas chuvas e pelas águas nascentes criaram um cenário natural impressionante, com uma forma que se assemelha a um enorme abatimento da crosta terrestre. Trata-se de um anfiteatro natural com cerca de um quilómetro de diâmetro, escavado nos calcários margosos, margas e calcários do Jurássico inferior e médio, o que o torna, por isso, num lugar rico em fósseis. Em dias chuvosos, a água cai em cascata formando um cenário de beleza sem igual.


VILLA EPICUREA
Embrenhado em plena Serra da Arrábida, com vista sublime para o mar, ergue-se este eco lodge composto por três quartos na Casa Mãe, com ocupação para duas, três e quatro pessoas, e duas eco villas privadas com capacidade para até quatro pessoas. O nome do alojamento diz tudo. Compartilhar as lições da filosofia epicurista (corrente filosófica baseada na busca pela felicidade) e contribuir para uma vida feliz, tranquila e harmoniosa é o sonho de Mariana desde que abriu portas do seu refúgio, em 2019. Aqui oferece-se uma experiência de plena comunhão com a natureza, revelada pela escolha de materiais de baixo impacto ecológico e assente no lema dolce far niente. Espaço ideal para quem procura “desligar”, reencontrar o equilíbrio e “re-energizar” alma, corpo e mente. Além das zonas para o descanso, na propriedade existe um dome perfeito para a prática de atividades como yoga ou meditação. Já a piscina com borda infinita oferece uma vista inesquecível do pôr do sol. Outras experiências contemplam massagens diversas, workshops e refeições de cozinha vegetariana. A Casa Mãe dispõe também de uma cozinha e sala de estar em open space, que podem ser partilhadas por todos os hóspedes. Neste alojamento eco até os amenities são artesanais e totalmente biológicos, o que proporciona uma experiência verdadeiramente holística.


CASAL DO FRADE 
Na Aldeia do Meco existe um ecoturismo em madeira “onde a paz reina e a natureza fala”. Tem nove quartos equipados com todo o conforto indispensável para relaxar e renovar energias. Todos os cómodos são térreos e têm saída direta para terraços e para o jardim com piscina de água salgada. O alojamento fica integrado numa quinta, em plena Reserva Natural da Arrábida, portanto, um local ideal para os que são adeptos da imersão na Natureza. A praia fica a apenas poucos minutos, mas dentro do Casal do Frade há muito para fazer como passeios de bicicleta, de cavalo e trekking. Pode também optar por participar em aulas de ioga e pilates nos jardins ou reservar uma massagem. Pode ainda bater umas bolas no campo de ténis ou frequentar e descobrir como é o spa holístico. Numa das salas comuns existe mesa de bilhar e de pingue-pongue.


Situada junto ao mar, a Serra da Arrábida oferece uma das paisagens mais deslumbrantes da costa da região de Lisboa. Os passeios de orientação ou de bicicleta são uma ótima forma para conhecer este fascinante local onde predomina a vegetação mediterrânica. Existem trilhos com vários níveis de dificuldade e organizam-se passeios noturnos, para uma forma distinta de conhecer o local. As praias existentes no sopé da serra são de uma beleza incrível. Portinho da Arrábida, Galapos, Galapinhos e Figueirinha, fazem as delícias de quem aqui se vem banhar.
Cerca de 20 quilómetros separam estas praias paradisíacas a uma não menos bela e concorrida, a do Meco. Pelo caminho encontra ainda Sesimbra e uma outra praia de sonho: a Praia do Ribeiro do Cavalo, de acesso tão difícil como a beleza que guarda.

Obrigatório parar na vila para comer o peixe e marisco sempre frescos nos muitos restaurantes da encantadora vila. Aqui o verão é sempre animado: durante o dia dentro de água ou a apanhar banhos de sol, à noite a passear pela marginal. O mercado local, a lota, o Farol do Cabo Espichel e o Convento da Nossa Senhora do Cabo, são igualmente de visita obrigatória.
Em direção a norte, alcançamos por fim a Aldeia do Meco a e a sua praia, que também dá pelo nome de Praia do Moinho de Baixo, internacionalmente conhecida desde o início dos anos 70, por ser uma praia para os adeptos do naturismo, que traz desde então a Portugal veraneantes oriundos de todas as nacionalidades. A sua beleza é conferida pelo extenso areal, cerca de quatro quilómetros de areia fina e dourada, mar revolto e a imponente arriba de argila e plantas aromáticas. Fazer caminhadas por entre as arribas, cheirando a maresia e sempre com o mar no horizonte, é uma experiência a não esquecer. A empresa Greentrekker é uma das operadoras a que pode recorrer para conhecer os segredos mais bonitos e bem guardados da região.


CASA DO FUNDO – SUSTAINABLE & ECOTOURISM 
Turismo de habitação localizado no Pereiro, uma Eco Aldeia no sopé do Parque Natural da Serra da Estrela, a Casa do Fundo foi distinguida com o galardão internacional Green Key – Turismo Sustentável, que premeia os estabelecimentos turísticos que implementem boas práticas ambientais e sociais, que valorizam a gestão ambiental nos seus estabelecimentos, e a promoção da educação ambiental para a sustentabilidade. Também membro efetivo do NATURAL.PT desde 2018 e SUSTAINABLEFIRST, desde 2020, o alojamento pretende, com estas distinções, continuar na senda pela promoção e salvaguarda do ambiente e dos recursos naturais garantindo o crescimento económico da actividade. O alojamento, que permite animais de estimação, é constituído por seis quartos, todos com nomes de flores e casa de banho privativa. No exterior há jardim e zona para churrascos, bar e cozinha partilhada.


Nesta época do ano a neve é substituída pelas maravilhosas praias e lagoas que conferem um encanto diferente à paisagem da Serra da Estrela. A Praia Fluvial do Paul e a de Unhais da Serra, na Covilhã, a Praia Fluvial de Vale do Rossim, nas Penhas Douradas, e a Praia Fluvial de Valhelhas, na Guarda são alguns dos exemplos. Mas a Praia Fluvial de Loriga, em Seia, é a que conta com mais reputação e maior número de visitantes. Também conhecida como “praia selvagem rainha da Serra da Estrela”, tem características únicas, já que se encontra situada num glaciário. A água é pura e cristalina, mas, como se percebe, bastante fria, o que não é motivo suficiente para afugentar os muitos banhistas que ali se deslocam. Com qualidade de ouro e vigiada, está munida de todas as infraestruturas necessárias, como é o caso de estacionamento adaptado, posto de primeiros socorros, painéis informativos da zona e região e posto de turismo. As zonas de lazer incluem parque infantil, parque de merendas, solário e trilhos para caminhadas. 
Outro pequeno paraíso em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, na ribeira da Caniça, a Praia Fluvial da Lapa dos Dinheiros, no lugar conhecido como o Souto da Lapa, conta com notáveis afloramentos graníticos.Os relevos acidentados do vale provocam sucessões de cascatas que, por sua vez, criam um efeito visual incrível. Perto da praia existe uma ponte romana, a Ponte da Caniça, onde existe também um caminho pedonal que dá acesso ao buraco da Moura e a um miradouro que permite observar as quedas de água em toda a sua amplitude.


DORMIR

Cooking and Nature Hotels Emotional Hotel & The Nest
Morada: 
Rua Asseguia das Lages, 181, Alvados, Porto de Mós
Tel.: 244 447 000
Preço: 
desde 90€/noite

Villa Epicurea
Morada: 
Rua do Casalinho, 5, Fetais, Sesimbra
Tel.: 961 719 755
Preço: 
desde 125€/noite

Casal do Frade
Morada: 
Rua do Casalinho, 18 Aldeia do Meco, Sesimbra
Tel.: 918 593 007
Preço: 
desde 90€/noite

Casa Do Fundo – Sustainable & Ecotourism
Morada: 
Rua Dona Aurora Borges de Melo, S/N, Seia 
Tel.: 967 332 005
Preço: 
desde 85€/noite

COMER

Adega Típica Leo do Petisco
Morada: 
Rua da Cordoaria, 31, Setúbal
Tel.: 
265 228 340
Preço médio: 
20€

Bar do Peixe
Morada: 
Praia do Moinho de Baixo, Meco
Tel.: 
913 088 097
Preço médio: 
30€

Wine Corner By José Maria da Fonseca
Morada: 
Rua José Augusto Coelho, 1, Azeitão
Tel.: 
212 191 366
Preço: 
35€

Ribamar
Morada: 
Avenida dos Náufragos, 29, Sesimbra
Tel.: 212 234 853
Preço: 
35€

Paladar
Morada: 
Edificio jardim, Avenida Luís Vaz de Camões, 1, Seia
Tel.: 912 264 797
Preço: 20€

Restaurante Margarida I
Morada: 
Nossa Senhora do Desterro São Romão, Seia
Tel.: 238 321 136
Preço: 20€

VISITAR

Grutas de Mira de Aire
Morada: 
Avenida Dr. Luciano Justo Ramos, 470, Mira de Aire
Tel.: 
244 440 322
Horário: Das 9h30 às 19h30
Preço: 
desde 4,50€

Fórnea
Morada: 
Alcaria
Tel.: 
244 499 600
Preço: 
Gratuito

Farol do Cabo Espichel
Morada: 
Cabo Espichel
Tel.: 212 288 540
Horário: Quartas-feiras das 14h00 às 17h00
Preço: 
Gratuito às quartas-feiras e 4,50€ (com marcação)

Palácio Da Bacalhôa
Morada: 
Estrada Nacional 10, Vila Nogueira de Azeitão
Tel.: 212 198 067
Horário: 
Visitas Guiadas de segunda-feira a sábado às 10h00 e às 15h00 (outros horários sob consulta)
Preço: 
10€

Museu do Pão
Morada: 
Quinta fonte do Marrão, Seia, Portugal
Tel.: 
238 310 760
Horário: Todos os dias, das 10h00 às 18h00.
Preço: 
5€

Museu Natural da Electricidade de Seia
Morada:
 EM513 1, São Romão
Horário: de terça-feira a domingo, das 10h00 às 18h00
Tel.: 
238 316 276 
Preço: 
3€

 

Newsletter

A Hotéis de Campo publica semanalmente uma newsletter com todos os artigos relacionados com sugestões de viagens em Portugal.

Email Marketing by E-goi

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments