Rumo a Sul: sofisticação e bom gosto às portas de Espanha


Há dias de tranquilidade para desfrutar em locais de paz e requinte a apenas dois passos do país de nuestros hermanos. No sotavento algarvio conheça cinco alojamentos que oferecem tranquilidade e um luxo despretensioso que conforta em todos os momentos. 

TXT: V.M.

Fotografia de capa cedida pela Companhia das Culturas


Para muitos viajantes, é a região preferida do sul do país. O sotavento algarvio agrupa oito municípios, entre os quais o de Vila Real de Santo António, Tavira, Castro Marim e São Brás de Alportel, sobre os quais nos debruçaremos. Nesta zona, mais próxima a Espanha, onde as temperaturas são amenas durante todo o ano, encontramos um Algarve com paisagens bonitas, praias maravilhosas e alguma tranquilidade já que, apesar de tudo, ainda se encontra um pouco afastada do turismo de massas, se comparada com a região do barlavento. 
Mesmo junto à fronteira com Espanha, Vila Real de Santo António assemelha-se a uma tela cheia de cores: o azul-turquesa do mar, o verde dos pinhais, o dourado dos areais. Quem se dedica à observação de aves e plantas tem na Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e de Vila Real de Santo António, e também no Parque Natural da Ria Formosa, locais privilegiados para a sua observação. A sombra fresca dos pinheiros da mata nacional, que liga Vila Real de Santo António a Monte Gordo, representa igualmente um convite ao conhecimento da flora e fauna locais. Em passeio pelo centro histórico conheça a igreja, a câmara municipal e a antiga casa da guarda, edifícios do século XVIII, localizados no coração da vila, a Praça Marquês de Pombal.
O concelho de Castro Marim oferece um vasto e rico património natural, desde a serra até ao litoral, entre paisagens protegidas, zonas balneares de excelente qualidade, ribeiras e albufeiras de água para consumo humano e com elevado potencial ambiental e ecológico. Paisagens estas que dão suporte a espécies e habitats próprios e fazem deste território um destino privilegiado para o turismo da natureza, com especial enfoque para os percursos pedestres e a ornitologia e observação de aves. Deste rico património natural merecem especial destaque a área da reserva natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António, as barragens de Odeleite e Beliche, a Mata Nacional das Terras da Ordem e a faixa litoral constituída por areais extensos e sistemas dunares bem consolidados.

Mar, rio e ria…

Também na vizinha Tavira pode encontrar um pouco de tudo, do mar ao rio e à ria; serra e barrocal; pontes e igrejas. Sem a confusão de um outro Algarve mais cosmopolita, é uma cidade tranquila e cheia de luz com um património histórico e natural apaixonante. Ainda que fora da época balnear, a Ilha de Tavira, no Parque Natural da Ria Formosa, é local de visita obrigatória. Para lá chegar, aprecie a viagem de barco a partir do cais das Quatro-Águas. Para conhecer o centro da cidade, nada como palmilhá-la a pé. A Praça da República, junto ao rio Gilão e à ponte medieval, é um ponto de partida central. Comece pelo Mercado Municipal, visite a Igreja da Misericórdia, datada do século XVI, e o Palácio da Galeria, um belo edifício renascentista transformado em Museu Municipal. Depois suba até ao castelo e à sua torre octogonal, passeie pelo jardim e desfrute da vista soberba sobre o casario da cidade, o rio e, mais ao longe, as salinas.
Mais para o interior, São Brás de Alportel conserva um importante património natural, que se prende não só com a beleza da paisagem, mas com a riqueza geológica, a diversidade de ambientes naturais e as características geográficas e climatéricas, que lhe conferiram o nome de “terra de bons ares”. Caracterizada pela transição entre as zonas do barrocal e da serra, apresenta belos solos vermelhos. Grande parte da flora é constituída por mato, com vegetação densa, mas em algumas áreas existem espécies arbóreas de tradição mediterrânica, como sobreiros, medronheiros e azinheiros. No montado de sobro da antiga Serra de Mú, extrai-se a cortiça. A sul encontra-se o barrocal onde os solos são calcários e de melhor proveito agrícola. As terras aqui são mais férteis, acolhendo pequenas áreas hortícolas, como o pomar misto de sequeiro – as amendoeiras, as figueiras, as alfarrobeiras e as oliveiras – base da saborosa doçaria típica; que coexistem com algumas superfícies de mato, onde predomina o carrasco. 
O centro histórico é o ponto privilegiado para partir à descoberta de São Brás de Alportel. O adro da Igreja Matriz oferece uma bela panorâmica, desde o barrocal até ao mar, e no seu entorno pode encontrar algumas das mais valiosas jóias do património concelhio. Em pleno coração da vila, delicie-se com o edifício dos Paços do Concelho, a bonita casa cor-de-tijolo, que acolheu a Casa das Órfãs e foi berço do ilustre são-brasense Roberto Nobre, o antigo Palácio Episcopal, a Biblioteca Municipal Dr. Estanco Louro e a Fonte Nova.


CONVERSAS DE ALPENDRE
Neste retiro escondido no Sotavento Algarvio, de vistas largas para o mar, o silêncio, o conforto e as estrelas vão fazer com que sinta a verdadeira alma do Algarve. Conforto é a palavra-chave deste turismo rural que conta com 13 espaços desenhados numa perfeita harmonia entre rusticidade e sofisticação, com madeiras, têxteis e azulejos típicos portugueses. A oferta  divide-se entre quatro tipologias de suites e um apartamento familiar.
Com um charme único, as suítes standard dispõem de um terraço comum virado para o jardim, enquanto as suítes superiores têm como cenário o imenso mar. Uma das suítes, com vista mar, tem um terraço privado com um jacuzzi, ideal para banhos debaixo das estrelas. Todas as suítes estão devidamente equipadas e contam com amenities das prestigiada marca Castelbel. O apartamento, o único do Conversas de Alpendre, fica situado no piso superior da casa. Dispõe de um amplo terraço privativo com jacuzzi e uma ampla vista de mar e campo. Tem dois quartos, casa de banho e zona de estar com kitchenette.


COMPANHIA DAS CULTURAS
Ecoturismo sustentável e orgânico no extremo sueste do Algarve, junto da Reserva Natural de Castro Marim e a pouco mais de um quilómetro das praias. Insere-se numa propriedade onde abundam o pinheiro manso, o sobreiro, alfarroba, damasco, figo, azeite e laranja. O ecossistema, afeiçoado pela agricultura de sequeiro e pequenas hortas, manifesta-se nas refeições que diariamente são servidas com base nos produtos próprios e no dos vizinhos. Sem televisão, nem música ambiente, mas com sistema de wi-fi nos espaços comuns, a Companhia das Culturas proporciona estadias de recolhimento, caminhadas e relaxamento. Tem seis quartos e quatro casas com pátios privativos, resultado da recuperação da antiga Casa Agrícola onde ainda prevalece a cal, o cimento afagado e a cortiça. Os interiores, igualmente recuperados, conjugam mobiliário e objectos de diferentes épocas e estilos. Os amenities são da  8950, marca portuguesa  comprometida com a saúde do corpo e do meio-ambiente.


FARMHOUSE OF THE PALMS
Local de uma beleza singular com paredes caiadas de branco, pisos em terracota e quase 300 anos de história, a Farmhouse of the Palms é uma das mais grandiosas e elegantes quintas do Algarve. Combina o luxo, a sofisticação e a estética de um hotel com o intimismo e a sensação de bem-estar presentes num B&B. A propriedade foi restaurada, devolvendo-lhe a beleza de outrora, respeitando a história e combinando o estilo rústico e contemporâneo com a arquitetura tradicional portuguesa. Com apenas sete suítes, destaca-se pela exclusividade, tornando-se no lugar ideal para quem a serenidade e a privacidade são primordiais. O espaço é rodeado por um exuberante jardim com plantas nativas, flores e árvores de fruto. As quatro casas estão construídas em torno de um pátio central com fonte de água e uma magnífica piscina de mosaico negro. O pequeno-almoço é composto de produtos sempre frescos e locais e compotas caseiras. Duas vezes por semana há jantares de degustação com três pratos, com o melhor da gastronomia algarvia.


QUINTA DOS PERFUMES
Integrada no Parque Natural da Ria Formosa, a Quinta dos Perfumes começou por ser, nos anos 50, uma fábrica de destilação de malvas para a produção de essências. A história da Quinta dos Perfumes inicia-se nos anos 50 com a criação de uma fábrica destinada à destilação de malvas para a produção de essências. Com a desativação da fábrica nos anos 70, a quinta foi adquirida pela atual família que a reconverteu, plantando variadas castas de vinha de mesa. Por volta do ano dois mil a segunda geração da família optou por reconverter os 40 hectares da cultura existente num pomar de citrinos. É já na terceira geração que se cria a unidade hoteleira, que abriu portas ao público em 2013, com quatro tipologias diferentes: Deluxe, com vista para jardim e o mar; Terrace, com terraço privativo; Estúdio com Kitchenette; e Duplo. No meio do laranjal existe uma fabulosa piscina de água salgada. No rooftop avista-se o  laranjal a perder de vista, o mar e a serra algarvia do outro.

 
HOSPEDARIA
A Hospedaria é um hotel rural com cinco suítes, todas com pátios privativos. A sua história remonta a 1917, quando começou por funcionar como venda e taberna de estrada. Durante décadas foi um importante local de troca e venda de produtos agrícolas regionais, mas também um polo dinamizador da vida social das gentes da região, estando ainda bem presente nas memórias dos mais velhos, os “famosos bailes “ da Cumeada. Já Nas primeiras décadas do século XX foi posto dos correios, local onde existia o único telefone público da região. Vetada ao abandono durante 30 anos, renasceu como hotel rural com nova vida votada aos espaços, aproveitando-se a antiga taberna para servir de bar. No exterior existe um tanque, cuja água está aquecida no inverno, e um solário. Se pretender pode pedir para que lhe seja servido um lanche aqui. Os amenities são cuidadosamente escolhidos, recaindo a escolha para a marca portuguesa Nova Saboaria. A pedido existe também serviço de massagens.


DORMIR

Conversas de Alpendre
Morada
: Estrada de Santa Rita, 36, Vila Nova de Cacela, Vila Real de Santo António
Tel: 910 035 704
Preço: 
Desde 160€/noite

Companhia das Culturas
Morada: 
Rua do Monte Grande, Castro Marim
Tel: 
281 957 062
Preço: 
Desde 155€/noite

Farmhouse of the Palms
Morada: 
Cerro do Botelho, São Brás de Alportel
Tel: 
964 478 157
Preço: 
Desde 150€/noite

Quinta dos Perfumes
Morada: 
Quinta Dos Perfumes, Conceição de Tavira, Tavira
Tel: 281 327 233
Preço: 
Desde 165€/noite

Hospedaria
Morada: 
Sítio da Cumeada, Conceição de Tavira, Tavira
Tel: 
917 782 189
Preço: 
Desde 170€/noite

COMER

Cantarinha do Guadiana
Morada: 
Avenida da República, bloco B, loja 4, Vila Real de Santo António
Tel: 
281 547 196
Preço médio/pessoa: 
20€

À Terra – Praia Verde
Morada: 
Octant Hotel Alfarve Praia Verde, Praia Verde Resort
Tel: 
281 530 600
Preço médio/pessoa: 
40€

Sabores do Campo
Morada: 
Poço dos Ferreiros, São Brás de Alportel
Tel: 
289 849 346
Preço médio/pessoa: 
30€

Marisqueira Os Fialhos
Morada: 
Sítio do Pinheiro, Luz de Tavira, Tavira
Tel: 281 961 222
Preço médio/pessoa: 
20€


Come na Gaveta Gastrobar
Morada: 
Avenida Dr. Mateus Teixeira de Azevedo, 36, Tavira
Tel: 
926 677 879
Preço médio/pessoa: 
25€

Newsletter

A Hotéis de Campo publica semanalmente uma newsletter com todos os artigos relacionados com sugestões de viagens em Portugal.

Email Marketing by E-goi

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments