Tavira: a princesa serena

Tavira tem tudo: mar, ria e rio; serra e barrocal; pontes e igrejas. Sem as confusões de outros algarves, é uma cidade tranquila e cheia de luz com um património histórico e natural apaixonante. Siga os nossos roteiros e descubra os melhores alojamentos, restaurantes e locais de visita. 

A pé pelo centro histórico

Nada como uma caminhada para descobrir a zona histórica de Tavira. A Praça da República, junto ao rio Gilão e à ponte medieval, é um bom ponto de partida para este percurso urbano pelo antigo burgo. Daqui, suba até ao castelo (atravessando a Porta de D. Manuel) e no caminho visite a Igreja da Misericórdia (séc. XVI) e o Palácio da Galeria, um belo edifício renascentista transformado em Museu Municipal. 

Chegando ao castelo, passeie pelo jardim e não deixe de subir até à torre octogonal, que oferece uma vista soberba sobre o casario da cidade, com os seus telhados de tesoura, mas também para o rio e, mais ao longe, para as salinas. À saída do castelo está a Igreja de Santa Maria do Castelo, edificada sobre uma antiga mesquita após a conquista cristã da localidade, em 1242. Junto a ela vai encontrar o antigo convento de Nossa Senhora da Graça (agora uma pousada) e pouco depois a Igreja de Santiago, matriz da cidade.

Descendo a Rua D. Paio Peres Correia irá dar à Avenida da Liberdade, que serve de morada à Capela de Nossa Senhora de Consolação e a várias casas apalaçadas. De regresso à Praça da República, faça um breve desvio até ao antigo Mercado Municipal, entretanto transformado em espaço de animação cultural. Agora sim, poderá atravessar a ponte pedonal e descobrir a margem esquerda, onde ficam a Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo e o Centro de Ciência Viva. No final do passeio, admire as vistas a partir da Ermida de São Brás, que oferece uma nova perspetiva da cidade.

De barco ou comboio até à praia

A Ilha de Tavira, no Parque Natural da Ria Formosa, é mais um local de visita obrigatória no concelho, sobretudo durante o verão. Para lá chegar, é preciso apanhar o barco no cais das Quatro-Águas, a dois quilómetros do centro da cidade. Depois de uma curta viagem irá encontrar uma praia com extenso areal, servida por bares, restaurantes, um parque de campismo e empresas de atividades náuticas.

Outra hipótese é apanhar o barco em Santa Luzia para a Praia da Terra Estreita, também ela com vários equipamentos de apoio, mas mais tranquila. No regresso, aproveite para visitar a aldeia piscatória, conhecida como a “Capital do Polvo”. Estará, pois, no sítio certo para fazer uma refeição e o mais difícil é escolher entre tantos restaurantes. Um dos mais famosos chama-se Casa do Polvo – Tasquinha, que serve este molusco de mil e uma maneiras, como laminado, em salada, feijoada ou mesmo em caril.

Mas também é possível chegar à Ilha de Tavira através de um pequeno comboio turístico (ou a pé) que liga Pedras D`El Rei à Praia do Barril, onde os visitantes encontram uma agradável área comercial – outrora uma armação de pesca de atum – e o surpreendente “cemitério de âncoras” que repousa no areal. Depois, o mar espera por si para um refrescante mergulho.

Outro local para ir a banhos é a ilha de Cabanas, já no extremo este do concelho (sentido Cacela). Depois de passar por Conceição de Tavira irá encontrar a pitoresca povoação de Cabanas, onde poderá apanhar um pequeno barco para a praia. Mas esta é também uma terra onde se come muito bem, por exemplo no Noélia & Jerónimo, que dá a provar autênticas pérolas gastronómicas, como o Arroz de limão com corvina e amêijoas, as Pataniscas de polvo ou os Filetes de peixe galo.

 De carro por montes serranos

Tavira também é serra e barrocal, por isso não deixe de visitar o interior do concelho. Comece pelo Parque de Lazer da Mata da Conceição, logo após Santa Rita, e siga para a Eira Pelada (Corte António Martins), onde está um dos melhores restaurantes tradicionais da região, a Casa de Pasto António e Campinas, famosa pela sua açorda de galinha. Continue por Faz Fato e Vale Ebros e faça um desvio pelo Serro Alto para admirar as vistas espetaculares, com a Serra do Caldeirão a norte e o mar a sul. 

Depois deste, visite mais dois miradouros de cortar a respiração, primeiro o de Vale Corvo e depois o de Alcaria do Cume, o ponto mais alto do concelho de Tavira, com 535 metros. Rume até Casas Altas e após Malhada do Bico faça mais uma pausa no parque de Merendas de Umbria. Volte a apreciar o belo panorama junto a Eiras Altas e termine este passeio em Santa Catarina da Fonte do Bispo. Aqui, visite o Núcleo Museológico da Cooperativa Agrícola, situado num antigo lagar, e a Igreja matriz, do século XVI. Se estiver na hora da refeição, o Restaurante Cantinho da Serra, em Bemparece, promete encher-lhe as medidas com o melhor da gastronomia tradicional.

ESTADIAS EM TAVIRA

COLÉGIO CHARM HOUSE

Um palacete com várias vidas deu origem a este refúgio de luxo em pleno centro histórico de Tavira. Outrora, o charmoso edifício setecentista serviu de residência ao cozinheiro do rei D. João V e mais recentemente foi colégio masculino, daí o nome do hotel. Mas, por ironia, todos os quartos e suítes da ala antiga têm nomes femininos – como Amélia, Ester ou Piedade – e decoração a condizer, que recria a atmosfera de uma antiga escola de meninas. Já os quartos da parte nova evocam raízes étnicas e destinos exóticos, como Marrakech, Índia ou Amazónia, apresentando cores mais quentes e peças que os proprietários trouxeram das suas viagens. O alojamento inclui ainda dois quartos na antiga capela com nomes angelicais – Francisco e Gabriel – e diversos apontamentos religiosos, como imagens de anjos, cruzes e altares.

No exterior há uma grande piscina comum e mais cinco privadas, muitos terraços, esplanadas e um bar. As refeições são servidas no restaurante, com pratos assinados pelo chef Gonçalo Esteves, que também assina a carta de outro alojamento dos mesmos proprietário: o sereno e acolhedor Conversas de Alpendre, em Vila Nova de Cacela.

CASAS DA SERRA

Bem-vindos a um outro Algarve. Escondidas entre montes onde o tempo corre mais devagar, as Casas da Serra são uma homenagem às raízes, num território onde mandam a Natureza, as gentes da terra e as cigarras. O mar está a apenas oito quilómetros, mas a agitação parece ficar muito mais longe destas paragens, algures no Sítio da Daroeira. Nunca ouviu falar em tal lugar? Ainda bem. É sinal que este pequeno paraíso serrano continua a ser um segredo bem guardado. 

O alojamento divide-se por quatro casas, todas recuperadas em estilo algarvio e com matérias locais. A primeira a receber hóspedes foi a Casa do Serro da Volta, antigo edifício agrícola que agora oferece dois espaços independentes, vários terraços e um refrescante tanque. Já a Casa do Tronco foi em tempos uma “venda” com barbeiro e salão de baile, entretanto reconvertida ao turismo para acolher cinco quartos e uma grande piscina. Há ainda a Casa do Pátio e o Monte do Cansado, no coração da aldeia da Daroeira, cada qual com dois quartos e belas vistas para os montes e vales da serra.


QUINTA DA PINTASSILGA

Entre o mar e a serra, a apenas dois quilómetros de Tavira, mas imersa num ambiente rural e campestre, este é um refúgio algarvio de corpo e alma. O ADN e a identidade da região revelam-se em todo o seu esplendor, não só na paisagem – feita de alfarrobeiras, oliveiras e pomares de citrinos – mas também na arquitetura, que respeita a traça e a história dos edifícios centenários originais. Estes deram lugar a três alojamentos independentes (Casa das Oliveiras, Casa do Armazém e Casa dos Caseiros), todos com cozinha e um amplo terraço com vistas para o oceano.

Na quinta há ainda uma grande piscina com ladrilho tradicional, adaptada do velho tanque de rega, e uma antiga eira, que evoca as lavouras de outros tempos. Nos seus 12 hectares também não falta espaço para dar uma caminhada, andar de bicicleta, ler um livro à sombra de uma oliveira ou apanhar (e provar) os frutos que nascem nas árvores. Aqui, o Algarve autêntico sabe melhor.

HOSPEDARIA

Um dia, digo adeus à agitação da cidade e vou para o campo. Muitos já pensarem fazê-lo, mas Rui Liberato de Sousa, um dos proprietários da Hospedaria – e também da Pensão Agrícola – passou mesmo das palavras aos atos. Dito e feito, juntou-se ao médico Nuno Ramos e, juntos, abriram estes dois turismos rurais no Sítio da Cumeada, Tavira. Agora, receberem todos os que querem experienciar a vida campestre, nem que seja por uns dias. Melhor remédio não podia haver.

À espera dos hóspedes está uma antiga taberna e venda de estrada, totalmente recuperadas, que deram lugar a cinco suites acolhedoras e espaçosas, onde não falta sequer um terraço privativo. Já entre os espaços comuns da Hospedaria destaca-se o tanque com água aquecida no inverno e o honesty bar, onde saltam à vista os objetos antigos. Aqui, o descanso é supremo, mas também poderá fazer um piquenique a dois, receber uma massagem ou marcar um passeio a cavalo na praia.

PENSÃO AGRÍCOLA

A irmã e vizinha da Hospedaria também é um livro aberto com muitas histórias de outros tempos para contar. Construída há 100 anos, esta pequena quinta rural deu poiso e sustento a uma família até 1970, altura em que as portas e as janelas se fecharam para uma clausura de 40 anos. Mas as memórias não se perderam porque muitos móveis, fotografias, roupas e outros objetos foram resgatados para a nova vida da casa, emprestando-lhe ainda mais alma. A paisagem, essa, é a mesma de sempre, feita das laranjeiras, figueiras, amendoeiras e alfarrobeiras que foram resistindo ao passar do tempo neste recanto do barrocal algarvio, a apenas 1,5 km da Ria Formosa e a 5 km de Tavira.

O hotel rural oferece seis quartos com pátios privativos, três na casa original recuperada e outros tantos numa área nova, de traço contemporâneo, mas respeitando a arquitetura tradicional algarvia. No exterior, os hóspedes têm à espera um refrescante tanque para os dias quentes (nos outros, a água é aquecida), mas também um pomar para caminhadas e até um burro – o Ernesto – sempre pronto a dar um passeio.

DORMIR

Colégio Charm House
Morada:
 Rua Chefe António Afonso, 1, Tavira
Tel.: 912 061 961
Preço: desde 140€/noite

Casas da Serra
Morada:
 Sítio da Daroeira, Tavira
Tel.: 925 818 362
Preço: sob consulta


Quinta da Pintassilga
Morada:
 Estrada da Calada, Tavira
Tel.: 967 073 156
Preço: desde 157€/noite

Hospedaria
Morada:
 Sítio da Cumeada, Conceição de Tavira 
Tel.: 917 782 189 
Preço: desde 170€/noite


Pensão Agrícola
Morada:
 Sítio do Valongo, Conceição de Tavira, Tavira
Tel.: 917 782 189
Preço: desde 158€/noite


COMER

Casa do Polvo – Tasquinha
Morada: Av. Eng. Duarte Pacheco 8, Santa Luzia, Tavira
Tel.: 
281 328 527
Preço médio:
 20€

Noélia & Jerónimo
Morada: 
Avenida da Ria Formosa, Cabanas de Tavira
Tel.: 
281370649
Preço médio:
 30€

Casa de Pasto Fernanda e Campinas
Morada:
 Eira, Corte António Martins, Tavira
Tel.: 935556658
Preço médio: 15€/pessoa

Cantinho da Serra

Morada: Bemparece, Santa Catarina da Fonte do Bispo, Tavira
Tel.: 963 178 264
Preço médio: 13€/pessoa

Newsletter

A Hotéis de Campo publica semanalmente uma newsletter com todos os artigos relacionados com sugestões de viagens em Portugal.

Email Marketing by E-goi

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments