Tavira tem tudo
Tavira tem tudo: mar, ria e rio; serra e barrocal; pontes e igrejas. Sem as confusões de outros algarves, é uma cidade tranquila e cheia de luz com um património histórico e natural apaixonante. Siga os nossos roteiros e descubra os melhores alojamentos, restaurantes e locais de visita.
A pé pelo centro histórico
Nada como uma caminhada para descobrir a zona histórica de Tavira. A Praça da República, junto ao rio Gilão e à ponte medieval, é um bom ponto de partida para este percurso urbano pelo antigo burgo. Daqui, suba até ao castelo (atravessando a Porta de D. Manuel) e no caminho visite a Igreja da Misericórdia (séc. XVI) e o Palácio da Galeria, um belo edifício renascentista transformado em Museu Municipal.
Chegando ao castelo, passeie pelo jardim e não deixe de subir até à torre octogonal, que oferece uma vista soberba sobre o casario da cidade, com os seus telhados de tesoura, mas também para o rio e, mais ao longe, para as salinas. À saída do castelo está a Igreja de Santa Maria do Castelo, edificada sobre uma antiga mesquita após a conquista cristã da localidade, em 1242. Junto a ela vai encontrar o antigo convento de Nossa Senhora da Graça (agora uma pousada) e pouco depois a Igreja de Santiago, matriz da cidade.
Descendo a Rua D. Paio Peres Correia irá dar à Avenida da Liberdade, que serve de morada à Capela de Nossa Senhora de Consolação e a várias casas apalaçadas. De regresso à Praça da República, faça um breve desvio até ao antigo Mercado Municipal, entretanto transformado em espaço de animação cultural. Agora sim, poderá atravessar a ponte pedonal e descobrir a margem esquerda, onde ficam a Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo e o Centro de Ciência Viva. No final do passeio, admire as vistas a partir da Ermida de São Brás, que oferece uma nova perspectiva da cidade.
De barco ou comboio até à praia
A Ilha de Tavira, no Parque Natural da Ria Formosa, é mais um local de visita obrigatória no concelho, sobretudo durante o verão. Para lá chegar, é preciso apanhar o barco no cais das Quatro-Águas, a dois quilómetros do centro da cidade. Depois de uma curta viagem irá encontrar uma praia com extenso areal, servida por bares, restaurantes, um parque de campismo e empresas de atividades náuticas.
Outra hipótese é apanhar o barco em Santa Luzia para a Praia da Terra Estreita, também ela com vários equipamentos de apoio, mas mais tranquila. No regresso, aproveite para visitar a aldeia piscatória, conhecida como a “Capital do Polvo”. Estará, pois, no sítio certo para fazer uma refeição e o mais difícil é escolher entre tantos restaurantes. Um dos mais famosos chama-se Casa do Polvo – Tasquinha, que serve este molusco de mil e uma maneiras, como laminado, em salada, feijoada ou mesmo em caril.
Mas também é possível chegar à Ilha de Tavira através de um pequeno comboio turístico (ou a pé) que liga Pedras D`El Rei à Praia do Barril, onde os visitantes encontram uma agradável área comercial – outrora uma armação de pesca de atum – e o surpreendente “cemitério de âncoras” que repousa no areal. Depois, o mar espera por si para um refrescante mergulho.
Outro local para ir a banhos é a ilha de Cabanas, já no extremo este do concelho (sentido Cacela). Depois de passar por Conceição de Tavira irá encontrar a pitoresca povoação de Cabanas, onde poderá apanhar um pequeno barco para a praia. Mas esta é também uma terra onde se come muito bem, por exemplo no Noélia & Jerónimo, que dá a provar autênticas pérolas gastronómicas, como o Arroz de limão com corvina e amêijoas, as Pataniscas de polvo ou os Filetes de peixe galo.
De carro por montes serranos
Tavira também é serra e barrocal, por isso não deixe de visitar o interior do concelho. Comece pelo Parque de Lazer da Mata da Conceição, logo após Santa Rita, e siga para a Eira Pelada (Corte António Martins), onde está um dos melhores restaurantes tradicionais da região, a Casa de Pasto António e Campinas, famosa pela sua açorda de galinha. Continue por Faz Fato e Vale Ebros e faça um desvio pelo Serro Alto para admirar as vistas espetaculares, com a Serra do Caldeirão a norte e o mar a sul.
Depois deste, visite mais dois miradouros de cortar a respiração, primeiro o de Vale Corvo e depois o de Alcaria do Cume, o ponto mais alto do concelho de Tavira, com 535 metros. Rume até Casas Altas e após Malhada do Bico faça mais uma pausa no parque de Merendas de Umbria. Volte a apreciar o belo panorama junto a Eiras Altas e termine este passeio em Santa Catarina da Fonte do Bispo. Aqui, visite o Núcleo Museológico da Cooperativa Agrícola, situado num antigo lagar, e a Igreja matriz, do século XVI. Se estiver na hora da refeição, o Restaurante Cantinho da Serra, em Bemparece, promete encher-lhe as medidas com o melhor da gastronomia tradicional.
ONDE DORMIR
Colégio Charm House – Hotel aderente Cartão Hotéis de Campo
Hospedaria – Hotel aderente Cartão Hotéis de Campo
Pensão Agrícola – Hotel aderente Cartão Hotéis de Campo
Quinta da Pintassilga – Hotel aderente Cartão Hotéis de Campo
ONDE COMER
Cantinho da Serra: Bemparece, Santa Catarina da Fonte do Bispo, Tavira Tel.: +351 963 178 264
Casa de Pasto Fernanda e Campinas: Eira, Corte António Martins, Tavira Tel.: +351 935 556 658
Come na Gaveta Avenida Dr. Mateus Teixeira de Azevedo, 36, Tavira. Tel. +351 926 677 879
Noélia & Jerónimo Avenida da Ria Formosa, Cabanas de Tavira Tel.: + 351 281 370 649
Restaurante Ideal Rua Infante Dom Henrique, 15, Cabanas de Tavira. Tel. +351 281 370 232