Passeie nas águas do Douro, seja de skyboard, veleiro ou no conforto do comboio histórico da CP. (Itinerário Douro – 1)

Já não é o segredo mais bem guardado de Portugal. Por isso podemos dizê-lo em voz alta: conduzir pelas estradas aos “esses” do Douro Vinhateiro, percorrer a icónica linha do Douro (ver artigo Património Mundial da Unesco) num comboio histórico e fazer um cruzeiro pelas águas calmas do rio Douro são algumas das melhores experiências de lazer que se pode ter em Portugal.

No que às margens do Douro diz respeito, sabia que há um pequeno hotel de luxo mesmo à beira-rio onde os hóspedes podem experimentar as velocidades estonteantes de uma lancha rápida, fazer um passeio demorado num veleiro, receber uma descarga de adrenalina ao comando de uma mota de água, jogar paddle, fazer canoagem, skyboard ou até mesmo flyboard?

Douro Suites

É o Douro Suites, um pequeno boutique hotel que fica próximo da localidade de Ribadouro, em Baião, na entrada de uma albufeira — o que explica a sua apetência por desportos aquáticos. Foi em 1972 que a construção da Barragem de Carrapatelo deu origem à maior albufeira do Douro onde já se realizaram provas de relevo como os Grandes Prémios de Motonáutica do Norte de Portugal.

Junto à linha de água foi criado um circuito pedonal que liga a Igreja Matriz de Santo António de Ribadouro ao Cais da Pala, onde encontramos o Douro Suites. A paisagem aqui é única, com as águas do Douro a fazerem de espelho e a refletirem as margens dos concelhos de Baião e Cinfães. Ao fundo, é possível observar a Serra de Montemuro (FOTO) e o encantador vale do rio Bestança. Como chegar aqui? Se estiver a percorrer a estrada EN222, na localidade de Porto Antigo em Cinfães devem atravessar a ponte e seguir a estrada N211 ao longo de 2km.

Quanto ao hotel, o Douro Suites dispõe de seis suites com jacuzzi e vista para o rio: são as Suites Premium, a Casa do Lago, a Suite Prestígio, a Suite Terraço e a Suite Jardim. A Casa do Lago é o local mais exclusivo da Douro Suites, que junta todas as comodidades de um hotel à intimidade e privacidade de quem tem um número reduzido de quartos. Destes, todos têm uma coisa em comum: a vista para o rio. Mas só a Casa do Lago foi construída mesmo em cima da água, e ainda assim virada para os jardins, para a piscina e para a pequena praia privativa que dá acesso aos barcos e às atividades náuticas. Ideal para uma família com crianças.

Além de todas as maneiras de desfrutar do rio que referimos no início deste texto e que fazem parte do leque de atividades que este pequeno hotel de luxo proporciona aos seus hóspede, sugerimos mais esta: faça a viagem de carro até ao Pinhão para fazer um minicruzeiro de duas horas até ao Tua. De carro, é um percurso de pouco mais de uma hora, sempre rente ao rio, mas que vai valer bem a pena. O cruzeiro decorre num dos Barcos Rabelos da empresa Cruzeiros do Douro, num belíssimo troço do rio que é inacessível a partir de estradas nacionais. O acompanhamento de guias áudio dar-lhe-á  toda a informação necessária para apreciar ainda mais da sua viagem.

O Alpendre

No regresso ao hotel, a barriga começa a dar horas. É tempo de descobrir o melhor que a gastronomia de Baião tem para oferecer. A região é famosa pela qualidade das suas carnes, como os fumeiros, o presunto e o salpicão, e pratos típicos como o anho assado com arroz de forno, o cozido à portuguesa e a posta arouquesa. Baião integra a área de produção da Carne Arouquesa DOP, e um dos melhores restaurantes onde a provar é “O Alpendre”, espaço moderno que resulta da combinação da arquitetura contemporânea sobre a traça rústica tradicional. É um restaurante típico que alia a gastronomia tradicional a uma cozinha de qualidade. Da sua extensa e rica carta, destaque-se a Posta de Vitela Arouquesa, o polvo à Lagareiro e o cozido à Portuguesa.

Com uma localização geográfica que coloca o município entre as regiões de Douro e Trás-os-Montes, Baião tem o melhor dos dois mundos, com um património cultural e arquitetónico riquíssimo e uma natureza em estado bruto que vai desde os cumes da Serra do Marão até às margens do rio Douro. Por outras palavras, a decisão de ter umas curtas férias ou um fim de semana bem passado perto das águas do rio não invalida uma escapadela para outras altitudes. Afinal, a região é rica em miradouros e aldeias históricas.

Casas do Pousadouro

Mas se é proximidade ao rio que realmente privilegia, então sugerimos mais uma excelente opção de alojamento. Esta última sugestão leva-nos até às Casas de Pousadouro, em Santa Cruz do Douro, onde a vista para a ponte que rasga o rio, os socalcos despidos e as casas das gentes locais são um deleite para os sentidos. Abrigada dos elementos numa encosta que beija o Douro, esta unidade hoteleira é composta por um conjunto de quatro casas independentes, de arquitetura tradicional e interiores contemporâneos, ideias para quem procure uns dias de descanso rodeado de natureza.

É um refúgio do bulício da cidade e um hino à tranquilidade, onde se torna evidente a preocupação de integrar as habitações no meio envolvente. Nesse sentido, a decoração elegante e requintada preservou elementos naturais típicos da região como é o caso da pedra granítica, que confere autenticidade aos espaços interiores. Há ainda uma piscina virada para o rio, espaço para caminhadas, e caiaques para navegar no Douro. Isto para não falar dos passeios que pode fazer à volta na região do Douro vinhateiro. Esteja frio ou calor, sabe bem estar nas Casas de Pousadouro.

Sugerimos a leitura do segundo artigo sobre o Douro. A Hotéis de Campo sugere, com este itinerário, um passeio de Este a Oeste pelas margens do rio Douro. Douro – Um fim de semana em Património Mundial da Unesco – Hoteis de Campo.

Contactos

Onde ficar

Douro Suítes

Morada: Rua da Portela do Rio, 5434, Baião Tel: 961 671 010 Preço: Desde 220€

Casas de Pousadouro

Morada: Santa Cruz do Douro – Baião Tel: 913 453 598 Preço: Desde 250€

Onde comer

Restaurante O Alpendre

Morada: Rua da Quintela, Baião Tel: 255 551 207

Cozinha tradicional. Entre as suas especialidades, os incontornáveis anho assado posta de vitela arouquesa.

Onde ir

Cruzeiros do Douro

Morada: Shopping Brasília – Porto Tel: 226 191 093

Newsletter

A Hotéis de Campo publica semanalmente uma newsletter com todos os artigos relacionados com sugestões de viagens em Portugal.

Email Marketing by E-goi

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments