Borba: em terras de vinho e mármore à descoberta da cidade de luz rosada.

Paisagem, cultura e história fundem-se num roteiro ímpar (Rota do Mármore) que, passo a passo, vai mostrando a riqueza de Borba, no distrito de Évora. Em pleno Alentejo, o concelho desperta momentos descontraídos e à descoberta também das freguesias que acolhe. Matriz, Orada, Rio de Moinhos e São Bartolomeu expressam uma forte identidade através de práticas e rituais ancestrais que ainda marcam a forma de estar das suas gentes, conquistando qualquer visitante. Pertencente à trilogia da Rota do Mármore e para os mais curiosos a cidade de Vila Viçosa fica perto e promete passeios e visitas memoráveis.

Localizada num ameno vale circular, Borba é brindada por uma peculiar luz rosada, que lhe empresta tranquilidade. À volta, veem-se as pedreiras de mármore de tons rosados que, a par do vinho, é o motor da economia local. Nas avenidas, são as laranjeiras nas avenidas que prometem ficar na memória.

Passo a passo

Este é um destino onde se deve chegar com calma, mesmo que seja fácil estacionar na Praça da República. A partir daí, há muito que ver, sem pegar no carro, e o melhor é deixar-se perder por entre o velho casario, sempre bem caiado, e percorrer as ruas do centro histórico pisando a calçada portuguesa, uma forma de arte com representações geométricas e orgânicas, toda feita em mármore da região. 

Entre as principais atrações turísticas, conta-se a Fonte das Bicas, construída na segunda metade do século XVII, com o típico mármore branco da região, para celebrar a visita da família real da época. Reza a lenda que as três principais se destinam aos três estados civis, sendo a primeira para os solteiros, a segunda para os casados, e a terceira para os viúvos. Nas traseiras, o coreto no Jardim Municipal inspira sempre algumas fotografias. Não muito longe, encontra-se o Parque Temático do Mármore, com uma exposição de todo o processo de produção do mármore, desde a extração à transformação.

Passar pela Rua de São Bartolomeu é obrigatório e vale a pena ver os objetos com história reunidos pelos antiquários. Onde o tempo parece parar, há ainda que contemplar o interior da Igreja de São Bartolomeu e a Capela do Senhor Jesus dos Aflitos, anexada à Igreja do Real Convento das Servas tem a fachada em xadrez, é um dos edifícios mais emblemáticos de Borba. Durante o percurso encontramos fachadas de palacetes embelezadas em mármore como a Casa Nobre dos Morgados Cardosos ou o Palacete dos Melos. Datam do século XVIII e simbolizam a riqueza criada pelas produção de vinho na região.

Mandado construir por D.Dinis, como defesa contra as investidas espanholas nas Guerras da Restauração, mesmo sufocado pela malha urbana do presente, o Castelo de Borba é outra atração a ter em conta, com partes da muralha, a Torre de Menagem e o portão de entrada, a par de dois torreões, por onde vale a pena deambular e deixar-se perder nas horas.

Saindo do centro, para norte, na freguesia de Orada, vai-se ao encontro de uma das tradições mais divertidas com o Teatro de Bonecos da Orada. Uma viagem até à época em que as marionetas ganhavam vida para contar “estórias”.

Na Páscoa, as festas de São Gregório e Santa Bárbara dominam a segunda-feira com um misto de ritos pagãos e cristianização das celebrações. Em plena Serra d’ Ossas, habitantes e turistas divertem-se com muita música e animação antes de acompanhar a procissão.

Sentar e saborear

A gastronomia é rica em sabores e paladares, inspirada no que a terra dá. Em Borba, há várias e excelentes opções para refeições fartas, com pratos apurados pela tradição a irem à mesa, alguns com influências contemporâneas que se misturam com mestria com as receitas regionais.

Espalha Brasas

Às portas do concelho, em Alcaraviça, o restaurante Espalha Brasas é uma referência incontornável. No meio do campo, faz jus ao tipicamente alentejano, sendo muito procurado pela sopa de tomate, coelho no barro e galinha tostada, além de as bochechas e queixadas de porco no forno serem especialidades igualmente apreciadas.

O Espiga – Adega Cooperativa de Borba

Junto à Loja de Vinhos, em Borba, O Espiga, o restaurante da Adega de Borba oferece pratos de cozinha tradicional alentejana, em criteriosa harmonização escolhida “a dedo” com os vinhos do próprio portfólio. Na Adega Cooperativa de Borba, fundada em 1955, pode desfrutar de uma visita e conhecer todo o processo de fabrico, participar numa prova de vinhos entre outras atividades como cursos e seminários (aconselhamos ver os horários e marcar antes de viajar).

Narcissus Fernandesii

Num nível superior e a cerca de dez minutos de distância [de carro], em Vila Viçosa, o Narcissus Fernandesii tem como cartão de visita o chef Pedro Alves, distinguido com o prémio The place no Guia Michelin 2021. Isto depois de o espaço exibir já uma estrela Michelin. Algas e bolotas estão no ADN do cozinheiro anfitrião e cada refeição serve-se como uma experiência sensorial única, por terras de Florbela Espanca.

Noites bem passadas

Estar no Alentejo é também sinónimo de bom descanso em locais que se fiquem entre as melhores recordações. Em Borba ou nos arredores, há sugestões que são verdadeiros paraísos para pernoitar e desfrutar.

Casa do Terreiro do Poço

Em pleno centro histórico de Borba, a Casa do Terreiro do Poço permite que o hóspede viaje na arte e na história através da decoração e objetos clássicos, com móveis portugueses, orientais e africanos. Restaurada, a casa apalaçada, construída no século XVIII, mantém intactas as bases arquitetónicas e, consequentemente, o esplendor de outrora.

Este turismo de habitação é composto por vários edifícios delimitados por duas ruas. No interior, um pomar ajardinado e uma horta biológica marcam a diferença, assim como a piscina de água salgada. A unidade soma 14 suites, quartos de casal e quartos com duas camas, além de um acomodação adaptada para pessoas com necessidades especiais.

Aldeia de São Gregório

Com a Serra D’Ossa como paisagem, situado num outeiro, a Aldeia de São Gregório tem uma localização privilegiada, colocando-se como escolha ideal para partir rumo não só a Borba como às históricas cidades e vilas circundantes. Estremoz, Vila Viçosa, Monsaraz e Évora estão mesmo ali ao pé, assim como emblemáticos castelos e fortalezas.

Um verdadeiro oásis, rodeado de oliveiras e vinhas centenárias, abre as portas das suas casas tradicionais caiadas de branco e com barras azuis ou vermelha, decoradas com referências regionais e equipada em prol do mágico conforto. No pátio central, servem-se refeições a pedido. Enoturismo, caminhadas, ciclismo, observação de aves, observação de estrelas, são algumas das atividades ao dispor. A piscina também convida a finais da tarde frescos e as árvores convidam a uma sesta à sua sombra.

Sharish – Monte das Estevas

Promovido como o verdadeiro Turismo Rural de proximidade,  a apenas sete minutos de Estremoz e a pouca distância também de Borba, o Sharish- Monte das Estevas é o sítio perfeito para desligar.

Com vistas para a Serra D’Ossa e para a vila medieval de Evoramonte, a casa dispõe de duas confortáveis suites, uma com 35 metros quadrados e um terraço exterior com sofás em alvenaria, onde apetece ficar.

Bem-vindos ao verdadeiro Turismo Rural de proximidade. Situado a 7 minutos do centro da Cidade de Estremoz, o Sharish – Monte das Estevas, de 2,5 hectares,  dispõe de 2 confortáveis  Suites em regime de alojamento com pequeno-almoço.

O pôr-do-sol parece um postal e as as noites oferecem um céu único em que as estrelas cadentes costumam fazer a festa. A apenas 800 metros, a Serra D’Ossa predispõe-se a longos passeios a pé, de bicicleta, a cavalo ou em veículos todo-o-terreno, à medida do espírito de cada um. Basta perguntar aos anfitriões os pontos de interesse a explorar. No prado circundante, éguas são treinadas em liberdade e há também cabritas sem amarras para apreciar. 

Monte do Vale

O nome não engana e este é um autêntico monte alentejano num vale de azinheiras, em Vila Boim. Reabilitado à medida do turismo rural, o Monte do Vale divide-se em sete quartos duplos e um apartamento com dois  quartos, uma sala e casa de banho. Todas as áreas são dotadas de tv cabo, internet. A piscina com água salgada, o bar de apoio, a sauna e o banho turco são outras mais-valia desta unidade rústica e aconchegante.

A semelhança da oferta hoteleira da região, o contexto paisagístico promove atividades o ar livre variadas, desde longos passeios a pé ou de bicicleta, a cavalo, de jipe ou nas tradicionais carroças, e também um piquenique na barragem do monte, com o mote “simplesmente Além Tejo”.

Sugerimos a leitura do artigo Estremoz, cidade Branca. – Hoteis de Campo como Itinerário Rota de Mármore

Contactos

Onde Ficar

Casa do Terreiro do Poço

Morada: Largo dos Combatentes da Grande Guerra 12, Borba Telefone: 917 256 077 Preço: Desde 75 euros/ noite

Aldeia de São Gregório 

Morada: R. de São Gregório, Borba Telefone: 916 045 466 Preço: Desde 50 euros/ noite 

Sharish – Monte das Estevas

Morada: Estrada do Cerejal, Glória – Estremoz  Telefone: 917 477 070 Preço: Desde 140 euros/ noite

Monte do Vale 

Morada: Monte do Vale ,Terrugem (Vila Boim), Elvas Telefone: 964 243 749 Preço: Desde 70 euros/ noite 

 

Onde Comer

Restaurante Espalha Brasas

Morada: Monte das Naves de Cima , Alcaraviça Telefone: 268 891 069/ 963 555 191

Restaurante O Espiga – Adega de Borba 

Morada: Avenida da Estação 1A,  Borba Telefone: 268 894 244

Restaurante A Caseta

Morada: Monte da Carrascosa, Borba  Telefone: 96 343 5045

Restaurante Narcissus Fernandesii 

Morada: Largo Gago Coutinho 5, Vila Viçosa Telefone: 268 980 246

Onde Ir

Castelo (muralhas) de Borba 

Morada: Av. do Povo 21-23, Borba Horário: Aberto 24 horas

Parque Temático do Mármore  

Morada: Jardim Municipal de Borba  Telefone: 268 891 630 Email:  [email protected]  Horário de visitas: De segunda a sexta-feira – entre as 9:00h e as 13:00h e entre as 14:00h e 17:00h. Sábado e Domingo – entre as 10:00h e as 13:00h e entre as 14:00h e 18:00h.

Igreja de São Bartolomeu

Morada: R. de São Bartolomeu 15, Borba Telefone: 914 469 952

Newsletter

A Hotéis de Campo publica semanalmente uma newsletter com todos os artigos relacionados com sugestões de viagens em Portugal.

Email Marketing by E-goi

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments