Escapadelas de charme no Alentejo

Planícies a perder de vista, praias fantásticas, gastronomia de exceção e tanto para ver, viver e visitar, fazem do Alentejo um destino irresistível. Os montes e o casario de branco pintado, dão-lhe um encanto sem igual.

Texto: V.M.

Fotografia de capa cedida pelo Cerro da Fontinha Country Houses

A dois ou em família, para uma escapinha ou férias, o Alentejo é sempre um destino apetecível, quer seja para descansar ou para uma estada mais ativa. “Escondidos” na planície ou em montes que a vista não alcança, sugerimos alojamentos repletos de charme, sofisticados, mas muito acolhedores, que o farão sentir em casa.

CASA DOS CASTELEJOS
Resultado da recuperação de uma antiga casa de pedra em ruínas, esta casa de campo foi pensada e concebida para garantir sossego e conforto a quem a procura, na tranquilidade de um cenário totalmente campestre. Inserida numa herdade de 480 hectares, abre portas como alojamento em 2012 com quartos luminosos a que ajudam as paredes pintadas de branco. Todos os espaços estão decorados com cores claras e inúmeros candeeiros, que conferem uma atmosfera acolhedora e caseira. Sala com lareira com tetos com vigas em madeira sofás estilo lounge e sala de pequenos almoços reforçam a sensação pertença. Na típica cozinha alentejana também se servem refeições regionais, acompanhadas de vinho da terra. A herdade dispõe de piscina, trilhos para caminhadas  e é um ótimo local para quem tem no birdwatching um hobbie. A abetarda, o cortiçol-barriga negra, o cisão, o peneireiro das torres, o guarda-rios e o abelharuco são algumas das espécies observáveis.


São Marcos da Ataboeira, a cerca de dez minutos de Castro Verde, é uma pequena freguesia com locais patrimoniais interessantes para se visitar, de onde se destacam a Capela de Nossa Senhora de Aracelis, o Castro de Castro Verde, a Ermida de São Pedro do Soeiro, a Igreja Matriz de São Marcos da Ataboeira e o Lagar de cera de São Marcos da Ataboeira. Contudo, na região, é na Reserva da Biosfera de Castro Verde que se encontram as grandes belezas naturais, com ecossistemas de grande riqueza. Entre a extraordinária biodiversidade que aqui se encontra, destaca-se uma comunidade de aves com cerca de 200 espécies, de onde se destacam as emblemáticas aves estepárias, como a Abetarda, e as aves de rapina, entre as quais a Águia-imperial-ibérica.


CERRO DA FONTINHA COUNTRY HOUSES
Típico monte alentejano entre a Zambujeira do Mar e Odeceixe, em pleno Parque Natural da Costa Vicentina. O Cerro possui seis casas de diferentes tipologias com particularidades que as diferenciam entre si. Alojamentos de enorme beleza natural e conforto, que possuem a solidez da construção em taipa com mais de 150 anos. A simplicidade e carácter da construção original foi totalmente preservada na sua recuperação. Assim, encontramos, a Casa Amarela (um T2 com lareira), a Casa Encarnada (T0 com detalhes surpreendentes), a Casa Rosa (T2 marcado pela elegância da combinação entre a madeira e a pedra), a Casa Azul (T1 leve como a brisa do mar), a Casa Laranja (um alegre e tranquilo T2), e a Casa Verde (um T2 de grande beleza natural). Nas imediações do monte há um sem número de atividades que se podem fazer, das rotas pedestres inseridas no percurso da Rota Vicentina a passeios de bicicleta, canoagem, pesca, surf e bodyboard nas praias próximas.


A Natureza é rainha nesta região litoral alentejana. Aqui encontram-se algumas das mais belas praias do país e até da Europa. Carvalhal, Zambujeira do Mar, Vila Nova de Milfontes, Furnas, Almograve, são exemplo e falam por si só. Convidam a banhos, ao convívio no areal e aos petiscos nos bares de praia, mas também ao desporto, especialmente o surf, dos preferidos na região. Estas praias encontram-se inseridas em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e da Costa Vicentina, onde tanto mais há para fazer. Para quem gosta de explorar junto das localidades, então o Caminho Histórico: Odemira – S. Teotónio é um desafio fácil de se cumprir, apesar dos 19 quilómetros de extensão. Atravessa campos de plantações agrícolas, pomares, manchas de pinhal e eucaliptal. O perímetro de rega do rio Mira acompanha grande parte deste trajeto. Tente ver as aves a alimentarem-se de insetos e de ratos nos campos agrícolas. De bicicleta há um percurso cicloturístico circular que sai de Vila Nova de Milfontes e ruma a sul, até à Zambujeira do Mar, sempre pela esplêndida linha costeira. Penetra no interior do território e ruma a norte, em direção a Odemira, seguindo o vale do rio Mira e as suaves serranias que o delimitam a poente, acompanhando-o à sua foz. Pelo trajeto tome atenção à fauna e flora que ocupa este território. Este percurso destina-se a praticantes com experiência, já que tem 86 quilómetros de extensão e um nível de dificuldade alto.


CASA DO TERREIRO DO POÇO
O ambiente romântico e acolhedor tornam esta casa senhorial do século XVIII, no local perfeito para uma fuga a dois. Totalmente recuperado, com sofisticação e requinte, o conjunto de edifícios, todos ligados entre si, alberga 14 suítes, uma das quais com 100m2, vários quartos de casal e com duas camas, espalhados pelas três dezenas de assoalhadas existentes. A decoração mistura o antigo com o moderno, onde peças oriundas de vários continentes convivem em plena harmonia. Na antiga adega, onde ainda se encontram as talhas originais, existem espaços para pequenos eventos, provas de vinhos e petiscos, aulas e demonstrações de cozinha. Também se servem refeições a pedido, com a devida antecedência. No exterior, no pátio, há uma piscina de água salgada, ladeada de mesas e cadeiras em madeiras com chapéus de sol brancos, um pavilhão tropical com plantas verdes e viçosas, um pequeno pomar ajardinado e uma horta.


CASA DO GOVERNADOR
Uma antiga enfermaria, a cerca de 500 metros do Convento do Espinheiro, em Évora, que acolhia os frades doentes e servia de local de quarentena, deu lugar a uma encantadora propriedade. Numa zona de reserva ecológica com 28 hectares, dos quais cinco são vinha, encontram-se três casas: a Casa Original que é a antiga enfermaria (villa T6), a Villa Dourada (T5) e a Villa Casito (T1).  A Casa Original remonta ao início do século XIX e, segundo se conta, tinha em seu redor vinhas a partir das quais os padres em convalescença ou quarentena faziam vinho. A Casa do Governador oferece uma agradável estada, repleta de charme, com várias atividades que podem ser desfrutadas na propriedade, incluindo passeios de bicicleta, passeios de charrete, provas de vinhos, visita aos pontos de interesse devidamente identificados e documentados, nomeadamente um conjunto megalítico. A cozinha da Casa do Governador é uma agradável surpresa. Deixe-se envolver pela essência do campo e desfrute da gastronomia regional pela mão do Chef residente, que privilegia o uso de produtos locais, para uma experiencia única e cheia de sabor.


Com um vasto património histórico e natural, uma gastronomia de excelência e iniciativas culturais várias, Borba tem muito para dar a conhecer. Localizada no extremo norte do distrito de Évora, na “Zona dos Mármores”, tem uma história bastante antiga, o que não permite estabelecer nem uma data precisa e nem perceber com exatidão a sua origem, apesar das várias teorias. O primeiro fim de semana de agosto é marcado pelas tradicionais Festas em Honra de Nossa Senhora da Orada e no terceiro, acontecem as festas em honra do Senhor Jesus dos Aflitos, padroeiro de Borba, evento que inclui atividades religiosas, culturais e desportivas. 
Para melhor conhecer a cidade e arredores existem circuitos pedestres devidamente assinalados, como o “Passeio à Descoberta das Ermidas de Borba”, que como o nome dá a entender permite conhecer as várias ermidas existentes e os “Percursos Pedestres do Alqueva – Fantástica Serra d’Ossa”, feito por caminhos rurais, com troços asfaltados e caminhos de eucaliptal. Se é adepto de bicicleta, fique a saber que Borba integra a Rede de Cycling, sendo a porta de entrada no Centro de Cycling da Serra d’Ossa, e que são vários os percursos a começar e passar pelo concelho.
A somente 50 quilómetros de distância fica a cidade de Évora, com a sua inquestionável herança cultural. Património Mundial da UNESCO, é também conhecida por ser “a capital do Alentejo”. Todos os anos é visitada por milhares de turistas, nacionais e estrangeiros, que se deixam deslumbrar com o encanto da cidade, nomeadamente o internacionalmente afamado Templo de Diana e a Capela do Ossos, outro do ex-libris da cidade, a par com a sua Universidade e o castelo, dentro do qual se estende a parte histórica a cidade.


MONTE DA OLIVEIRINHA COUNTRY HOUSE 
Oásis rural para quem procura privacidade e tranquilidade. Tem um importante legado histórico, já que se trata da propriedade mais antiga do país ainda na mesma família. Inicialmente propriedade de El Rei D. Dinis, já passaram por ela 25 gerações, o que torna o seu percurso verdadeiramente fascinante. A propriedade dispõe de diversas tipologias para que possa usufruir de uns dias muito bem passados a dois, na companhia de familiares e ou amigos, com toda a privacidade: o Monte da Oliveirinha, com capacidade até 26 pessoas; a Family Country House, com capacidade até 16 pessoas; a Family Country Villa, com capacidade até 10 pessoas; a Country House, com capacidade até 8 pessoas e seis quartos de casal com casa de banho, para uma estada a dois. No monte encontra também a Coudelaria Saldanha, que se dedica à criação, treino e competição de cavalos Puro Sangue Árabe, destacando-se a nível mundial na disciplina de Endurance. Uma vez hospedado no monte, pode também beneficiar de passeios a cavalo e lições de equitação.


DORMIR

Casa dos Castelejos
Morada: 
Guerreiro – São Marcos da Ataboeira – Castro Verde
Tel.: 
963 292 617
Preço: 
Desde 90€/noite

Cerro da Fontinha Country Houses
Morada: 
Cerro da Fontinha, Brejão, S. Teotónio, Odemira
Tel.: 
917 802 588
Preço: 
Desde 100€/noite

Casa do Terreiro do Poço
Morada: 
Largo dos Combatentes da Grande Guerra, 12, Borba, Évora
Tel.: 
917 256 077
Preço:
 Desde 85€/noite

Casa do Governador
Morada: 
Quinta Alta da Queimada, Canaviais, Évora
Tel.: 266 771 473
Preço: 
Desde 90€/noite

Monte da Oliveirinha Country House
Morada: 
Nossa Senhora da Graça do Divôr, Évora
Tel.: 
960 369 049
Preço: 
Desde 400€/noite

COMER
A Cavalariça
Morada: Rua do Paço, 14, Castro Verde
Tel.:  286 915 491
Preço médio/pessoa: 25€

A Barca – Traquitanas
Morada: Entrada da Barca, Zambujeira do Mar
Tel.: 283 961 186
Preço médio/pessoa: 25€

Destilaria do Ferrador
Morada: Rua Liga dos Amigos, São Luís
Tel.:  916 255 389
Preço médio/pessoa: 20€

Dom Joaquim 
Morada: Rua dos Penedos, 6, Évora
Tel.: 266 731 105
Preço médio/pessoa: 30€

Origens
Morada: Rua de Burgos, 10, Évora
Tel.: 964 220 790
Preço médio/pessoa: 25€

Newsletter

A Hotéis de Campo publica semanalmente uma newsletter com todos os artigos relacionados com sugestões de viagens em Portugal.

Email Marketing by E-goi

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments