Estadias de campo e praia – Irresistível Algarve II

Venha conhecer as nossas sugestões para estadias de campo e praia no Sotavento algarvio e agende as suas férias ou fins de semana.

Praias com as águas mais quentes do Algarve, ilhas de mar cristalino e areais a perder de vista fazem do Sotavento algarvio um destino à medida dos dias de calor. Descubra quatro refúgios únicos que tornam este pequeno paraíso ainda mais perfeito.

Texto: N.R.

Foto de destaque Quinta dos Perfumes

Prefere ficar na cidade ou em pleno Parque Natural da Ria Formosa? Se tiver um espírito mais urbano e cosmopolita, há duas casas de sonho à sua espera no centro histórico de Olhão. Se, pelo contrário, preferir paz e descanso, só tem de optar entre uma quinta rural nos arredores de Faro ou outra em Tavira com cheiro a maresia e laranjas.

Ficou com curiosidade? Veja as nossas sugestões de alojamento e, já agora, tome nota dos restaurantes, passeios e festas que não vai querer perder de uma ponta à outra da região. O Algarve genuíno e acolhedor espera por si.

Herdade dos Salgados do Fialho

Em pleno Parque Natural da Ria Formosa, numa extensa propriedade que vai quase dos limites de Faro até aos canais da ria, este alojamento é perfeito para quem gosta de estar em contacto com a Natureza e os animais. Afinal, há muito que por aqui se cria gado e peixes (em tanques de piscicultura), que se juntam à rica fauna e flora destas paragens. Por ser uma zona protegida, a tranquilidade e o silencio também imperam, mas esta não deixa de ser uma herdade cheia de vida.

Durante as suas estadias, os visitantes podem assistir à alimentação dos animais, fazer pesca lúdica ou desportiva, andar de bicicleta ou dar passeios a cavalo ou de charrete. Não falta sequer uma refrescante piscina para os dias mais quentes, zonas de barbecue e de refeições ao ar livre e até um campo de futebol para dar uns toques na bola ou disputar um jogo.

O alojamento da Herdade dos Salgados do Fialho é composto por três casas de campo e uma casa estúdio, sem grandes luxos, mas com tudo o que é preciso para uma estadia confortável. Quem tiver animais de estimação também pode trazê-los, porque os amigos de quatro patas também são bem-vindos.

Casa Dois

Escondido no emaranhado de ruas do centro histórico de Olhão, este é um alojamento único e singular, com dois pisos, dois quartos e… duas vidas. Em tempos foi armazém de peixe, hoje é uma casa de ambiente moderno e cosmopolita, mas que respeita a arquitetura popular, seja no branco das paredes ou em elementos tradicionais como o chão em tijoleira.

No piso térreo fica uma sala open-space e a cozinha, bem como um novo pátio com piscina de imersão e pufes que convidam a momentos de descontração. Daqui, chega-se ao terraço através de uma escada em caracol e encontra-se um autêntico miradouro para o casario da cidade e para a Ria Formosa. Por baixo, no piso 1, ficam os dois quartos, em suíte, onde mais uma vez impera o branco e a decoração minimalista.

À espera dos hospedes está um concierge totalmente disponível, pronto a disponibilizar as melhores experiências, incluindo dentro de casa, como uma relaxante massagem no pátio. Mas há muito mais fora de portas, como passeios de barco privado nas ilhas da Ria Formosa, visitas culturais e experiências gastronómicas nos melhores restaurantes da região. A Casa Dois é um refúgio urbano onde nada é deixado ao acaso, daqueles que ficam para sempre na memória.

Casa Céu Charming Guest-House

Prestes a completar um século de vida (foi construída em 1924) esta casa típica de Olhão é uma charmosa guest house em pleno coração da cidade piscatória. Discreta por fora, minimalista, mas requintada no interior, revela-se um autêntico oásis em tons de branco, com linhas simples e decoração frugal, mas moderna.

Em estilo loft, o piso térreo acolhe a cozinha e a sala de refeições, uma concept store com produtos da região e a adega, construída numa antiga cisterna. Já o alojamento divide-se por quatro quartos, todos com nomes de árvores de fruto bem presentes no imaginário algarvio: laranjeiras, alfarrobeiras, amendoeiras e figueiras. Mas o espaço mais marcante é, provavelmente, a açoteia com barbecue, onde apetece descontrair, fazer uma pequena sunset party ou, simplesmente, admirar as vistas.

Não é por acaso que a Casa Céu não tem televisão. Aqui, procura-se privilegiar o convívio entre amigos e família, para que todos possam vivenciar e absorver ao máximo este espaço cheio de alma e história. Mas há livros e jogos sociais à disposição, além de várias propostas de atividades, sob reserva, como workshops de caligrafia, show cooking, provas de vinhos e ioga no terraço. E depois, lá fora, há uma cidade vibrante, cujo coração palpita ali mesmo, no centro histórico, além da Ria Formosa, a dois passos, que convida a inesquecíveis passeios.

Quinta dos Perfumes

Há muito que a história desta quinta em Tavira, junto à Ria Formosa, tem um aroma perfumado. Nos anos 50 do século passado esteve ligada à produção de essências, através da destilação de malvas, e desde o ano 2000 que a maior parte dos seus 36 hectares é ocupada por um extenso pomar de citrinos, que espalha o cheiro dos laranjais – e também de alguns limoeiros e damasqueiros – por toda a propriedade.

Mais recentemente, passou a acolher um agroturismo com cinco estúdios e nove quartos, divididos entre o edifício da antiga destilaria e outro mais recente, onde estão as áreas comuns. Lá fora, a piscina de água salgada no meio do laranjal é perfeita para os dias quentes, enquanto o terraço, com vistas de mar e serra, convida a contemplar a paisagem e a sentir a brisa que chega do oceano. Há ainda uma horta biológica com produtos utilizados nos pequenos-almoços e várias espécies de animais que andam pela propriedade, como coelhos, perdizes, diversas aves e mesmo uma ou outra raposa.

Fora dos muros da Quinta dos Perfumes, não faltam praias a poucos minutos de carro, três campos de golfe nas redondezas e todo o património histórico do Sotavento algarvio, a começar pela aldeia de Cacela Velha e pela cidade de Tavira, ali tão perto.

A ria, o mar e a serra à mesa

Nenhum dos quatro alojamentos sugeridos tem serviço de refeições regular, o que pode ser um excelente pretexto para partir à descoberta dos melhores restaurantes do Sotavento algarvio. Começando por Faro, onde fica a Herdade dos Salgados do Fialho, vale e pena apanhar o barco rumo à Ilha Deserta, só para provar as especialidades do Estaminé. Entre as mais recomendadas estão, por exemplo, a muxama de atum e gambas da costa, as ostras, o peixe fresco grelhado e o arroz de lavagante.

Restaurante Estaminé (Fotos D.R.)

Em Olhão, a poucos minutos (a pé) da Casa Dois e da Casa Céu, há uma novidade fresquinha que deve conhecer: o restaurante MauMau Maria. Também ele no centro histórico da cidade, serve pratos algarvios num ambiente moderno e descontraído. A lista de tentações gastronómicas é grande, mas nós destacamos o biqueirão albardado, a mariscada, a cataplana, a raia alhada e o brulée da avó.

Restaurante MauMau Maria (Fotos D.R.)

No concelho de Tavira, mas já em plena serra, há um templo da gastronomia tradicional – a Casa de Pasto Fernanda e Campinas -, aberto há mais de 40 anos no lugar de Corte António Martins. Mesmo afastada dos principais circuitos turísticos, esta casa atrai bons garfos de todo o país graças a pratos cheios de sabor e memórias, como a açorda de galinha mais famosa do país (mediante reserva), mas também os carapauzinhos fritos com arroz de tomate, o arroz de cabidela ou o ensopado de javali.

Casa de Pasto Fernanda (Fotos D.R)

Mergulhos, ares da serra e um pezinho de dança

Entre estadias relaxantes e refeições deliciosas, não deixe de passear pelo Sotavento algarvio, com as suas cidades cheias de história e tradição, aldeias perdidas na serra e praias de águas tépidas e cristalinas. Loulé e Faro, duas das maiores cidades do Algarve, são bons pontos de partida, desde logo porque é por lá que começa uma das principais atrações da região: o Parque Natural da Ria Formosa. Estendendo-se por mais de 60 quilómetros, desde a praia do Ancão até Manta Rota, esta área protegida marca a paisagem em mais três concelhos – Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António -, com uma biodiversidade única e praias espetaculares, por exemplo nas ilhas da Armona, de Tavira ou de Cacela.

Ria Formosa (Foto Ass. Odiana)

Mas o Sotavento não é só mar e ria. Mais longe da costa, oferece também tranquilas paisagens de serra, tanto em São Brás de Alportel, como em Tavira, Castro Marim e Alcoutim, a pacata vila à beira do rio Guadiana, que corre sereno até Vila Real de Santo António. Nesta cidade pombalina também se avista Espanha, por isso, se tiver tempo, aproveite para dar um pulinho ao outro lado da fronteira, onde irá encontrar belas cidades andaluzes a pouca distância de carro, como Ayamonte (na outra margem do rio), Huelva ou Sevilha.

De regresso a Portugal, não perca a animação das muitas festas, festivais e romarias que acontecem por todo o Sotavento algarvio, sobretudo durante a primavera e verão. No calendário de eventos destacam-se, por exemplo, o Festival da Gastronomia do Mar, que acontece em Tavira entre 20 de maio a 12 de junho; a Feira da Serra em São Brás de Alportel, no último fim de semana de julho; o Festival do Marisco, em meados de agosto, na cidade de Olhão; e os Dias Medievais de Castro Marim, no final do mesmo mês/agosto. As festas de verão por estas paragens despedem-se em Alcoutim, já no segundo fim de semana de setembro.

Dias Medievais (@C. M. Castro Marim.); Festas de Alcoutim (@C. M. Alcoutim)

Sugerimos a leitura do artigo com sugestões sobre estadias no Barlavento algarvio: Irresistível Algarve – Estadias de sol e praia

Contactos

Onde Dormir

Herdade dos Salgados do Fialho
Morada: EN 125, Sítio dos Salgados, Faro
Tel.: 919 750 829
Preço: Desde 45€/noite

Casa Dois
Morada: Rua Manuel Tomé Vaz n. 1, Olhão
Tel.: +32 477 527 946
Preço: Desde 1.200€/7 noites

Casa Céu
Morada: Rua da Liberdade, 1A, Olhão
Tel.: 938 388 498
Preço: Desde 105€/noite

Quinta dos Perfumes
Morada:
Quinta Dos Perfumes, Cx. Postal 545-S, Conceição/Tavira
Tel.: 281 327 233
Preço: Desde 125€/noite

Onde Comer

Estaminé
Morada: Ilha Deserta
Tel.: 917 811 856
Preço médio: 35€/pessoa

MauMau Maria
Morada:
Largo João da Carma, 24, Olhão
Tel.: 289 714 298
Preço médio: 22€/pessoa

Casa de Pasto Fernando e Campinas
Morada: EM 509, Corte António Martins, Tavira
Tel.: 935 556 658
Preço médio: 18€/pessoa






Newsletter

A Hotéis de Campo publica semanalmente uma newsletter com todos os artigos relacionados com sugestões de viagens em Portugal.

Email Marketing by E-goi

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments