Fim de semana à descoberta entre grutas e caminhos pedestres no Parque Natural das Serras de Aires e Candeeiros.

Texto Sara Oliveira

O calendário adivinha fins de semana prolongados, convidando a descobrir Portugal a dois ou em família. O GPS aponta ao Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, no concelho de Porto de Mós, despertando o espírito aventureiro. Bem agasalhados, até por ser inverno e haver lugares onde faz sempre mais frio e valer a pena a descida às Grutas de Mira Daire, que são as maiores de Portugal.

Descobertas em 1947, as grutas são, desde 2010,  uma das 7 maravilhas naturais de Portugal. O complexo oferece 11 quilómetros de motivos de interesse, mas só se pode percorrer os primeiros 600 metros. Para isso, basta descer-se 683 degraus até às entranhas da Serra de Aire, a cerca de 110 metros de profundidade. Mas só depois de ser exibido um vídeo explicativo. O regresso à superfície é feito de elevador, até para que as visitas não se cruzem nesta aventura subterrânea.

Estalactites e estalagmites, entre antecâmaras, lagos e cores, destacam-se a olho nu, acicatando a vontade de estar sempre com a máquina fotográfica ou telemóvel em riste para apanhar ângulos artísticos para a posteridade. 

O Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros não se resume às famosas grutas, onde o calçado confortável é quase obrigatório e adapta-se à exploração das atrações em seu redor. Muros de pedra ou “chouços” descrevem a paisagem, onde não faltam tesouros para descobrir, desde moinhos à espreita nos serrados, a pegadas de dinossauros [em Vale dos Meios ou na pedreira da Galinha], nascentes [como a “Olhos de água” do Alviela] , anfiteatros naturais, e trilhos pedestres no meio da natureza para quem gosta mesmo de caminhar.  Vale ainda  a pena conhecer as salinas de Rio Maior e a Fórnea, e visitar o Castelo de Porto de Mós com a sua traça palaciana.

Espaço para a gastronomia

Com tantos quilómetros no roteiro, convém comer bem, experimentando a gastronomia da região.

Cova da Velha

Num trajeto do Parque das Serras de Aire e Candeeiros, perto da Fórnea, fica Alcaria, uma pequena localidade onde o restaurante Cova da Velha é um espaço onde se recebe bem e se serve ainda melhor. À lareira e com janelas com vista para a serra, os assados no forno aconchegam o estômago. Há borrego, porco preto, javali e vitela, com batatinha, grelos e couves.

Dom Abade

Perto, em Santeira, o Dom Abade é também referência para os turistas, com a sua morcela de arroz, um dos produtos típicos da região. Polvo à lagareiro ou bacalhau na grelha também figuram na ementa, assim como a chanfana ou o cabrito do monte.

Lanterna do Fado

Quase a chegar a Fátima, o restaurante Lanterna do Fado é outra das opções a considerar, com um menu português servido em ambiente rústico e aconchegante.

Casinha Velha

Leiria é também alternativa e a oferta é variada. Na linha dos espaços já sugeridos, o restaurante Casinha Velha é uma ode aos sabores lusos e à portugalidade.

Descanso garantido

Com tanto para ver e explorar, garantir uma boa estadia deve fazer parte dos planos, tendo em conta as medidas e as regras em vigor na altura, por causa da pandemia, porque de resto as propostas garantem tranquilidade.

Cooking and Nature – Emotional Hotel

Alguns percursos pedestres, de bicicleta ou equestres pelas encostas do parque natural são organizados pelo hotel Cooking and Nature – Emotional Hotel, na aldeia de Alvados.

A unidade de quatro estrelas tem 12 quartos, com capacidade para duas ou quatro pessoas, onde é imperativo descansar. Alguns deles são virados para a piscina exterior, rodeada de oliveiras, e em comum todos têm vista para a serra de Aire.

Cada aposento tem um nome com significado especial, como é o Saudade, onde se leem versos de Amália Rodrigues nas paredes, ou o Luxúria que remete para o espírito boémio do Moulin Rouge.

Depois de um dia de exploração pelas redondezas, o restaurante existente também desperta emoções, sob orientação do chef Nuno Barros e aposta nos melhores produtos portugueses. Há sugestões à carta, mas os clientes – miúdos ou graúdos – também podem ir para a cozinha confecionar os próprios pratos com a ajuda de quem sabe.

Hotel de Charme Casa da Amieira

Para quem preferir ficar entre o destino de passeio e Lisboa, a 20 minutos de Rio Maior, o Hotel de Charme Casa da Amieira afasta-se do bulício, do ruído e da confusão, promovendo o contacto com a fauna e a flora no seu habitat natural.

A localização privilegiada permite desfrutar de programas ligados ao património histórico, religioso, cultural e gastronómico, junto ao Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros. 

Outrora casa de família, com todas as suas tradições e recordações, a mansão foi totalmente reconstruída, ampliada e decorada, apresentando 10 quartos e 8  bungalows distribuídos por extensa propriedade ajardinada.

​O restaurante tem capacidade para 180 pessoas, proporcionado também uma cozinha de inspiração tradicional portuguesa, dando primazia  a produtos da região na conceção dos seus pratos. A carta é variada, com alguns pratos sazonais, de acordo com as épocas de cultivo.

Solar da Cerca do Mosteiro

Ideal para explorar a zona Oeste e Centro de Portugal, onde a natureza, cultura e arte se cruzam num destino turístico diversificado, o Solar da Cerca do Mosteiro é o refúgio perfeito para desfrutar de um ambiente natural. Cheio de história, é um local para viajar ao passado na companhia dos mais novos,  até pela vista privilegiada para o Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, Património da UNESCO,  e para o Parque Natural Serra de Aire e Candeeiros.

O Palacete, datado de 1856, é a principal casa da quinta e reúne 6 suites, além da sala de refeições, da biblioteca e da sala de estar. A imponente escadaria exibe a traça pombalina, o que já inspira uma lição sobre Portugal, recuando até à época de Marquês de Pombal.

O hotel tem outros  edifícios e diferentes tipologias de alojamento, decorados com um estilo que varia entre o clássico e o contemporâneo, proporcionando uma estadia ímpar e com marcas indeléveis do passado.

Quinta da Alcaidaria-Mor

Situada a uma hora de Lisboa e duas do Porto, a Quinta da Alcaiadaria-Mor, em Ourém, é como ficar em casa, mesmo que de passagem. Entre a Lezíria e o Oeste, coloca-se próxima do roteiro que serve de pretexto à viagem. Tem seis quartos requintadamente mobilados, e quatro casinhas no exterior fruto da recuperação de antigos anexos agrícolas.

Das paredes de pedra que recebem o visitante, à majestosa escadaria que conduz à casa de jantar, a par das tapeçarias de Arraiolos e retratos nas paredes, tudo se soma num ambiente peculiar nesta casa senhorial do século XVII repleta de charme e história. E perto de onde se quer chegar.

Contactos

Onde Ficar

Cooking and Nature – Emotional Hotel

Morada: Rua Asseguia das Lages, 181, Alvados Telefone: 244 447 000 Preço: Desde 135 euros/ noite

Hotel de Charme Casa da Amieira

Morada: R. Dr. Carlos Nunes Ferreira, Amiais de Cima Telefone: 249 877 080 Preço: Desde 90 euros/ noite

Solar da Cerca do Mosteiro

Morada: Rua Dr. Francisco Zagalo nº 5, Alcobaça Telefone: 262 505 310 Preço: Desde 70 euros/ noite 

Quinta da Alcaidaria-Mor

Morada: Estrada Nacional 113 – Alcaidaria, Ourém – Fátima, Ourém Telefone: 969 891 303 Preço: Desde 85 euros/ noite

Onde comer

Restaurante Cova Velha 

Morada: Rua Antonio dos Santos Major 1, Zambujal de Alcaria, Alcaria  Telefone: 924 383 976/ 244 482 052

Restaurante Dom Abade 

Morada: IC2 Km 106, Santeira, 32,Pedreiras – Porto de Mós Telefone: 244 470 147 

Lanterna do Fado 

Morada: Largo da Presa, 126, Giesteira – Fátima  Telefone: 249 534 435

Casinha Velha 

Morada: Rua Professores Portelas nº 23, Marrazes – Leiria  Telefone: 244 855 355

Onde Ir

Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros 

Telefone: 243 999 480 Website: www.serrasdeaireecandeeiros.com

Grutas de Mira Daire

Morada: Av. Dr. Luciano Justo Ramos nº470, Mira Daire Telefone: 244 440 322 Website: www.grutasmiradaire.com

Newsletter

A Hotéis de Campo publica semanalmente uma newsletter com todos os artigos relacionados com sugestões de viagens em Portugal.

Email Marketing by E-goi

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments