Somos pet friendly! 4 alojamentos que aceitam os seus animais de estimação/amigos a Sul.

Procurar um alojamento turístico que aceite os nossos animais de estimação já foi tarefa árdua…e nem sempre com um conclusão à medida dos nossos desejos. Felizmente, os hoteleiros e até alguns estabelecimentos comerciais, como cafés, restaurantes e cabeleireiros, já perceberam que o cão (para referir o exemplo mais comum) é o nosso fiel amigo, educado e obediente, habituado a comportar-se e a não embaraçar os seus donos, que confiaram nele para uma investida à loja ou levá-lo de férias com o resto da família. Os animais de estimação são cada vez mais um membro da família – segundo dados de final de 2021, mais de 13 milhões de lares têm um animal em casa. E hoje, viajar com o nosso cão ou gato já não tem de ser uma despesa extraordinária (muitos hotéis e alojamentos turísticos pedem uma taxa diária de reduzido valor, o que, comparado com o valor da estadia de um hotel para cães é, diríamos, quase residual) nem significa pedir o favor a familiares ou amigos para tomarem conta deles na nossa ausência. Este guia, com alguns dos equipamentos em Portugal que recebem animais de estimação, é um bom exemplo disso, e divide-se em Norte / Sul, para facilitar a vida aos viajantes que não passam as suas férias sem os seus fieis amigos. Tome nota do que há em Portugal de portas abertas à espera de receber a família completa. Literalmente.

Texto I.F

Imagens de destaque: @misspapas

A SUL DE LISBOA

Casas da Horta, Alcácer do Sal

As Casas da Horta estão localizadas numa herdade rural privada de 150 hectares. As duas casas podem ser alugadas em separado ou em conjunto. Esta propriedade é perfeita para férias em família ou com amigos, porque aqui a privacidade e o espaço dominam, e são ideais para uns dias relaxantes. A 8 km, encontra a pitoresca cidade de Alcácer do Sal, com a sua excelente oferta gastronómica, e a 23 km está a Comporta, famosa pelas suas praias com um areal a perder de vista. Cada casa é composta por duas suítes, uma casa de banho social, uma espaçosa sala com cozinha e sala de jantar em open space (com sofá cama), lareira, uma piscina privada e um telheiro com zona de refeições. No lago (não vigiado) é possível dar mergulhos ou passear numa gaivota com escorrega. A horta está à disposição dos hóspedes, mas também há bicicletas, matraquilhos e um campo de petanca. A propriedade tem cavalos e um burro (selvagens, mas numa zona cercada) que adoram receber festas e cenouras! A propriedade tem ainda três cães de porte médio, muito amigáveis. Os proprietários vivem na herdade, e estão sempre disponíveis para qualquer necessidade. 

Voltamos (sempre) à Escola

Imagine-se um restaurante localizado numa antiga escola primária, cuja arquitetura original pouco ou nada mudou, nem tão pouco os adereços no seu interior, como as carteiras e os quadros para escrever com giz. Gabam-se-lhe a garrafeira, mas também o coelho de coentrada, a empada de coelho bravo a açorda de tomate com enguias fritas e o pombo de nabiçada. Um lugar especial, para ir nem que seja uma vez, ou várias.

Convento do Espinheiro, Historic Hotel & SPA, Évora

É uma referência na hotelaria de luxo em Portugal, situado a dois passos de uma das mais bonitas cidades do país e Património Mundial, Évora. Possui características raras: o valor da história secular aliado ao encanto do campo alentejano e ao serviço de excelência, numa fusão harmoniosa entre o antigo e o novo. Inserido num cenário idílico, numa área de oito hectares, em plena paisagem alentejana, espaço, natureza, ar livre, recato e tranquilidade são alguns dos predicados naturais do hotel, a par das suas valências, do qual o Convento do Espinheiro se dotou e que lhe deram merecida notoriedade: 92 quartos com o conforto e requinte que um hotel de luxo exige; a gastronomia, com dois restaurantes, um de fine dining e um italiano informal, além do ‘pool bar’, com refeições ligeiras; duas piscinas, uma no jardim e a interior, aquecida; campos de ténis e padel, bem como as numerosas atividades que podem decorrer dentro do hotel e nas redondezas.

Last but not least, o Hotel tem todas as condições para que o amigo de quatro patas o acompanhe na sua estadia.

Vinhos e passeios

Cristina Laffan, profissional da hotelaria há quinze anos, e sommelier certificada pela WSET, e o chef Carlos Galhardas, com uma experiência de quase 15 anos na área, nascido e criado no Alentejo, propõem-se a dar a todos a conhecer a química que resulta da harmonização perfeita entre comida e vinho, elevando uma refeição ao campo da experiência memorável. Juntos, uniram talentos e criaram um negócio: Wine Roots. A jovem empresa proporciona experiências únicas e personalizadas e passeios de vinho para quem visita a região ou soluções imobiliárias para quem quer ficar. Se estiver hospedado no Alentejo contacte-os.

Para quem não passa sem doces…

A Pastelaria Conventual Pão de Rala, em Évora, com as suas paredes vestidas de azulejo, guarda muitos segredos doces, quase todos com base no receituário local, alentejano. Pastelaria e bolos conventuais, feitos ali mesmo, entre eles o pão de rala, com a gema de ovo e o açúcar e a amêndoa como principais protagonistas, não deixam ninguém indiferente. Tudo é doce, tudo é bom! 

Craveiral Farmhouse by Belong Staying & Feeling, São Teotónio

Na Costa Alentejana, a meio caminho entre o campo e o mar, e a poucos quilómetros da Zambujeira do Mar, esta proposta de alojamento com design é a combinação perfeita entre a ligação à natureza e o conforto da vida moderna.

O Craveiral é um conceito de alojamento de invulgar beleza. Se não estivesse situado num ponto bem concreto, em plena Costa Alentejana, perto da Zambujeira do Mar, o Craveiral seria mesmo um espaço do outro mundo. Porque é a combinação perfeita entre a beleza da natureza e o conforto da vida atual. Entre o luxo e a simplicidade. Porque oferece a autonomia e a privacidade de uma casa independente e a comodidade de se sentir apoiado em tudo o que precisar. A meio caminho entre o campo e o mar, no Craveiral a autenticidade e a simplicidade não são incompatíveis com o lado mais contemporâneo da vida. Por incrível que pareça, é possível: aqui usufrui-se do sol na eira e da chuva no nabal.

Ir a banhos numa das mais belas praias do Alentejo

A praia da Amália, que assim deve o seu nome ao facto de, durante muitos anos, ter sido o retiro da grande fadista portuguesa Amália Rodrigues (que ali possuía uma casa de férias, erguida no alto da falésia), é, além de muito bonita, pouco frequentada. O acesso não é dos mais fáceis, mas vale bem a pena o percurso e a aventura, porque para lá chegar será necessário percorrer um trilho ladeado por um riacho e alguns túneis verdes, formados pela vegetação local. 

A escadaria que lhe dá acesso é íngreme, mas as cordas que ali foram postas ajudam ao equilíbrio e até os canídeos acharão o caminho divertido. 

Herdade da Matinha Country House & Restaurant, Cercal do Alentejo

A Herdade da Matinha, um dos turismos rurais mais emblemáticos de Portugal, está localizada junto à vila de Cercal do Alentejo, no coração do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Aninhado entre sobreiros e campos de trigo, a escassos 15 quilómetros das praias da Costa Alentejana, é o local ideal para usufruir do tempo livre com a família e os amigos. Composta pela Casa dos Proprietários e por 35 quartos e suítes distribuídos por quatro edifícios, todos inspirados nas casas típicas alentejanas, nas quintas locais e seus celeiros, a Herdade da Matinha é um projeto de autor sonhado e pensado pelo seu proprietário, Alfredo Moreira da Silva. Marcada por uma atmosfera confortável e acolhedora, a Herdade dispõe de um restaurante – o Mesa – onde é servido um pequeno-almoço caseiro, um menu de almoço descontraído que muda consoante as estações do ano, e o jantar, cujo menu, composto por entradas, prato de peixe, prato de carne e sobremesa, varia todos os dias, inspirado na Herdade, naquilo que a terra tem para oferecer e na inspiração do momento. Todas as refeições contam com opções gluten-free, vegetarianas e veganas. A Herdade conta ainda com um espaço wellness, um edifício dedicado à prática de yoga, três piscinas, acesso a uma série de experiências, desde passeios a cavalo ou de bicicleta a caminhadas e aulas de surf, e dispõe de alojamentos pet friendly.

Sugerimos a leitura do artigo : Somos pet friendly! Norte

Contactos

Onde dormir

Casas da Horta

Morada: Herdade da Charneca, Rua do Apeadeiro de Vale do Guizo – Alcácer do Sal Tel.: (+351) 251 916 313 122 GPS 38.295533, -8.517486

Convento do Espinheiro

Morada: Convento do Espinheiro, Canaviais, Évora Tel.: (+351)266 788 200 GPS 38.600964, -7.888464

Craveiral Farmhouse

Morada: Estrada Municipal 501, Km 4, São Teotónio, Odemira Tel.: (+351) 283 249 170 | 968 671 531 GPS 37.485308, -8.668589

Herdade da Matinha

Morada: Herdade da Matinha, Cercal do Alentejo Tel.: (+351) 933 739 245 GPS 37.795750, -8.689500

Onde comer

A escola, Alcácer do Sal

Morada: EN253, ,Alcácer do Sal Tel.: (+351) 269 632 707

Pastelaria Conventual Pão de Rala, Évora

Morada: R. de Cicioso 47, Évora Tel.: (+351) 266 707 778

O que visitar

Praia da Amália
Morada:
São Teotónio, 7630-174

Wine Roots

Morada: CCI 1423, Pintada, Montemor-o-Novo, Portugal
Email: [email protected] Site: www.wineroots.pt/
Tel.: (+351) 910 585 080

Newsletter

A Hotéis de Campo publica semanalmente uma newsletter com todos os artigos relacionados com sugestões de viagens em Portugal.

Email Marketing by E-goi

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments