Viana do Castelo – Percursos, marisco, tapas e bolas de berlim

Viana do Castelo é sinónimo de bom marisco, de trilhos e percursos na cidade ou na Natureza que acabam com um bom chocolate, bolas de berlim ou no Pub entre tapas e cerveja! Vá e diga-nos como foi!

À descoberta de Viana do Castelo sem pressa e com motivos para desfrutar.

Texto Sara Oliveira

Viana do Castelo é mais do que romarias e joias de filigrana em ouro, somando inúmeros pontos de interesse que a tornam uma cidade rica no que respeita a etnografia, mas também culturalmente e com paisagens únicas. No Minho localizada, preserva as tradições tão apreciadas por locais e forasteiros, assente num presente que se atualiza ao ritmo da modernidade, oferecendo sempre novas atrações para  visitantes de todas as idades. Capital do distrito homónimo, veste-se de importância com a sua arquitetura e o porto de navios, que remetem para os tempos dos Descobrimentos ou a pesca do bacalhau que faz parte da história e forte ligação ao mar.

Nas ruas, sem formalismos, as suas gentes ainda trocam os “bês” pelos “vês” com uma sonoridade contagiante e que abraça quem chega com irresistível simpatia. Pronúncias que se afirmam como identidade e que, à mesa, se misturam com sabores regionais ou do mundo, promovendo Viana do Castelo como um destino aprazível para fins-de-semana ou miniférias ainda este inverno. 

Para brincar, descobrir e aprender

Viajar com crianças implica arranjar atividades à altura e Viana tem espaços que enchem as medidas a miúdos e graúdos. É o caso do Museu do Chocolate, onde se reúnem várias soluções interpretarias sobre o cacau e o chocolate, numa componente tecnológica e interativa. O Museu do Chocolate está dividido em cinco espaços distintos, numa área total de 500 metros quadrados.

Mais ou menos gulosos, os visitantes colocarão à prova todos os sentidos, quer através da réplica de uma plantação de cacaueiros que todos podem ver, tocar e cheirar ou de um filme 4D que faz  recuar 3000 anos. Os mais pequenos podem ainda vestir a farda de funcionários da fábrica e colocarem mãos na massa e criarem o seu próprio chocolate.

Por sua vez, ao ar livre e gratuito, o Parque Ecológico Urbano, aberto ao público em geral desde o ano passado, na margem direita do rio Lima, é cenário para piqueniques, oferecendo ainda áreas de recreio infantil, zonas agrícolas, observatórios de ave ou espaços de leitura. Ideal para jornadas com bom tempo.

Na cidade, outros jardins e parques infantis entretêm os petizes, enquanto os adultos se perdem em conversas ou também recordam a infância. Também junto ao rio e com vistas que se apreciam, o Parque Infantil do Jardim da Marina promove brincadeiras sem limite, com equipamentos para diferentes idades.

Já a tradição marítima inspira o Parque Infantil Gil Eannes com 2.700 metros quadrados que se encontra na Praia Norte, com uma réplica do antigo Navio Hospital que lhe dá nome e que também pode ser visitado. Transformado em museu, abre as portas à cozinha, casa das máquinas, consultório médico, gabinete de radiologia, bloco operatório, diversos camarotes e salas de exposição temporárias, além de proporcionar uma pequena experiência de navegação.

Ir a Viana do Castelo é ainda subir ao monte de Santa Luzia e nada melhor que o fazer no funicular que liga a estação ferroviária ao Santuário de Santa Luzia, onde a paisagem se perde de vista. No local, as fotografias da praxe registam a passagem para a posteridade, quer em momentos em família, como entre amigos, com ou sem crianças a acompanhar.

Na descida e ao lanche, as famosas bolas de Berlim da Confeitaria Manuel Natário agradam a todos, mesmo que haja fila para as comprar. O doce acalma os miúdos e adoça a boca dos adultos que, em pleno usufruto, deixam as calorias para outros campeonatos.

Cumplicidade entre a cidade e a Natureza

Para casais sem filhos, o programa pode ser o mesmo ou abraçar outras experiências mais apropriadas para gente crescida. Na princesa do Lima, há sempre recantos para descobrir e entrar, entre ruas estreitas e edifícios seculares do centro histórico. É o caso da concept store Armazém 66 onde se encontra os mais diversos produtos, maioritariamente de marcas portuguesas. Mochilas, candeeiros, louças, chapéus e calçado exibem-se ao lado de vinhos, sempre com um toque de modernidade.

Os mais aventureiros não podem deixar de dar um salto até à Cascata do Pincho, a pouco mais de vinte quilómetros de Viana, na Serra d’Arga. Cenário de vários projetos de ficção, tem um trilho que leva a um dos locais mais belos do Minho e que inspira momentos a dois cheios de cumplicidade.

À volta da mesa

À noite, à volta da mesa e de novo em Viana do Castelo, um copo no Irish & Co Pub no Cais da Marina embala uma boa conversa ao serão. Ainda no coração da cidade, junto à Avenida, na Ribeiro’s Brewers serve-se cerveja artesanal, vinhos e tapas, a par de boa música, principalmente rock para quem apreciar.

Difícil será escolher onde sentar e almoçar ou jantar, pois há oferta para todos os gostos e palatos. Entre os restaurante de referência está a Tasquinha da Linda, nascido num armazém de pesca recuperado, na Doca das Marés, onde se encontra o melhor peixe e marisco da região.

Pratos regionais é na Casa de Pasto Maria de Perre, onde as especialidades incluem bacalhau, cabrito à Serra de Arga, medalhão de novilho, cozido à portuguesa (apenas aos domingos) e o típico arroz de sarrabulho.

Com janela para o mundo, através do mar, Viana do Castelo tem ainda espaço para ementas de outras paragens do mundo, como o México que descreve os pratos  do Clandestino- Food & Drinks.  Saindo do centro, mas não distante, na freguesia de Carreço, à beira-mar, o restaurante Ammaro’s 47, tem as “melhores pizzas de Viana”, segundo relatos de anteriores visitantes. Também há originais hambúrgueres servidos em tábuas ao estilo americano.

Bem instalados

Bem instalados e sem pressa é o segredo para melhor desfrutar da estadia, por isso o ideal é apostar num hotel que promova qualidade de tempo e fique perto de tudo, mas longe da confusão.

FeelViana Sport Hotel

No pinhal da Praia do Cabedelo, na margem sul do Rio Lima, o FeelViana Sport Hotel oferece dormidas de sonho,  a par de um SPA e estúdio de Yoga e Pilates como programa diário. O FeelViana Sport Hotel oferece uma estadia de quatro estrelas tendo como base a sustentabilidade, descrita pelas estruturas de madeira harmoniosamente erguidas no meio da natureza. Entre elas, o restaurante Dovento, com um menu criado a partir do que a terra e o mar dá, desde legumes frescos, a produtos sazonais, ao peixe e carne de boa qualidade. As refeições também podem ser feitas no Taberna, onde petiscos variados, pratos vegetarianos e vegan, se servem à mesa, à feição de todas as idades e palatos.

Dotado de piscinas exterior e interior, com amplas janelas de vidro, o FeelViana Sport Hotel prolonga as vistas para além das quatro paredes. Perto, fica o mar onde miúdos e graúdos podem experimentar aulas de surf na escola Arda.

Ainda no âmbito dos desportos aquáticos, no Cable Wakeboard, serviço do hotel, todos podem arriscar o wakesurf, Wakeboard e Wakefoil ou desfrutar de um passeio de Stand Up Paddle.

Quinta de Valverde

A escassos dez minutos a pé do centro da cidade, a Quinta de Valverde fica no lado oposto, em pleno monte de Santa Luzia. Com oito hectares de jardim e bosque, dispõe de uma piscina de água salgada de onde se vislumbra todo o centro histórico, a foz do Rio Lima e o Atlântico. Constituída  por sete apartamentos de diferentes tipologias, com variadas mordomias, permite animais de estimação para quem não se consegue separar do fiel amigo. No papel de anfitrião, Diogo Abreu Teixeira quer que os hóspedes se sintam “muito melhor do que em casa” e não faltam predicados para que isso se concretize.

Contactos

Onde Ficar

FeelViana Sport Hotel Morada: Rua Brás de Abreu Soares 222 – Praia do Cabedelo, Viana do Castelo Tel.: 258 330 330 Preço: Desde 125€ consoante a tipologia do quarto e época do ano.

Quinta de Valverde  Morada: Estrada de Santa Luzia, S/N, Ursulinas, Viana do Castelo Tel.: 912 125 599 Preço: Desde 95 euros/ noite 

Onde Comer

Restaurante Tasquinha da Linda Morada: Doca das Marés A-10, Viana do Castelo Tel.: 258 847 900/ 963 012 360 E-mail: [email protected]/ [email protected]

Casa de Pasto Maria de Perre Morada: Rua Viana, Viana do Castelo  Tel.: 258 822 41

Clandestino- Food & Drinks Morada: R. Prior do Crato 60, Viana do Castelo Tel.: 966 400 367

Ammaro’s 47 Morada: Avenida de Carreço 884, Carreço Tel.: 258 825 799

Newsletter

A Hotéis de Campo publica semanalmente uma newsletter com todos os artigos relacionados com sugestões de viagens em Portugal.

Email Marketing by E-goi

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments