Nature Living – Férias em estreita ligação com a Natureza

Nature Living – Férias em estreita ligação com a Natureza

Texto: I.F.

Segundo lemos no blogue Smartvel, as experiências de viagem enriquecedoras são a prioridade para 2022, sobretudo para aqueles que procuram retomar o tempo perdido, que perceberam a importância de se reunirem aos seus familiares e ainda dos que privilegiam as férias passadas ao ar livre e em atividades focadas na natureza.

Uma pesquisa recente levada a cabo pela European Travel Comission revela que mais da metade dos entrevistados (…) preferem ficar em hotéis ou resorts independentes – ao invés de short rentals –, atraídos pela confiança que estes equipamentos lhes merecem, nomeadamente ao nível das medidas de saúde em vigor, além de experiências de natureza e programas de bem-estar e/ou atividades ecológicas. Como tal, propostas de turismo que propõem cabanas, casas na árvore, alojamentos construídos com o recurso a materiais naturais e o mínimo de fronteiras visuais entre o espaço de dormir e a envolvente são, cada vez mais, um apelo para famílias, casais e aventureiros em busca da união com a envolvente autóctone.

Estas formas de alojamento, refúgios que nos remetem para cenários românticos e que procuram acalmar a mente, mas que oferecem as valências de hotéis de cinco estrelas, revelam-se, cada vez mais, uma preferência de muitos, que não abrem mão do conforto e até de algum luxo.

Herdade Quinta Natura

A cinco minutos de Aljezur, a Herdade Quinta Natura encontra-se localizada junto ao Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. A Herdade Quinta Natura abriu as suas portas pela primeira vez como turismo rural familiar em 2014. Possui seis quartos que se abrem para um terraço privativo e cada quarto tem uma grande cama de casal e casa-de-banho privativa, que inclui um duche de estilo italiano. Alojada numa propriedade de oito hectares de jardins e floresta autóctone, e atravessada por uma ribeira e por vários trilhos por onde os viajantes se poderão aventurar, a Herdade Quinta Natura está ainda próxima das melhores praias da Costa Vicentina.

Por essa estrada fora

Segundo o site Vagamundos.pt, e já testemunhado por muitos, nacionais e estrangeiros que aqui vêm caminhar, a Rota Vicentina compõe-se de série de percursos num total de cerca de 750 km de trilhos pedestres e 1000 km de percursos de BTT ao longo do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Ideal para os estreantes em caminhadas mais longas, a rede de percursos da Rota Vicentina compreende o Caminho Histórico, o Trilho dos Pescadores e vários percursos circulares para caminhadas de um dia.

Ainda segundo aquela plataforma, o Caminho Histórico é o mais longo de toda a rede, com cerca de 230 km, e liga Santiago do Cacém ao Cabo de São Vicente, mas depois há a secção do Trilho dos Pescadores, que liga Porto Covo a Odeceixe (80 km) e o novo troço do Trilho dos Pescadores(aprox. 50 km de extensão) que une Sagres a Lagos. 

Sapateira recheada a ver o mar

Para descansar as pernas, contemplar o oceano e provar a melhor sapateira que se conhece em Portugal, há que chegar cedo ao A Azenha do Mar. Este restaurante típico, conhecido pelo marisco, peixes frescos da costa e pelas especialidades típicas da terra, oferece a garantia de um atendimento cordial e, para os apreciadores, sapateiras bem recheadas, cozidas ao momento, como provavelmente nunca provou no nosso país.

Pensão Agrícola

Fica na zona do Barrocal Algarvio, a sotavento da região, num Algarve para muitos ainda pouco conhecido, emoldurado por pomares de laranjeiras, figueiras, amendoeiras, medronheiros e alfarrobeiras. Entre a Tavira e Cacela Velha, com a Ria Formosa e praias desertas por perto, esta ‘pensão’ especial já mereceu os maiores elogios de jornalistas da especialidade e honras nalgumas das revistas de lifestyle do mundo mais prestigiadas. A pequena quinta rural foi construída em 1920 como presente de casamento da única filha dos proprietários e manteve a sua atividade agrícola até 1970. Decorridos 40 anos de clausura e esquecimento, todas as memórias guardadas desses tempos, caso dos móveis, fotografias, roupas e livros, foram integrados no projeto de arquitetura e de interiores, da autoria do Atelier Rua. Hoje, esta casa de família oferece seis quartos com pátios privativos, numa envolvente serena, e uma mão-cheia de atividades de luxo, como sejam o tanque (aquecido no inverno) e a zona de solário, a cesta de piquenique e o guarda-sol ou o transporte de Tuk-tuk até à praia (ambos mediante reserva), o aroma criado pelo perfumista Lourenço Lucena em exclusivo para o espaço e as amenities da Nova Saboaria, para referir alguns.

Camaleão Beach Bar, ilha da Armona

É um daqueles (ainda) segredos longe do radar de muitos, numa das praias mais ‘caribenhas’ da nossa costa, na ilha da Armona. De repente, e após uma caminhada que cruza a pequena ilhota, chegamos ao outro lado, o do mar, para assentar arrais neste restaurante bar, onde o marisco é do melhor, a vista incrível e a atmosfera, a de um bar de praia em Formentera… enfim, com algumas ressalvas. Madeiras pintadas de branco e azul, lugares sentados na areia para quem quer esticar as pernas com uma taça de vinho branco na mão, finais de tarde com DJ’s a animar os que chegam sedentos da praia e um staff atarefado. Vale a pena a caminhada até lá!

Casa Um

Apoiada numa abordagem modernista às tradições portuguesas, a Casa Um reinventa o estilo e os detalhes da arquitetura típica do Algarve abraçada por uma envolvente de cortar a respiração. O espaço é minimalista, mas suave, privado, contemporâneo e acolhedor. A paisagem tranquila ao redor da Casa Um e a localização isolada fazem dela um moderno posto avançado, cercado por laranjeiras, jardins e vistas panorâmicas do mar a partir da elegante e tranquila piscina ao ar livre. O cenário perfeito para aproveitar o tempo com amigos ou família. No verão, a paisagem de terras agrícolas e de colinas ondulantes, o canto das cigarras, as vistas calmas do mar e o ar cheio de aromas de frutas cítricas amadurecidas pelo sol das laranjeiras são prenúncio de dias de puro descanso.

Casas da Serra, Tavira

Aqui se reúnem quatro casas de campo antigas, cuidadosamente restauradas, localizadas na Serra Algarvia, a cerca de 10 quilómetros de Tavira e a 8 quilómetros do mar. N’As Casas da Serra, as casas são de campo, de arquitetura tradicional, e designam-se por Serro da Volta, Casa do Troco, Monte do Cansado e Casa do Pátio e são o lugar perfeito para férias no meio da natureza selvagem do Sotavento algarvio, longe dos hotéis e aldeamentos turísticos.  

Estas casas podem ainda ser alugadas como um todo. Com as suas cozinhas bem equipadas e amplos espaços de jantar dentro e fora, constituem o retiro perfeito para umas férias de self-catering.

Comer e passear

Para os comensais, sugere-se um ida ao famoso Constantino, respeitado restaurante até hoje com a mesma gerência (aberto em 1987), rico em Gastronomia Serrana, onde se servem pratos confecionados à base de ervas aromáticas tradicionais da serra algarvia, sempre com produtos da época. Do ensopado de javali ao galo marafado, das carnes de porco com repolho e batata doce à doçaria regional, n’O Constantino, a promessa de um repasto típico é garantida.

No Algarve interior, há um pequeno restaurante familiar, despretensioso, e com comida tipicamente algarvia, cujos caracóis são famosos. No Flor da Ameixa, a grelha é excelente, os preços muito acessíveis e mesmo a sua localização, à beira da estrada, não impede que a casa esteja sempre cheia. Talvez, ainda, um daqueles pequenos segredos para quem prefere comida simples mas bem feita, um lugar distante dos grandes centros urbanos e dos lugares do Algarve onde se vai para ver e ser visto…

Para uma total imersão na paisagem local, sugere-se uma visita à Reserva Natural Sapal de C. Marim e V. R. Sto. António, criada em 1975. Cobre 2.307,99 ha e é uma zona húmida “constituída por um complexo sistema de áreas de sapal, canais, corpos de água salobra, salinas, espaços secos com uso agrícola, algumas manchas de mato e uma pequena área com montado de sobro”, assim lemos no site – Natural.pt. Nos esteiros da Lezíria e da Carrasqueira, e nas zonas de sapal, são criadas várias espécies de peixes – esta reserva natural é uma zona de nidificação, escala migratória e local de invernada para numerosas espécies de aves (mais de 170), com destaque para o elegante e barulhento pernilongo (Himantopus himantopus), escolhido para símbolo desta área protegida, segundo aquela plataforma. “Castro Marim, situado num morro acastelado, em tempos provavelmente uma ilha a que se acedia através de esteiros e mais tarde feita ‘terra’ por via do progressivo assoreamento, testemunha vários passados – há marcas deixadas por fenícios, gregos, cartagineses, romanos e árabes – constituindo um mirante privilegiado deste extremo algarvio”.

Contactos

Onde dormir

Herdade Quinta Natura Morada: Vale da Muda, Azenha, Aljezur Tel: (+351) 282 0481 75 / (+351) 93 210 21 61 Email: [email protected] 

Pensão Agrícola Morada: Sítio do Valongo, Conceição de Tavira, Portugal Tel.: (+351) 917 782 189 Email: [email protected]

Casa Um Morada: Estiramantes, Algave, Portugal Preços: Desde 1.600,00€/semana

Casas da Serra Tavira

Morada: Casas da Serra Tavira, Sítio da Daroeira, Tavira Tel.: (+351) 925 818 362 Preços: a partir de 100€/noite

Onde comer

A Azenha do Mar Praia da Azenha do Mar, Odemira Tel.: (+351) 282 947 297

O Constantino, Tavira Montes e Lagares -Tavira Tel.: (+351) 281 971 217

Flor da Ameixa Sitio Lagos e Relvas – Faro Tel.: (+351) 289 991 116

Camaleão Beach Bar Tel.: (+315) 917 419 437 Email: [email protected]

onde ir

Reserva Natural Sapal de C. Marim e V. R. Sto. António Sapal de Venta Moinhos – Apartado 7, Castro Marim Tel.: (+351) 281 510 680 (R. N. do Sapal de Castro Marim)

Newsletter

A Hotéis de Campo publica semanalmente uma newsletter com todos os artigos relacionados com sugestões de viagens em Portugal.

Email Marketing by E-goi

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments