Estadias de luxo no Alentejo. Hotéis de Campo apresenta 5 propostas para que possa usufruir ao máximo a sua estadia no Alto Alentejo.

O Alentejo é sempre uma boa ideia. Para uns dias de diversão e descanso, estas são cinco sugestões de luxo que conjugam o melhor da tradição alentejana com um toque modernista e de conforto.

Texto de Ana Patrícia Cardoso

Em Portugal, a região alentejana é um cenário dificil de superar, seja pelas planícies que parecem saídas de pinturas, pela gastronomia impecável ou pela simpatia das gentes. Para quem procura uma estadia de luxo, com todos os serviços e qualidade inerentes, a oferta no Alentejo é rica em diversidade, acolhimento requintado e lugares improváveis, que conjugam a modernidade com o melhor da região. Encontrar um hotel de luxo não é dificil, escolher apenas um entre a oferta é que representa um desafio.

Linhas modernas a céu aberto ou um convento transformado em autêntico refúgio cinco estrelas? É aqui mesmo. Não faltam oportunidades para momentos que vão ficar na memória. Estas são cinco propostas de luxo no Alentejo para desfrutar com máxima qualidade e requinte.

L’AND Vineyards Resort – Sky View Suites e L’AND View Suites

Nada se compara a este aldeamento turístico cinco estrelas, em Montemor-o-Novo. L’AND Vineyards Resort – Sky View Suites e L’AND View Suites assenta em torno da vinha da propriedade e tem o “néctar dos deuses” como inspiração. As suas linhas modernas fundem-se com a paisagem, a pensar numa experiência diferenciadora. Aqui, da cama de um quarto de luxo, é possível dormir “debaixo de um céu estrelado”, já que os quartos têm janelas no teto. O hotel tem 30 espaços, entre as 10 Sky View Suites, 16 L’AND View Suites e 4 Villas. As Sky View suites têm um pátio privado com uma piscina aquecida e lareira com vista para o lago, vinhas ou para Montemor-o-Novo. A decoração das suites ficou a cargo do arquiteto Márcio Kogan, que conjugou luxo com simplicidade, optando por valorizar os pequenos detalhes. Para além das suites, também as quatro villas têm piscina privativa. O objetivo é que cada hóspede sinta que foi ali criado um ambiente personalizado. No edifício principal, encontra-se o SPA Vinoble, onde se utilizam produtos de vinoterapia e vegan. O espaço dispõe ainda de adega, restaurante gourmet e spa. Não podiam faltam as piscinas interior e exterior e o court de ténis. É possível experimentar uma variedade de atividades exclusivas, como cursos de vinho, tratamentos de spa, passeios culturais a Évora, passeios de balão, de planador ou a cavalo.

São Lourenço do Barrocal

Monsaraz é talvez uma das cidades mais características do Alentejo. Com um pôr-do-sol laranja difícil de catar pela lente, é um destino imperdível da região alentejana. É neste cenário quase idílico que se ergue o São Lourenço do Barrocal , um hotel cinco estrelas que nasceu da renovação de um antigo monte. A premissa é despretensiosa, apostando antes no luxo confortável para arrebatar os hóspedes. Inserido numa herdade de 780 hectares, na mesma família há mais de 200 anos, esta unidade hoteleira disponibiliza 40 unidades para todos os gostos: 22 quartos, duas suites e 16 casas. Mas há muito mais por explorar. Aqui, há uma adega própria, onde são produzidos vinhos de marca exclusiva, dois restaurantes com o conceito ‘farm to table’ (cozinha com ingredientes plantados ali mesmo, na horta biológica), uma loja para venda de produtos de artesanato, iguarias regionais e com origem na própria herdade. Se o mote é relaxar, não falta o SPA com todos os serviços para cuidar do corpo, usando produtos orgânicos da marca Susanne Kaufmann. Mas não acaba aqui. Um mergulho numa das duas piscinas exteriores (adultos e crianças) impõe-se. Ou uma caminhada pelo pomar e um passeio a cavalo no picadeiro também fazem parte da oferta. No Barrocal, a imersão na natureza conjugada com os serviços de excelência proporcionam dias que deixam saudade.

Monte Filipe Hotel & SPA

O Monte FIlipe Hotel & Spa é uma opção segura para quem gosta de explorar o Alentejo e quer experienciar serviços de excelência. Não faltam lugares para explorar em redor, como o Castelo da Amieira, a 30 quilómetros, as Portas de Rodão e Portalegre, a apenas 20 quilómetros ou Marvão, a 27. Reservar uns dias para conhecer as terras alentejanas e as suas gentes é um convite irrecusável. Mas há outra “viagem” por acontecer, aquela que se vive nesta unidade hoteleira, com toda a diversidade de oferta. O espaço oferece 48 quartos e duas suites, onde se destacam a simplicidade e conforto e um respeito pelo ambiente, uma vez que o Monte Filipe aposta no compromisso de eficiência energética, na reutilização das águas e na preservação dos recursos da região. Depois de explorar as terras em redor, nada melhor que um momentos de relaxamento no SPA da propriedade, onde é possível optar por uma massagem, sauna ou jacuzzi. Como resistir? Também não é preciso ir longe para experimentar o melhor da gastronomia alentejana. Na propriedade, o restaurante Chaparro é já uma referência da cozinha do Alto Alentejo, apostando sobretudo nos produtos locais.

Hotel Vale do Gaio

Quando se pensa em Alentejo, pensa-se numa paisagem de sonho na beira de um rio, boa comida e conforto. E é exatamente isso que o Hotel Vale do Gaio oferece aos seus hóspedes, em Alcácer do Sal. A vista para a barragem do Torrão, a partir da varanda deste hotel de luxo, é um verdadeiro cartão postal. A calmaria pede que se esqueçam os relógios e se abrande o tempo. O hotel dispõe de 14 quartos, a maioria deles com vista para as águas calmas. O Vale do Gaio dispõe de um restaurante onde existe a possibilidade de experimentar os sabores típicos da região, preparados a partir de produtos locais. Dada a localização privilegiada, é o destino ideal para conjugar o descanso com atividades ao ar livre. E não faltam opções. É possível optar por pesca, ciclismo, arco e flecha ou canoagem, sendo que o hotel providencia todo o material necessário para a prática destes desportos. Estes podem ser alternados com momentos mais relaxantes como  observação de pássaros ou um mergulho na piscina. O Vale do Gaio também pode providenciar atividades fora da propriedade como um passeio de balão para ver as planícies a partir das nuvens. Não faltam opções para momentos inesquecíveis.

Convento de São Paulo – Hotel Rural

Esta é uma experiência surpreendente. O Convento de São Paulo – Hotel Rural, no Redondo, nasce de uma herança histórica para se transformar num espaço de lazer em pleno alentejo. A beleza da paisagem é indiscutível. Em plena Serra D’Ossa, são 600 hectares arborizados, fontes florentinas e ainda mais 50.000 azulejos por toda a propriedade. É uma visita ao passado conjugado com o conforto e luxo moderno. As várias divisões são um passeio, por si só. A Sala Passos Perdidos, o Refeitório dos Monges, a Igreja Velha e a Sacristia Velha merecem ser apreciadas com tempo. Convento de São Paulo – Hotel Rural tem 41 quartos – alguns instalados nas antigas celas – com casa-de-banho privativa, ar-condicionado, televisão e serviço de quartos. No restaurante, para além de se destacar a gastronomia alentejana, não podiam faltar os doces conventuais. O espaço oferece um conjunto de atividades exteriores, seja um mergulho nas duas piscinas, uma partida de ténis, um passeio de bicicleta ou uma caminhada. Para além disso, o Convento também organiza eventos a pedido como provas de vinhos ou visitas a museus.

Contactos

L’And Vineyards Morada: Herdade das Valadas, Estrada Nacional 4 apartado 122, Montemor-o-Novo
Tel.: 266 242 400
Preço: Desde 182 euros/noite

Monte Filipe Hotel e SPA Morada: Estrada Nacional 245, Alpalhão, Nisa Tel.: 245 745 044
Preço: Desde 60 euros/noite

Hotel Vale do Gaio Morada: Barragem Vale do Gaio, Torrão – Alcácer do Sal
Tel.: 265 669 610 Preço: Desde 125 euros/noite

São Lourenço do Barrocal Morada: São Lourenço do Barrocal, Monsaraz
Tel.: 266 247 140
Preço: Desde 240 euros por noite/Apa

Convento de São Paulo – Hotel Rural Morada: Aldeia da Serra, Redondo
Tel.: 266788200
Preço: Desde 80 euros por noite/Apa

Newsletter

A Hotéis de Campo publica semanalmente uma newsletter com todos os artigos relacionados com sugestões de viagens em Portugal.

Email Marketing by E-goi

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments