Já a pensar nas vindimas: quintas para uma experiência de sonho

A partir do final de agosto é tempo de vindimar. Junte-se a esta experiência única que consiste na apanha da uva, pisa a pé e prova do mosto. Não perca tempo e reserve já o seu lugar em algumas da melhores quintas do país. Garantimos que não se vai arrepender.

Texto: V.M.

Fotografia de capa cedida por Terra Rosa Country House & Vineyards 

Participar na grande festa das vindimas e todo o ritual que envolve o acontecimento de culto, é uma experiência em que se deve participar pelo menos uma vez na vida. Uma vez feita, o mais certo é que tenha vontade de voltar todos os anos. 
Um pouco por todo o país, sobretudo no Douro e Alentejo, pelas razões óbvias, há quintas vinícolas que permitem a participação dos seus hóspedes em tão importante e simbólico momento. Dependendo do ano e fase de maturação das uvas, as vindimas podem começar logo no final de agosto, sendo setembro o mês “forte” para vindima. Quanto ao fim da época, já diz o ditado, “até ao lavar dos cestos ainda é vindima”…

TERRA ROSA COUNTRY HOUSE & VINEYARDS

Na época das vindimas os hóspedes são convidados a calçar luvas, agarrar na tesoura e ajudar no meticuloso trabalho que é apanhar os cachos sem danificar as uvas. Depois seguem-se os procedimentos habituais, até à prova, na Casa das Colheitas. Mais surpreendente ainda é a experiência “Massagens entre os vinhedos”, que confere uma sensação de liberdade sem igual. A Terra Rosa Country House & Vineyards encontra-se inserida na centenária Quinta de Codeçosa, com setenta hectares, cinquenta dos quais são vinha. Localizada entre Ponte de Lima e Vila Verde, tem como casa-mãe um solar e mais quatro unidades de apoio, uma delas é uma casa em xisto com sete quartos, três dos quais suítes, todos com entrada independente pelo exterior e distribuídos por dois pisos. A decoração é original e surpreendente, conta com uma seleção de mobiliário cuidada que vai buscar inspiração ao conceito japonês Wabi-Sabi, peças de artesanato e objetos singulares que se encontram à venda no local, quer na country house, quer na loja. Tanques em pedra convidam a refrescantes banhos, mas há também uma piscina exterior com água aquecida a 30 graus, bicicletas e cavalos para prolongados passeios pela quinta.

De beleza inquestionável, Ponte de Lima é uma das vilas mais antigas de Portugal, com carta de foral outorgada pela rainha D. Teresa e seu filho, D. Afonso Henriques, a 4 de março de 1125. Conhecida pelos romanos como Limia, tem um vasto legado patrimonial arquitectónico e imaterial construído e preservado ao longo dos séculos. O castro de Santo Estêvão da Facha, as igrejas românicas de Ponte de Lima, o mosteiro e igreja paroquial de Refoios e os vários pelourinhos de Ponte de Lima, são de visita obrigatória.

Os devotos de festas, feiras e romarias podem contar, no 1.º domingo de agosto com a Festa do Senhor da Saúde e, em setembro, com a de Nossa Senhora das Dores.

No concelho, os percursos pedestres privilegiam o contacto com a natureza e a interpretação do meio ambiente. A grandiosidade da vegetação prolonga-se pelas ecovias construídas para que todos os utilizadores possam desfrutar de um passeio alegre e descontraído ao longo do rio Lima, onde são também praticadas atividades náuticas. 

Situada no coração do Alto Douro Vinhateiro, Peso da Régua – Cidade do Vinho 2019 – oferece a quem a visita uma experiência única durante todo o ano. Os miradouros oferecem vistas absolutamente divinais, quase todos com o rio Douro e as vinhas a perder de vista como cenário. Não deixe de subir ao Miradouro de São Leonardo, ao de Santo António, ao Monte Raso e ao Vale da Cunca, para cenários absolutamente formidáveis.

A Ecopista Ribeirinha do Peso da Régua, oferece um caminho pela margem do Rio Douro que banha a cidade, sendo utilizada por ciclistas e caminhantes para a prática desportiva, ou para passeios de  simples contemplação da natureza. A zona ribeirinha atravessada pela ecopista possui um enorme valor ambiental e paisagístico, numa área classificada como Património Mundial pela UNESCO, e de onde é possível vislumbrar a Ponte Metálica e aceder ao Museu do Douro.

No mês de agosto milhares de pessoas visitam a cidade para participar nas Festas em Honra de Nossa Senhora do Socorro. Do programa de festas destacam-se a noite do dia 14, quando todos se juntam em grande folia que dura a noite inteira com bailes, comes e bebes tradicionais e uma sessão de fogo-de-artifício. A Procissão do Triunfo (nos dias 15 e 16) é o ponto alto das festividades, bem como o Arraial do Rio.

QUINTA DO VALLADO

Nesta quinta do Peso da Régua, as vindimas são o momento alto do ano. Normalmente existem dois programas direcionados para o exterior, ambos têm em comum a entrega do kit vindimas aos participantes, experiência com a equipa de vindimadores da quinta, visita à adega, a Lagarada, e almoço regional com prova e vinhos. Um dos programas inclui ainda um lanche tradicional. Construída em 1716 a Quinta do Vallado é uma das Quintas mais antigas e famosas do Vale do Douro. Foi propriedade da lendária Dona Antónia Adelaide Ferreira, mais conhecida por Ferreirinha, e mantem-se até hoje na posse dos seus descendentes. A casa tradicional, construída no século XVIII, foi transformada em Wine Hotel em 2005 e alberga cinco suítes recentemente renovadas. Em 2012 nasceu outro edifício, feito quase inteiramente de xisto, onde existem oito quartos. A fantástica piscina exterior com vista panorâmica tem serviço de bar, com uma carta de refeições ligeiras e os vinhos da casa. No interior há um Spa com jacuzzi, banho turco e sauna. Ao dispor também tratamentos de vinoterapia, faciais e corporais, e serviço de massagens.


É no distrito de Beja, Alentejo, que se encontram algumas das melhores unidades de enoturismo do país. A visita às adegas, onde pode provar e aprender sobre os modos de produção e as castas, são uma experiência a não perder. Apesar de ser uma atividade ancestral, no concelho de Beja a produção de vinho só se desenvolveu já no presente século, o que faz com que se encontrem aqui algumas das melhores e mais modernas unidades de enoturismo do país, algumas das quais sugerimos a seguir.
Cidade com cariz bastante familiar, Beja é, pelas suas características geomorfológicas, uma cidade onde é possível andar facilmente a pé ou de bicicleta.  Parta à descoberta de um concelho com mais de 2500 anos de história e tanto para ensinar. Descubra civilizações que marcam o passado e enchem de mistério o antigo casario, sempre cuidadosamente caiado de branco.
Para quem é apreciador de caminhadas e privilegia o contacto puro com a natureza, há locais de visita obrigatórios, como são o caso de todo o curso do Rio Guadiana, da confluência da Ribeira de Odearça até á confluência com a Ribeira de Terges e Cobres; a Barragem do Pisão, em Beringel e Trigaches e as Barragens dos Coitos e Diabrória; a zona de peneplanície Azinhalinho/Trindade/Albernoa; a Barragem do Roxo e sua bela praia fluvial na zona de Santa Vitória e Mina da Juliana e a zona do Monte da Apariça/Torre do Pinto, local privilegiado para a observação das aves de planície e estepárias e, entre outros, obviamente, o Parque Natural do Vale do Guadiana.
Durante o mês de agosto não perca, em Albernoa, as Festas em Honra de Nossa Senhora da Luz; a Festa de Nª Sr.ª dos Remédios, em Quintos; e, em Beja, o programa Palavras Andarilhas, que leva a miúdos e graúdos a contos ao pôr do sol, oficinas de escrita e mercados livreiros. A gastronomia alentejana dispensa apresentações, mas, entre 14 e 23 de agosto não pode mesmo perder, na Vidigueira, a Semana Gastronómica do Gaspacho e da Tomatada.


HERDADE DO SOBROSO

Nesta herdade com 1600 hectares todas as atividades principais giram em torno do delicioso “néctar dos deuses” aqui produzido. E se o momento alto é naturalmente a época da vindimas, durante todo o ano mantêm-se as experiências relacionadas com o vinho, como as provas de vinhos acompanhadas de produtos regionais, a visita às vinhas e à adega e às caves, onde são acondicionados os vinhos. As winetours incluem sempre provas comentadas por especialistas devidamente habilitados. 
A Herdade do Sobroso está inserida num terroir único, nas margens do rio Guadiana, na região DOC da Vidigueira, e tem como castas tintas predominantes o Aragonez, Alicante Bouschet, Syrah, Cabernet Sauvignon, Touriga Nacional, Touriga Franca, Trincadeira, Alfrocheiro e Petit Verdot. Os vinhos brancos provêm das castas Antão Vaz, Arinto, Alvarinho, Verdelho e Perrum. Além das atividades relacionada com o vinho, muitas mais são as experiencias a usufruir, dos passeios de balão, a safaris fotográficos de jipe para observação de gamos, veados, javalis e muflões. Há também passeios de barco pela barragem do Alqueva, caminhadas e passeios de bicicleta pela herdade.
O alojamento inclui duas casas de campo. A Casa da Quinta é a casa principal com cinco quartos e áreas comuns, cada um desenhado num estilo diferente mas sempre respeitando a tradição alentejana, e a “Casa da Cegonha”, com cinco pequenos apartamentos com kitchenette. O restaurante oferece pratos tradicionais da gastronomia alentejana.


HERDADE DA MALHADINHA NOVA

Em época de vindimas, existem três programas à escolha, para irem de acordo ao gosto e necessidade de cada um: o “Programa Harvest Escape”, de duas noites, o “Programa Harvest Experience”, de três noites e o “Programa Harvest Expert”, de cinco noites. Cada qual tem as suas particularidades próprias, mas todos têm como principal foco as vinhas e as vindimas. Aqui as uvas viajam até à adega à mão, em cestos de 12 kg. No lagar, a pisa a pé esmaga a uva pelo método tradicional, mas em paralelo com os mais modernos processos de vinificação. O repouso é feito em caves de barrica, parte delas de carvalho francês.
Localizada em Albernoa, Beja, no coração do Baixo Alentejo, a Herdade da Malhadinha Nova estende-se por 450 hectares de terreno. Tem cinco unidade de alojamento – Monte da Peceguina, Casa do Ancoradouro, Casa da Ribeira, Casa das Artes e Ofícios e Casa das Pedras -, num total de 30 quartos e suítes.  Destaque nesta herdade também para o magnífico Spa que conta com três salas, cada uma delas com jacuzzi com vista para os terrenos circundantes. O Restaurante Gourmet da Malhadinha oferece o melhor da gastronomia alentejana. Destaque ainda para a coudelaria, onde se criam cavalos  puro sangue lusitano e se promovem passeios e aulas a cavalo.


HERDADE DO VAU

Do sonho de Miguel Sousa Otto nasceu o Riso, um vinho único, obtido a partir das uvas de vinhas com cotas entre os 70 e os 90 metros de altitude, e onde as temperaturas no verão chegam a alcançar os 48.ºC.  O convite a quem por aqui passa, é que conheça como se forma tão distinto vinho, as suas características e, claro, prová-lo, para constatar a sua singularidade. A participação nas vindimas ou um “simples” passeio entre as vinhas, são experiências a reter. Mas muito mais há para desfrutar neste alojamento alentejano, localizado perto do rio Guadiana, no centro de um triângulo formado por três cidades históricas: Beja, Serpa e Mértola. A proximidade ao Parque Natural do Vale do Guadiana faz com que a Herdade do Vau, que nasce de uma casa de campo antiga reconstruída em 2012, tenha uma importante biodiversidade. 
Longe do bulício, aqui reinam a paz, a tranquilidade e uma atitude responsável que une a sustentabilidade e o equilíbrio ambiental, com a simplicidade elegante que tão caracteriza o território alentejano. Com seis quartos duplos, três quartos twin, um apartamento T1 e dois apartamentos T2, a propriedade pode ser alugada em regime de exclusividade para casamentos, aniversários ou eventos de ordem diversa. A piscina e o court de ténis, completam a oferta.


DORMIR

Terra Rosa Country House & Vineyards
Morada: Rua São Pedro de Calvelo, 195, Ponte de Lima
Tel.: 
253 382 131
Preço: Desde 180€/noite

Quinta do Vallado
Morada: Vilarinho dos Freires, Peso da Régua
Tel.: 254 318 081
Preço: Desde 200€/noite

Herdade do Sobroso
Morada: Herdade do Sobroso, Pedrogão, Vidigueira, Beja
Tel.: 284 456 116
Preço: Desde 145€/noite

Herdade da Malhadinha Nova
Morada: Herdade da Malhadinha Nova, Albernoa, Beja
Tel.: 284 965 432
Preço: Desde 300€/noite

Herdade do Vau
Morada: Lugar Monte do Vau, Vau de Cima, Quintos, Beja
Tel.: 911 798 079
Preço: Desde 95€/noite

COMER

Bocados Gastronomia & Vinhos
Morada: 
Rua de São Mamede de Arca, 84, Ponte de Lima
Tel.: 963 804 215
Preço médio/pessoa:
 35€

Tasca da Quinta
Morada: 
Rua do Marquês de Pombal, 42, Peso da Régua
Tel.: 
918 754 410
Preço médio/pessoa: 
20€

100 Moengas Tapas & Restaurante
Morada: 
Rua da Matriz, 19, Vidigueira
Tel.: 
926 692 374
Preço médio/pessoa: 
15€

Campo Do Caroço
Morada: 
Largo da Liberdade, 7, Albernoa 
Tel.: 
963 009 095
Preço médio/pessoa: 15€

Dom Dinis
Morada: 
Rua Dom Dinis, 11, Beja
Tel.: 
965 337 578
Preço médio/pessoa: 
20€

Newsletter

A Hotéis de Campo publica semanalmente uma newsletter com todos os artigos relacionados com sugestões de viagens em Portugal.

Email Marketing by E-goi

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments